Problemas que surgem com o sabonetes depois de curado – Parte 5

Índice de conteúdo

Essa 5º e última parte de problemas que podemos encontrar ao elaborar um sabão artesanal. Mostra situações que podem ocorrer depois que as barrinhas estão curadas e percebemos com o uso o com o tempo.

Se você não viu as outras partes te recomendo que dê uma olhada:

Parte 1 : Problemas que surgem na elaboração do sabão – Geral 

parte 2: Problemas que surgem na elaboração do sabão – Mistura da massa

parte 3: Problemas que surgem quando a massa de sabão ainda está no molde

parte 4: Problemas que surgem após cortar em barras 

25 – O sabão não é duradouro ao contato com a água

1 – Equilíbrio dos óleos na fórmula → essa é uma das causas principais para que uma barra de sabonete dure pouco no chuveiro. Seu sabonete vai acabar rapidinho se  a sua fórmula de sabão contém mais óleos líquidos (oliva, girassol, farelo de arroz, amêndoa doce, etc) do que óleos duros (banha, sebo, palma, óleo de coco, manteiga de cacau, etc.) em um sabão mais suave.

Para o próximo lote, aumente a quantidade de óleos duros na sua receita. Uma ressalva disso é que os sabonetes ricos em óleos líquidos são geralmente extremamente suaves e delicados para a sua pele, por isso não descarte sabonetes que tenham alto teor de óleos liquidos!

2 – Reduzir a quantidades de água → da sua fórmula; deixar suas barras curando por mais tempo e certos aditivos podem ajudar que seu sabonete seja mais duradouro.  Talvez te interesse ter uma informação completa sobre  COMO FAZER UM SABONETE DURAR MAIS NO CHUVEIRO.

3. Aditivos → Alguns aditivos como cera de abelha e lactato de sódio podem aumentar a dureza do sabão.

Substitua de 0,5 a 3%  dos óleos por cera de abelha. Como uma vantagem, cera de abelha também reduz a chance de carbonato de sódio ( soda ash)! Você precisará trabalhar com  temperaturas mais altas ao usar cera de abelha devido ao seu alto ponto de fusão em torno de 65ºC para fazer a mistura de óleos e lixivia.

Ao usar o lactato de sódio, adicione na lixivia fria, cerca de 1 colher de chá para cada 1/2 kilo de óleos em uma fórmula,  Por exemplo, se sua receita de sabão tiver i kilo de óleo, use 2 colheres de chá de lactato de sódio.

26 – O sabonete é meloso 

1 – Sabonetes feitos com muitos óleos líquidos → como oliva,  canola, girassol, etc, são  muito condicionadores e podem parecer melosos ​​se forem usados muito e não foram curados por um período de tempo maior que o normal de 4 semanas.

No próximo lote,  caso não queira um sabonete meloso,  aumente a quantidade de óleos duros em sua fórmula (banha, sebo, palma, manteiga de cacau, óleo de coco, óleo de babaçu, etc.),  e deixe o sabonete  curando por mais de 6 semanas , sendo 3 meses um tempo ideal.

2. Tipo de Saboneteira → Se sua formula está equilibrada, o motivo  pode ser  que seu sabonete esteja muito exposto á umidade do chuveiro e fique sempre molhado, nadando dentro da saboneteira, e com isso fica gosmento.  A solução é usar uma saboneteira bem drenada e mantenha as barras o mais secas possível entre o uso.

3. Aditivos e Superfat → Considere a adição de aditivos que aumentam a espuma como açúcar, mel, cerveja, e vários outros para sabonetes com alto teor de óleo de oliva para ajudar na espuma. Diminuir o superfat também ajuda a aumentar a quantidade da espuma e com isso retirar  um pouco esse efeito de sabonete melado.

4. Óleo de rícino  → é excelente para dar uma excelente textura ao sabonete e também uma espuma  densa e cremosa. Mas quando se  exagera na porcentagem desse óleo a barra pode ficar bem mole e viscosa.  O ideal é não passar dos 7 a 10% na sua fórmula. Existem exceções se você contrabalancear  uma grande quantidade de óleo de rícino com óleos duros como o sebo que tira a viscosidade ….mas isso já é um aspecto bem avançado.

sabonete artesanal melado

27 – O sabão tem pontos alaranjados ou marrons  e / ou cheira mal

Com toda certeza isso  indicam que os óleos no seu sabonete estão rançosos, estão oxidando. Essas pintas alaranjadas geralmente aparece algumas semanas ou meses após o sabão ser feito. Esses pontos podem aparecer em uma área do sabão, ou em todo lugar. Sabonete oxidado também pode ter um cheiro desagradável, mas não perde as propriedades.

O sabonete oxidado pode ser usado sem problemas, se você não se incomodar com o cheiro. E para evitar que isso aconteça, certifique-se de usar óleos e manteigas novos com validade a longo prazo a sempre adicione na sua formula algum tipo de antioxidante para prolongar a vida dos seus sabonetes.

Uma ideia é colocar  seus óleos e manteigas no freezer para prolongar a vida útil. Sabonete com um superfat de 5% ou mais tem maior probabilidade de ficar oxidado, assim como sabonete em clima de alta umidade. Clique AQUI  para saber mais sobre como evitar a oxidação dos sabonetes.

sabonete artesanal com pintas de oxidado

28 – O sabão não tem uma boa quantidade de espuma

1. Sabonete de óleo de Oliva – Sabão castilla → O óleo de oliva não tem propriedades espumante e portanto um sabonete que tem grandes proporções desse óleo vai se pouco espumante. Vai ser necessário um tempo de cura mais longo do que os outros sabonetes para endurecer e desenvolver uma pequena quantidade de espuma.

Uma solução é adicionar aditivos que aumenta a quantidade de espuma à fórmula, como mel, leite, açúcar, lactato de sódio, cerveja, etc.  Uma boa opção é sempre colocar uma porcentagem de óleo de coco que é bem espumante ( 20 a 25%)  e óleo de  rícino  (5 a 7%).

2. Sua fórmula não tem óleo de coco ou tem a quantidade é pouca →  Se você tem alergia ao óleo de coco e não pode incluir esse óleo na sua fórmula a solução e substituir o óleo de coco pelo óleo de babaçu ( 20 a 25%) e o óleo de rícino (5 a 7%)

3. Grande porcentagem de cera de abelha →  A cera de abelha é adicionada para endurecer o sabão e  também muitas vezes porque agrega valor ao rótulo do produto.  Mas pode diminuir a espuma do sabonete caso essa adição seja exagerada. O ideal é usar de 0,5 a 3% de cera de abelha em uma receita.

sabonete artesanal pouca espuma

29 –  A pele fica ressecada quando se usa o sabão

1. Quantidade de óleo de coco  → O óleo de coco é muito limpador. Se usar grande quantidade numa formula sem Superfat pode retirar o sebo natural da pele e deixar a pele bem ressecada.

Solução: Não ultrapasse uma porcentagem de 25% dos óleos numa fórmula.  Para compensar a perda de espuma, adicione óleo de rícino em 5 a 7%.   Caso queira fazer um sabonete 100% coco para o corpo necessita deixar um superfat de 20% mínimo.

2. Quantidade de Lixívia → Uma quantidade maior de soda cáustica pode causar secura na pele. Tente aumentar a superfat para 6, 7 ou até 8%. Isso aumenta a quantidade de óleos livres no sabão, tornando-o mais condicionado. Verifique se você usou a quantidade correta de lixívia e se a sua balança está correta. (Nunca medir lixívia por xícaras ou colheres de sopa, pois é altamente impreciso.)

Lembre-se que um sabonete saponificado artesanal é alcalino sempre. Se o sabão estiver secando demais  a sua pele, mas tiver uma quantidade segura de soda cáustica, pode ser que sua pele não “goste” de deste Ph alto.

30 – Sabão não tem a cor ou cheiro que esperava

Cor muito forte  → Se você adicionou muito corante na sua fórmula, a espuma pode sair colorida.  Uma pitada de corante já é suficiente para dar uma boa cor ao seu produto principalmente os negros .  Esses sabonetes são aptos para o uso mas pode manchar a toalha ou o seu banheiro.  No próximo lote tente segurar o pulso e adicionar pitada por pitada até alcançar a cor desejada.

Consertar??  se o sabonete está com uma excelente fórmula e todo equilibrada, a única maneira é cortar em pequenos pedaços e adicionar em outro lote dando um designer diferente e divertido.

Cor muito fraca  ou desigual →  se seu sabão não ficou com uma cor homogênea da maneira que queria, isso é um problema da mistura.  Antes de adicionar o corante á massa, diluir antes com água, óleo ou glicerina.

Alguns corantes naturais não ficam com a cor esperada.  Veja mais informações AQUI e AQUI .

Cheiro desaparece → alguns óleos essenciais e fragrância oleosas não resistem bem á reação de saponificação e precisam ser usados em quantidades maiores, enquanto outros precisam ser usados com moderação para evitar  irritar a pele.

Existem truques para fazer que um cheiro de OEs  permaneça por mais tempo e você pode ter mais informações AQUI 

Para as fragrâncias em óleo, leia o rótulo e busque por resenhas  para ver o que outros especialistas têm a dizer sobre eles.

Você já se deparou com alguma situação inusitada como estas??  Deixe nos comentários abaixo!  adoraria saber sobre o que aconteceu e aumentar a nossa lista de “problema na Elaboração “.

Nossos cursos

shampoos-solidos-diversos-1-min

Curso Shampoo Sólido

Um Guia Completo para elaborar seus Shampoos Sólidos de uma Maneira totalmente natural, fácil e rápida. Neste guia, você vai encontrar o Passo a passo e a lista completa de aditivos específicos para cada tipo de cabelo.

cores sabonete

Guia Completo do Sabão Artesanal

Um Guia completo e super prático que vai  te ensinar a criar fórmulas e sabonetes nos diferentes 4 métodos mais usado atualmente.  

sabonete de lama de mar morto

Processo Cold na prática

É o método mais popular para se fazer um sabonete artesanal desde  o zero!  Você vai aprender tudo  o que é necessário para fabricar seus produtos totalmente naturais a partir das escolhas dos ingredientes corretos .

Posts Relacionados

Rolar para cima