Escolhendo a ALGA Certa: Tipos de Algas Marinhas em Cosméticos

Índice de conteúdo

Com mais de 25.000 espécies, as algas representam o grupo vegetal predominante na flora marinha. Exatamente por essa razão, é bom saber um pouco mais a fundo sobre as diferenças que cada uma possui  e que possa oferecer.  Assim você pode decidir qual é a melhor para você. inclusive fazer uma mistura entre elas.

As algas podem ser classificadas em quatro principais grupos distintos, com base em suas colorações. Essa variedade de cores está diretamente relacionada com a quantidade de luz solar que penetra adentro do mar .

Tipos de algas usadas para uso tópico

Embora todas as algas sejam ricas em nutrientes, vitaminas e minerais – incluindo magnésio, zinco e vitaminas A, B, C e E – cada tipo de alga oferece benefícios únicos quando se trata de tratamento de cuidados com a pele. Podemos classificar em :

  1. Algas pardas: O tipo de alga mais comumente usado em aplicações cosméticas, a alga marrom é rica em antioxidantes e melhor auxilia na hidratação e elasticidade da pele.
  2. Algas vermelhas: Embora sejam ricas em carotenóides (que ajudam a suavizar a aparência de linhas finas e rugas), as algas vermelhas também são consideradas as mais úteis como protetores UV, mantendo a pele protegida dos raios nocivos do sol.
  3. Algas azuladas: Também conhecida como espirulina, a alga azul é rica em antioxidantes, o que a torna tão boa para proteger a pele quanto para proteger o corpo. Na verdade, esse tipo de alga é comumente usado como ingrediente em smoothies e suplementos nutricionais.
  4. Algas verdes: Embora não sejam usadas com tanta frequência em cosméticos como outras algas coloridas, as algas verdes ricas em antioxidantes promovem uma pele firme e macia e atuam como um agente espessante em produtos para a pele.
Algas pardas

Algas Pardas

Essas algas são ricas em uma variedade de princípios ativos que contribuem para a saúde e beleza da pele. As algas marrons mais utilizadas em produtos cosméticos incluem :

  • Laminaria digitata: Devido ao seu alto teor de alginatos, fucoxantinas e outros minerais e vitaminas, atua como agente reafirmante, emoliente ou redutor.
  • Fucus vesiculosus:É um tipo de alga com alto teor de ácidos graxos, iodo, fucosterol, ácido algínico e fucano. É usado para peles secas e sensíveis.
  • Fucus serratus: É muito utilizado em tratamentos hidratantes graças ao seu conteúdo de vitaminas, provitaminas, tudo e minerais.
  • Enteromorpha compressa: Graças a uma alta concentração de polissacarídeos sulfatados, ajuda a ativar a circulação e a oxigenação celular
  • Hymanthalia elongata: uma alga muito utilizada em produtos hidratantes devido à sua riqueza em aminoácidos, oligoelementos e polissacarídeos.
  • Alaria Esculenta: Possui propriedades antioxidantes e atua protegendo a pele de agentes externos que aceleram o processo de envelhecimento, como sol, vento, poluição, frio.
Alga Vermelha
Alga Vermelha

Algas vermelhas

São menores que as algas  marrons e podem ser encontrados em todos os mares.  Agar Agar e Carragena são extraídos das algas vermelhas. Entre seus componentes você encontra clorofila, luteína, alfa e beta carotenos, zeaxantina, ficoeritrina e ficocianina.

Eles são ótimos para a pele, pois são uma ótima fonte de ômega-3, que ajudam a reduzir linhas finas e rugas, prevenir o ressecamento e melhorar a aparência de eczema e acne.

Eles também regulam a produção de sebo e podem ajudar a pele seca e oleosa a equilibrar a oleosidade da pele.   Por sua vez, as propriedades antioxidantes das algas ajudam a combater os radicais livres, aumentando a produção de colágeno e elastina.

  • Palmaria palmata: Seu conteúdo de aminoácidos, mucilagem e diversos minerais fazem dele um ingrediente infalível em anticelulite, hidratação e tratamentos para pernas cansadas.
  • Chondrus crispus: Este tipo de alga é utilizado principalmente como modulador de textura, embora também seja frequentemente utilizado em produtos hidratantes ou protetores.
  • Asparagopsis armata: É uma alga rica em minerais e carragena, o que a torna uma matéria-prima muito interessante para ser incluída em formulações de produtos regeneradores, hidratantes, anti-inflamatórias e estimulantes da actividade celular. É usado em distúrbios circulatórios.
  • Chondrus crispus: é rico em carragena, clorofila, ficobilinas, mucilagens, sais minerais, ágar-ágar e carotenoides. Possui propriedades hidratantes, suavizantes, emolientes e efeito tensor. Além disso, é anti-inflamatório e reduz a reabsorção intestinal de lipídios e carboidratos. É usado em cosméticos de higiene, como xampus, géis e cremes dentais.
  • Corallina officinalis: é rica em minerais e micronutrientes. É usado em cosméticos por suas propriedades vasoconstritoras para o tratamento de varizes e couperose.

espirulina
microalgas Espirulina

Algas Azuladas

Também conhecida como  microalgas, caracterizam-se por possuírem tamanho microscópico, o que significa que, em muitas ocasiões, estão incluídas no grupo das algas verdes. São unicelulares e sua cor se deve ao pigmento biproteico. As  mais comuns são:

  • Spirulina maxima/platense: utilizada em produtos hidratantes e antienvelhecimento por possuir alto teor de ferro, proteínas, tetrapirróis, lipase e vitaminas A, B e E.
  • Chlorella vulgaris: Contém uma elevada percentagem de proteínas e vitaminas A, B e C que proporcionam nutrição à pele.
  • Tetraselmis suecica: amplamente utilizada graças à sua produção de substâncias antioxidantes
algas verde

Algas verdes

As algas verdes são as que estão mais próximas da superfície da água. Possuem propriedades suavizantes e adstringentes. Possuem uma grande quantidade de clorofilas, o que lhes confere a sua característica cor verde.

  • Ulva Lactuca:  contém principalmente magnésio e fósforo. Possui propriedades anti-inflamatórias, hidratantes e relaxantes. É usado em cosméticos para tratamentos de firmeza.
  • Codium tomentosum: contém polissacarídeos, proteínas e minerais que lhe conferem propriedades hidratantes que promovem a coesão celular. É usado em cosméticos para tratamentos hidratantes e reafirmantes.
  • Caulerpa lentillifera: Essa alga verde é rica em nutrientes e é usada em produtos para a pele para ajudar na hidratação e na redução da vermelhidão
  • Enteromorpha compressa: contém grandes quantidades de proteína. Reduz a irritação e hipersensibilidade da pele e diminui a dessecação. É usado em cosméticos para peles sensíveis.

Talvez te interesse saber mais sobre : Os Benefícios Surpreendentes das ALGAS

Nossos cursos

shampoos-solidos-diversos-1-min

Curso Shampoo Sólido

Um Guia Completo para elaborar seus Shampoos Sólidos de uma Maneira totalmente natural, fácil e rápida. Neste guia, você vai encontrar o Passo a passo e a lista completa de aditivos específicos para cada tipo de cabelo.

cores sabonete

Guia Completo do Sabão Artesanal

Um Guia completo e super prático que vai  te ensinar a criar fórmulas e sabonetes nos diferentes 4 métodos mais usado atualmente.  

sabonete de lama de mar morto

Processo Cold na prática

É o método mais popular para se fazer um sabonete artesanal desde  o zero!  Você vai aprender tudo  o que é necessário para fabricar seus produtos totalmente naturais a partir das escolhas dos ingredientes corretos .

Posts Relacionados

Rolar para cima