Fase gel na Elaboração do Sabão Artesanal

Gelificar ou não Gelificar?

Essa é uma decisão que todos os fabricantes de sabão temos que tomar quando estamos planejando um novo projeto de lotes de sabonetes…. Ou não…( Você pode simplesmente ignorar e deixar que venha o que vier).

Mesmo depois de projetar sua fórmula, decidir que aditivos acrescentar, escolher cores e aromas, você tem essa opção a fazer: gelificar ou não gelificar ?

O que é a fase Gel

A fase gel na fabricação de sabão é o estágio onde acontece um  aquecimento muito grande da massa devido ao processo de saponificação.

Essa fase gel ocorre depois que você joga a massa de sabão nos moldes ( processo Cold ). Essa massa de sabão vai aquecer muito, atingindo uma temperatura de até 90ºC e obter um aspecto gelatinoso translúcido  no centro da massa e em seguida, dependendo do grau de temperatura, esse aspecto gelatinoso começa a se expandir para as bordas.

Embora o aspecto e a textura ao tato de uma barra de sabão não gelificado seja um pouco diferente que o sabão que passou pela fase  gel, pode ter certeza que essa opção é meramente de preferência pessoal. Qualquer um dos dois tipos ( gel ou não-gel) o sabão vai estar excelente quando finalizar o processo de cura.

A gelificação é extremamente comum na fabricação de sabão, e provavelmente você já se deparou com ela em algum dos seus projetos.

sabonetes artesanais que passaram pela fase gel
Fase gel parcial em sabonetes. Como pode ver a parte central fica mais escura.

Características da fase Gel

O sabão que alcançou a Fase Gel, fica mais duro nas primeiras semanas porque, como houve um grande aquecimento,  a água evapora mais rápido do que o sabão sem a fase gel. Com esse super aquecimento o processo de saponificação fica mais acelerado fazendo que o sabão cure mais rápido.

O sabão em gel também tem uma aparência mais translúcida e brilhante do que o sabão sem gel. Como disse antes, nenhuma dessas coisas afeta ao resultado final das propriedades do sabão após uma cura completa,  é apenas uma questão de estética.

A fase gel não é necessária, e alguns fabricantes de sabão tentam impedi-la de todas as maneiras colocando o molde, com a massa de sabão, dentro da geladeira ou do freezer, para interromper a subida da temperatura e assim a massa não se gelificar.

Fazendo isso, não impede que a massa termine o processo de saponificação. O único que acontece é atrasar o processo. Algumas pessoas gostam que o processo de saponificação ocorra mais devagar justamente porque gostam da aparência e da texturas de sabonetes que não gelificaram. Repetindo…é  uma preferência pessoal.

Mas existem alguns fatores que essa fase gel pode ocorrer ou não ocorrer ou ocorrer pela metade.

se nota a formação de uma “moldura” no interior quando ocorre a fase gel

Efeitos positivos da fase gel

  • O tempo de cura é menor
  • Sabonete fica com cores mais vivas, homogêneas e mais translúcido no resultado final
  • o sabão geralmente saponifica completamente em menos tempo e isso é muito bom para os ingredientes que são sensíveis ao  pH alto do álcali porque sofrem menos.
  • sabonetes que passaram pela fase gel geralmente não produzem a película de cinzas , a temida soda ash, na sua superfície

Aspectos negativos da fase gel

  • Se a gelificação não for total, podem aparecer mudanças de cor que estragam a aparência.
  • Em moldes pequenos,  que não concentram uma  temperatura suficiente, você não vai conseguir obter uma boa gelificação a menos que coloque o molde no forno.
  • Podem surgir bolhas de ar no interior do sabão, devido á alta temperatura, que pode danificar a textura e a aparência do produto final.
  • Quando um sabão contém ingredientes especiais, como o óleo de mamona, quando passa por essa fase gel, não atinge a dureza suficiente. Isso é… o sabão fica mole.

Forçando a Fase Gel na fabricação do sabão

Haverá algumas vezes que você vai decidir por FORÇAR que seu lote de sabão tenha a Fase Gel.  Ou porque você está cansado de ver suas barras como um Gel Parcial ou porque você quer obter sabonetes com cores mais acentuadas.  Se você usa corantes naturais pode ter certeza que a cor vai ficar muito mais acentuada quando passa pela fase gel.

Aqui estão algumas dicas para forçar a fase Gel:

  • Use óleos e lixivia numa temperatura mais alta.  Mas lembre-se que quanto mais alta está, mais rápido vai alcançar o TRACE e isso não é não é nada bom para fazer  técnicas de desenhos especiais . Portanto se essa é sua ideia tente evitar essa dica e fazer as de abaixo.
  • Para obter uma gelificação completa, devemos cobrir bem o molde onde despejamos  a massa com um cobertor para conservar o calor (se for térmico, seria perfeito), e se for dentro de uma caixa de isopor muito melhor.
  •  colocar o molde dentro do forno, previamente pré-aquecido a 50º ou 60º, e uma vez introduzido o molde, desligá-lo. Podemos deixar lá até o dia seguinte.
Molde com massa de sabão dentro do forno para forçar fase gel

Evitando a fase Gel na fabricação do sabão

Se você que evitar que seu sabão passe pela fase gel simplesmente não deixe que a massa atinja uma temperatura elevada. Você pode:

  • Iniciar a elaboração com  ingredientes mais frios
  • Usar moldes pequenos
  • Não  cobrir muito os moldes com a massa de sabão.  Cubra somente com uma folha de papel ou clean film, somente para impedir que a massa entre em contato com o ar e crie outra coisa desagradável que é a soda ash
  •  deixar o molde com a massa de sabão que solidifique dentro da geladeira.

Ingredientes que podem causar a fase gel

Existem certos aditivos, como mel, álcool, açúcar, leite, cera de abelha ou algumas fragrâncias que  elevam a temperatura do sabão porque aceleram o processo de saponificação e podem produzir essas bolhas no interior ou um gel parcial ou um gel completo. Por isso,  o melhor é ter isso em mente se queremos ou não levar nosso sabão a uma fase gel.

Repetindo, fazer que seu sabão entre na fase gel ou não é simplesmente uma preferência pessoal e nenhum deles vai interferir nas propriedades da sua barra.  Portanto, nada te impede de EXPERIMENTAR!!

2 comentários em “Fase gel na Elaboração do Sabão Artesanal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima