Problemas que surgem na elaboração do sabão – Parte 3

Essa é a terceira parte de possíveis problemas que podem acontecer quando elaboramos sabão artesanal no Cold Processo

Primeira parte AQUI

Segunda parte AQUI 

Aqui deixo possíveis problemas que podem acontecer quando a massa de sabão ainda está no molde e você percebe algumas reações estranhas.

9 – a superfície do sabão parece um cérebro todo enrugado

Motivo para isso acontecer:  Isso significa que o sabão superaqueceu em algum momento depois que colocou no molde. Esse superaquecimento pode ser causado por fragrâncias, óleos, manteigas ou qualquer outro aditivo  principalmente os que contém açúcar.  É apenas um problema estético e essa barra, quando curada estará perfeitamente boa para usar. Este fenómeno é frequentemente chamado pelo apelido  de “cérebro de alienígena” e se  algum dia isso acontecer com você,  pode ter certeza que vai achar que esse é o apelido perfeito  … realmente é um cérebro alienígena!!  ….

Solução: Da próxima vez que for fazer essa mesma fórmula, misture os ingredientes na temperaturas mais baixa possível, especialmente se for trabalhar com ingredientes que contenham açúcares naturais (leite, mel, cerveja, etc.), óleo de semente de abóbora.  Monitore o sabão justo depois que colocar no molde em busca de sinais de superaquecimento e  se for preciso coloque  dentro de um local mais fresco (geladeira é a ultima opção ).

Outra ideia é deixar o molde no congelador até o momento de jogar a massa dentro. Assim terá um recipiente bem frio.

sabao artesanal com superfície enrugada

10 –  Efeito vulcão – Massa de sabão se expandiu para fora do molde

Esse é outra consequência de um super aquecimento ao extremo. Este efeito não é muito comum mas acontece. Caso você trabalhe com ingredientes em alta temperatura,  algumas fragrâncias inadequadas, alguns óleos  ou aditivos que contenha alto teor de açúcar natural ( cerveja, mel, leite, puré de frutas como o de abóbora  etc.) e álcool pode estar preparado para acontecer uma reação deste tipo.

Dicas para os próximos lotes: Deixe a solução de soda cáustica e os óleos esfriarem  o máximo possível ( +-45 ° C ) antes de trabalhar com eles. Com  exceção a cera de abelha que  solidifica a essa temperatura. Ao trabalhar com açúcares naturais (mel, leite, cerveja, etc.), trabalhe em temperaturas ainda mais baixas. Leia com atenção os comentários sobre fragrâncias  que não conheça e adquira um fornecedor confiável.

solução: Se aconteceu um leve efeito vulcão na sua barra, quando desmoldado, basta corta alguns centímetros do topo e o sabonete fica perfeito.  Caso tenha acontecido um super vulcão, sua massa vai  entrar em erupção e ficar toda derramada ao redor do molde e não vai sobrar nada dentro do molde para contar a estória.

Mas você pode retornar essa massa para dentro do molde, dar uma boa alisada e esperar endurecer.  O sabão  não vai estar tão bonito mas vai servir igual.

efeito vulcão massa de sabão artesanal

11 – Apareceu rachadura no topo da massa do sabão 

11.a – Massa de sabão com altas temperaturas (60 ° C e acima)  pode causar rachaduras no topo do sabão. O calor faz com que o sabão se expanda, tanto que pode ocorrer uma rachadura (mostrada abaixo). Isso é muito mais provável de acontecer quando a receita de sabão contém uma grande quantidade de óleos duros e manteigas, como manteiga de cacau, manteiga de karité e manteiga de manga. Sabão contendo açúcares naturais adicionais (como leite) também são mais propensos a rachar.

Solução: Quando a parte superior da massa de sabão racha e se essa massa ainda está um pouco mole,  você pode consertar  da seguinte forma: borrife um pouco de álcool de Cereais ( ou vodca) sobre a rachadura, cubra com um plástico fino ( clean film) e esfregue sua mão suavemente para igualar a superfície. As paredes da rachadura vão se unir e essa greta vai desaparecer.

Outra opção, caso a massa já esteja dura,  é aplicar a técnica Rebatch.

Como evitar – Use temperaturas baixas ao misturar os ingredientes especialmente se usar leites na fórmula. Colocar o molde com a massa de sabão na geladeira ou no freezer também pode ajudar a evitar rachaduras.

massa de sabao no molde rachando na superfície

11.b –  Argila ou óxido de zinco – Adicionar muito óxido de zinco para clarear uma cor vai cria um sabão com uma textura opaca que racha no topo. Demasiada argila com uma quantidade reduzida de água pode ser propensa a um topo seco rachado também. Isso  acontece porque esses ingredientes tem propriedade de reter, sugar á agua.

Solução: Use quantidades moderadas de argila e óxido de zinco em seu sabão; Mais nem sempre é uma solução. O melhor é primeiro, dissolver a argila  na solução de soda cáustica ou dissolva  com cerca de 3 vezes a quantidade de água antes de misturar no sabão. (Exemplo: 1 colher de sopa de argila dissolvida em 3 colheres de sopa de água.)

12 – sabão está separando as fases e poças de óleos ficam visíveis.

12.a – Motivo: Isso pode ser devido a um falso TRACE ou simplesmente a massa não atingiu uma emulsão adequada e homogênea.

Às vezes, um falso TRACE  acontece onde o sabão parece ter sido emulsificado, mas é realmente porque um ingrediente sólido no sabonete esfria o suficiente para começar a engrossar a massa de sabão. Na dúvida,  você pode verificar se esse  TRACE é falso deixando a massa de sabão sem ser mexida por cerca de 20 ou 30 segundos. Se a superfície ficar com um brilho oleoso ou perde o traço, então é um TRACE falso. Se ainda mostrar o traço após 30 segundos, é verdadeiro.

 Solução: Caso seja um TRACE falso, despeje a mistura de volta em seu recipiente de mistura e mexa um pouco mais até emulsionar. Se o sabão estiver no molde por várias horas e depois começar a se separar, coloque-o em uma panela ( elétrica ou inox) e cozinhe em fogo baixo por cerca de 1 hora (processo hot), em seguida, coloque em um molde. O sabão terá uma aparência “rústica” mais áspera, mas será recuperado.

12-b – Motivo: Problemas com a Fragrância oleosa. Alguns óleos de fragrância não tem uma reação boa na massa de sabão e causam separação.

Solução: Você pode tentar: Retire um pouco do óleo aquecido da receita, misture com a fragrância e  adicione no TRACE leve. Ou, você pode tentar adicionar a FO aos óleos aquecidos antes de adicionar a solução de soda cáustica e mexer à mão. Antes de comprar uma fragrância que você não conhece, procure saber informações sobre esses tipos de reação e compre somente de fornecedores de boa reputação.

13 – O sabão está mais escuro no meio e as bordas estão mais claras

A massa de sabão entrou na “fase gel parcial”. Isso significa que ele começou a ficar bem quente e começou a gelificar.  Isso acontece no  centro e vai expandindo para as bordas. Mas essa massa esfriou muito rápido antes de atingir as bordas.

Solução: Como o sabão está ainda nas primeiras 24 horas, dentro do molde você pode forçar o restante do gel. (Isso às vezes funciona, às vezes não funciona.) Para isso, pré-aqueça o forno na temperatura mais baixa. Coloque o molde de sabão no forno e monitore-o bem de perto. Pode demorar de 10 minutos a uma hora, mas você vai perceber uma cor uniforme, um gel uniforme na parte superior.

Se em algum momento você observar que a superfície começa a rachar, remova o molde do forno, pois isso indica que já está superaquecendo.  Fique de olho na massa o tempo todo.

Veja AQUI mais informações sobre a fase gel na massa de sabão

14 – Sabão não sai facilmente do molde

14 .a –  Moldes de silicone – Os moldes de silicone tendem a segurar ar nas laterais e na parte inferior do molde fazendo uma pressão na massa.

Solução: Ao usar moldes de silicone, tente adicionar lactato de sódio ou sal na solução de soda cáustica e use uma quantidade reduzida de água (desconto de água). Receitas que são mais altas em óleos/ manteigas sólidas, como manteiga de cacau, manteiga de kokum, óleo de palma, sebo ou banha, tendem a se desenformar mais facilmente do que as fórmulas com alta porcentagem de óleos líquidos como oliva ou o girassol.

Se o sabão não sair por vários dias, coloque-o no freezer por algumas horas até que fique sólido o suficiente para sair do molde com mais facilidade. Com isso, com certeza vai ocorrer uma condensação na superfície à medida que retorna à temperatura ambiente; isso é normal, mas você pode deixar os sabonetes em toalhas de papel para ajudar a absorver a umidade. Deixe  por 24 horas ou até que esteja sólido o suficiente para manusear.

14.b –  Moldes Plásticos duros Transparentes-  Estes moldes comportam-se de forma semelhante aos moldes de silicone, mas um pouco pior porque seguram mesmo o sabão.

Solução: Use lactato de sódio ou sal na solução de soda cáustica, um desconto de água e uma grande quantidade de óleos duros. Mesmo assim, os moldes plásticos transparentes nem sempre são confiáveis e o melhor é evita-los

Use o mesmo método de colocar no congelador como acima, mas pode esperar que alguns possam rachar.

Outra saída é forrar o molde com papel de forno

14.c – Na fórmula não tem o lactato de sódio ou sal –  O lactato de sódio e o sal de mesa podem ser usados para endurecer o sabão, para que ele esteja apto para desmoldar mais rápido.

Solução: Para usar lactato de sódio, adicione 1 colher de chá para cada 1/2 kilo de óleo em uma receita de sabão. Misture  na solução de lixívia, uma vez que tenha esfriado.

Para usar sal, adicione 1/2 colher de chá para cada 1/2  kilo de óleo em uma receita de sabão. Dissolva na água antes de adicionar a soda cáustica e continue com a receita conforme indicado.

15 – Esqueceu de colocar algum ingrediente

Caso você tenha notado que esqueceu de coloca o colorante, a fragrância ou qualquer outro aditivo justo no momento de adicionar a massa de sabão no molde. A única solução é colocar a de volta no recipiente de mistura e adicionar o ingrediente que falta. Misturar bem e aí sim colocar no molde outra vez.

Caso sua massa já esteja solidificada dentro do molde, a única solução é aplicar a técnica Rebatch

16 –  A massa de sabão está “suando”.  A superfície parece úmida e fosca

17.a – Pode ser Umidade. O processo de fabricação de sabão produz glicerina naturalmente, um umectante que é ótimo para a sua pele. No entanto, sua capacidade de atrair umidade significa que, em clima muito úmido, a glicerina da massa de sabão absorveu um excesso de umidade e está expelindo esse excesso.

Solução: Você pode optar por deixar estas gotículas na superfície do sabonete e ver se elas desaparecem nos próximos dias, ou seca-las com uma toalha de papel. Coloque o sabão na frente de um ventilador para ajudar na circulação de ar.

17.b – Pode ser a Fragrância Oleosa. Algumas fragrância oleosas FO) podem não se homogeneizar com a massa de sabão e formar pequenas gotículas perfumadas na superfície do sabão.

Solução:  Outra vez alerto  sobre pesquisar bem  antes de comprar  e usar uma fragrância que você nunca usou e que seja sempre de um  fornecedor respeitável que realmente sabe o que vende. O recomendado aqui é fazer a técnica Rebatch.

Você já experimentou algum fenômeno estranho com sabão? como você lidou com isto? Eu adoraria saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima