Óleos essenciais são voláteis e por isso eles, em algum momento, vão evaporar.

Essa evaporação pode ser natural, o que significa que com o passar do tempo esse óleo essencial vai se evaporando pouco a pouco. Mas essa evaporação também pode ser de uma maneira forçada e imediata.

Quando essa evaporação acontece de uma maneira imediata e forçada é porque a essência ou óleo essencial foi submetido a uma fonte de calor maior que o suportado.

Cada óleo essencial tem um certo tipo de “tolerância” a essa intensidade de calor e isso é chamado de “FLASH POINT” ou ponto de inflamação.

Todos os óleos essenciais têm seu próprio ponto de inflamação e é muito importante saber caso você esteja fazendo sabão.

Isso porque a massa de sabão pode atingir altas temperaturas acima de 85 ° C durante o processo de saponificação e se todos os óleos essenciais que você está usando na sua fórmula tiverem um flash point baixo, pode saber que todos vão evaporar durante o processo de fabricação e vai resultar num sabonete com muito pouco ou nada de perfume.

Uma maneira de combater este problema é misturar os óleos essenciais com baixo ponto de inflamação com um óleo essencial ou óleos com um ponto de inflamação mais alto para torná-los mais estáveis.

Eles também evaporarão mais rapidamente em um banho ou vaporizador, portanto, se você procura por um aroma para encher uma sala por mais tempo ou ser mais eficaz em um banho, misturar óleos essências de diferentes escalas de flash point é uma maneira útil de aumentar o tempo que eles durarão.

Outra razão pela qual é útil conhecer o ponto de inflamação é que os óleos essenciais que possuem flash point abaixo de 60 ° C são considerados inflamáveis e carregam um sinal de alerta de “Líquido inflamável 3” em trânsito. Eles são, portanto, considerados mercadorias perigosas por correios e eles vão custar mais para serem enviados e não podem ser enviados por via aérea.

Talvez te interesse saber mais sobre : Vida útil dos óleos essenciais e como fazer para durar mais tempo

Como saber o Flash point de um óleo essencial

Caso tenha alguma dúvida em relação a veracidade das informações encontradas nas pesquisas que for fazer na internet (inclusive aqui mesmo) você pode descobrir por si mesmo o Flash point correto de cada um dos óleos essenciais.

Assim que faz  o modo caseiro de saber o ponto de ebulição do Óleo Essencial 

Colocar um par de gotas de óleo essencial em um recipiente com água em banho maria em fogo baixo. Coloque um termômetro na água, certificando-se de que ele toque apenas na água e não na panela. Observe atentamente o termómetro à medida que a temperatura da água aumenta. Afinal,  você verá o óleo essencial desaparecer suavemente quando ele começar a evaporar. A temperatura em que isso ocorre é o Flash Point do óleo essencial em questão.

Muito fácil!!

FLASH POINT dos óleos essenciais

Aqui deixo uma lista de vários óleos essenciais com seus respectivos Flashes Points.  Não são dados obtidos por experiência própria, mas sim por pesquisas que fiz em diferentes referências e infelizmente encontrei várias diferenças entre elas.

Aqui deixo uma MEDIA dos números que encontrei.  O flash Point que é o ponto de ebulição dos óleos essenciais está em graus centígrados.

Repetindo… são números que encontrei em pesquisas na internet e por ter alguns com uma grande diferença entre um site e outro, não posso dizer se estes números  estão completamente corretos.  Caso queira ter a certeza do número correto você deve fazer o teste que mencionei acima.

Eu fiz o teste com óleo essencial de laranja e realmente o flash Point foi de 46 a 48º C .   A medida que a  temperatura da água, no qual coloquei as gotas de OE alcança os 46º percebi que a pequena gota ( facilmente visível) desaparece.

Se com o OE de laranja deu certo poderia dizer que a grande maioria destes números está correta.

6 Comentários

  1. Muito boa matéria, gostei muito, apesar de eu já estar trabalhando com óleos essenciais ha mais de 3 anos, nunca tinhas ouvido falar disso, muito obrigado por essa matéria que me colocou mais a par dos manuseios dos óleos essenciais, eu fiz uma observação, parece que os óleos essenciais com flash alto são os mesmos que são usados como fixadores dos óleos essenciais que são mais voláteis.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Exatamente Haroldo. Boa observação! É por isso que os óleos essenciais são classificados por NOTAS e são através delas ( a maneira mais fácil) que podemos saber se o OE é mais ou menos volátil. Fico feliz que o artigo tenha te preenchido mais uma brecha de conhecimento neste mundo da alquimia. abss

  2. Boa Tarde!

    Boa Material, para nós que fabricamos sabonetes artesanais

    ATT
    JACKSON SILVA

  3. Boa noite, parabéns pelo seu belo e utilissimos trabalho. Estou chegando agora no mundo maravilhoso e sem fronteiras da saboaria. Posso garantir que sou uma estudiosa, faço pesquisas diariamente no seguimento, mas nunca havia encontrado um site tão completo e esclarecedor como o Fórmula Sabão Artesanal. Gratidão!!!

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Seja muito bem vinda Gicelma! Fico muito feliz que o conteúdo seja útil para você e obrigada por deixar sua opinião. Abss!

  4. Amanda de Oliveira Costa Responder

    Parabéns pelo conteúdo!
    Eu estava pesquisando justamente sobre isso, pois vi em uma tabela no livro “O Grande Manual da Aromaterapia” alguns exemplos e parâmetros do OE de Lavanda e havia essa informação “flash point” a qual aponta uma temperatura acima de 80ºC. Então fiquei curiosa para entender a o que se referia, visto que a informação generalizada sobre a volatilidade dos OEs é bem abaixo desse número.
    Realmente quase não tem conteúdos sobre essa informação tão preciosa para a saboaria natural.
    Essa informação é praticamente a resposta do “porquê” alguns sabonetes naturais podem manifestar seu poder terapêutico e outros não.
    Muito obrigada!

Escreva um comentário