Como Dar Cor ao Sabonete

Existem várias maneiras de dar um lindo visual aos nossos sabonetes e uma delas é dando uma ou várias cores à nossa barra.Os tipos de corantes que são usados para colorir o sabão podem variar muito e depende de cada fabricante.Podemos optar por materiais sintéticos ou naturais.

1-cores-em-torre-300x210

– Na Categoria Natural temos várias plantas ou minerais retirados diretamente da natureza

– Na categoria dos sintéticos temos: Óxidos, Micas, Ultramarines.

Mas Qual a diferença e quando usar cada um deles?

Abaixo vou debater detalhadamente sobre os 4 tipos mais usados.

1 – PIGMENTOS

Nesta categoria estão incluídos os óxidos e ultramarines. Estes pigmentos usados na saboaria não são naturais. Eles são produzidos em laboratórios, mas são completamente idênticos aos naturais.

ultramarines-300x158

Na década de 70, estes pigmentos eram extraídos da natureza mas o FDA exigiu que esse produto tivesse um grau maior de pureza, então, a partir daí, estes corantes começaram a ser fabricados em laboratório. Eles têm a mesma estrutura molecular, porém em um modo diferente de serem processados.

Alguns óxidos de ferro ainda são extraídos naturalmente; no entanto, com essa extração natural o oxido de ferro vem junto com metais tóxicos como chumbo, arsênico, mercúrio, antimônio e selênio. É por isso que a FDA interveio para regular corantes cosméticos de modo que o nível  destes metais tóxicos esteja presentes em concentrações baixas para que eles sejam considerados “seguros”. Então, somente os óxidos de ferro preparados sinteticamente são aprovados para uso em cosméticos.

O lado positivo destes pigmentos é que são bastante estáveis. Podem ser usado em praticamente todos os processos de fabricação de sabão como Melt and Pour ( base Glicerinada), processo Cold e  processo Hot.

tecnica-swirls-300x194

Geralmente, eles não vão se transformar ou mudar de cores. Também são muito econômicos, rendem muito e possui grandes quantidades de cores disponíveis. É o pigmento ideal para fazer técnicas tipo swirls ( redemoinhos de cores) porque não tendem a migrar.

O lado Negativo de utilizar este tipo pigmentos é que eles tendem a aglutinar-se, a aglomerar-se e por isso temos que dissolver antes do uso.

mini-mexer1-150x122              Dica: Utilize uma mini-mixer para Misturar o pigmento com um pouco  de óleo líquido antes de colocar na massa de sabão. Isso vai ajudar a dispersar e acabar com qualquer aglomerado.

2 – FDC CORANTES

São corantes produzidos em laboratório e podem ser em pó ou líquido.

FDC significa: food, drugs and cosmetics. Isto é: são corantes aprovados pela FDA para serem usados em comida, farmácia e cosmética. Cada corante geralmente tem um número associado a ele como o Azul # 1, verde # 3, amarelo # 6 etc.

Existe uma grande desconfiança e medo na utilização (em sabonetes) dos FDC em relação a sua segurança porque, no passado, uma das cores ( RED # 2) foi relacionada com o câncer. Mas é um pouco infundada essa preocupação porque os FDC estão presentes em praticamente todos os alimentos processados e em grandes quantidades comparado com a mínima quantidade que se usa em sabões e principalmente porque esse corante não fica na pele.

FDC

O lado positivo de usar os FDCs é que são bastante baratos, são altamente concentrados, são super fáceis de usar e possui uma gama imensa de cores ( qualquer cor que você possa imaginar). Também se mistura com muita facilidade ao sabão.

O lado negativo é que são corantes nada estáveis em um ambiente alcalino como o processo Cold. Normalmente são usados no método Melt and Pour ( base Glicerinada). Fique atento que este tipo de corante tende a migrar. Isso é, se mistura com as outras cores que estão no sabão.

3 – MICAS

É um tipo de corante que deveria estar na categoria de FDC porque mesmo que a mica seja um produto natural que foi extraído da natureza, foi misturada, revestida com corantes FDC ou pigmentos ou uma mistura dos dois tipos para dar a cor desejada.

mica_flakes_lg-150x150

Todas as micas dão um efeito brilhante quando existe uma iluminação adequada e é melhor visto em sabonetes feitos com a base Glicerinada transparente. As Micas estão disponíveis em uma grande variedade de cores.

Como exemplo, a mica é o material usado para dar cor em batons, blush e sombra para os olhos.

O lado positivo é que as micas não se aglutinam, as cores são excelentes e fáceis de trabalhar.

O lado negativo é que a quantidade que se deve usar é superior comparado aos pigmentos e corantes FDC. No processo Cold o brilho que fornece é mínimo, mas dá uma aparecia bem sofisticada. Outro aspecto negativo em usar mica no processo Cold é que se estão revestida de corantes FDC alguns deles não são estáveis e por isso é necessário fazer testes antes de utilizar para não levar surpresas no resultado.

Dica: A mica funciona melhor em produtos transparentes como as Bases Glicerinada transparentes, porque o brilho que dá necessita de luz a fim de refletir e refratar bem. Mas é um corante que se pode utilizar tranquilamente em todos os métodos de fabricação de sabonetes.

base_cor_aosabonete2

4 – Corantes Naturais

São aqueles que não exigem um certificado legal para o uso.Estão incluídos nesta categoria plantas, especiarias e as argilas.Podemos considerá-los como menos perigoso porque  damos certo crédito aos “naturais”.

Os mais usados são pós de plantas ou minerais:

  • Amarelo – urucum, açafrão.corante-natural-300x201
  • Azul – Folha de confrei em pó; Pó de índigo (cuidado: pode manchar)
  • Verde – espinafre seco e moído; Clorofila.
  • Marrom- feijão (vagens, cascas, caules), cacau em pó, chá fermentado.
  • laranja – Páprica (pode causar alergia)
  • Preto – Carvão ativado em pó
  • Argilas – varias tonalidades de cores.

………e muitos outros……

O lado positivo é que no âmbito de marketing em geral, o público acredita que o natural sempre é melhor e sendo assim você pode comercializar mais.

O lado negativo é que é difícil conseguir a cor desejada usando estes corantes naturais e dependendo da erva que você usar a cor pode não ser o que realmente se espera.

Além disto, eles tendem a aglutinar no momento da mistura e devemos dissolver antes de usar.  Outro grande problema também é o preço de alguns pigmentos naturais que são bastantes salgados.

Como é difícil saber a quantidade a ser usada (A regra geral é uma colher de sopa, na forma de pó, por ½ quilo de óleos) a melhor opção é perguntar para quem já teve a experiência porque é impossível prever qual será o resultado. Também existem corantes naturais que não devem ser adicionados em forma de pó e que devem ser feito tipo um extrato com óleo liquido antes de ser usado na Fórmula.

cores-em-horizote

 Adicionando o Corante ao Sabonete

 No processo Cold, A maioria dos corantes, especialmente os tipos sintéticos, podem ser adicionados no momento que atinge o TRACE antes de despejar o sabão dentro do molde.

Alguns corantes naturais (plantas) são mais utilizados quando são macerados com um óleo líquido a ser utilizado em sua receita( isso se faz com antecedência).

macerados

Outros trabalham bem, adicionando em forma de pó da planta no TRACE. Isso realmente depende do corante natural.

Tenha em mente que durante o estágio do TRACE e no inicio do processo de cura do sabonete a soda cáustica está ainda muito ativa e muito agressiva que pode mudar o efeito do corante sendo ele natural ou sintético. Isso não é necessariamente um problema, desde que você entenda que as cores podem ser um pouco diferente (não necessariamente pior) do que o esperado.

 Conclusão

Agora que você já tem ideia dos tipos de corantes que podem usados para os seus sabões, você deve decidir em que linha deve seguir para alcançar a cor desejada: seguir a linha do todo natural que deve ser usado somente ingredientes naturais ou usar ingredientes sintéticos.

Cada pessoa é única e com diferentes finalidades, portanto esta é uma decisão sua.

Só posso acrescentar que muitos fabricantes que recém entraram para este ramo da saboaria provavelmente não percebem as possibilidades disponíveis com os corantes naturais e que não é necessário usar corantes sintéticos para obter um produto belo.

base_cor_aosabonete

 

19 comentários em “Como Dar Cor ao Sabonete”

  1. Bom dia! Preciso d uma ajuda!

    Os meus sabonetes artesanais depois de prontos estão mudando de cor. Exemplo: ontem eu fiz sabonetes da cor rosa e hoje eles amanheceram com um outro tipo de rosa, a cor está alterando. Fiz na cor amarela bem forte e em dois dias estavam marrom escuro. O que pode está acontecendo?

    Eu não sei o que fazer, eu derreto a base, deixo amornar com um pano úmido em cima quando faço em panela sem tampa, eu espero uns 15 minutos para poder colocar o lauril, a essencia e o corante, depois coloco nos moldes e levo para o frigobar, espero uns 20 minutos e retiro dos moldes.Deixo guardada dentro de recipientes de plástico ou dentro de caixas de acetato ou papelão.

    Estou desesperada porque estou com medo de vender os sabonetes e os clientes reclamarem que o sabonete mudou de cor! Me Ajude

    1. Olá, a essência que vc está usando tem fotossensibilidade , ela está reagindo com a luz, mesmo vc deixando ela fechada, o Peter Paiva tem uma lista com todas as essências que têm esse problema, no Youtube tem um video vc pode ver, um abraço

  2. Muito esclareceor!! Vc teria uma lista de fornecedores de confianca para passar? Esses corantes sinteticos nao tem parabenos? Obrigada!!

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Olá Jo Alex SG, fico feliz que tenha gostado e que encontre em nossos conteúdos conhecimentos úteis para compartilhar.

      Grande abraço e sucesso!

  3. Olá, bom dia. Adoro seu blog. Eu tenho uma duvida. Para extrair o pigmento azul do confrei tenho que deixar fermentar na água? Quando misturo com água fica verde. Ou será que com óleo ele fica azul? Gratidão!!!

  4. Obrigada por compartilha seus conhecimentos, gostaria de saber como faço pra colocor uma parte da massa com corante natural, quero usar argilas e açafrão? Posso mistura no traço ? Tenho que disolver em algo?

  5. Silvia Vila Nova

    Gosto muito de das informaçoes que vcs nospassam.
    Preciso de u,ma orientaçao posso tingir sabonetes de glicerinas c oleos essencias com argilas ?
    Preciso muito desta informaçao
    Grata

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oí Silvia, pode sim , mas lembre-se que a barra de glicerina transparente vai ficar opaca … vai perder a transparência completamente com as argilas.

  6. Oi 🙂 Você pode me ajudar?
    Pode ser usado argila em sabao de glicerina (nao é base pronta)?
    Se nao, como pode ser colorido um sabão de glicerina?

  7. Bom dia! Você saberia me informar se além das essências e argilas, os extratos glicólicos também podem escurecer os sabonetes transparentes?

  8. Olá, boa noite! Eu queria saber se consigo colorir com corante alimentício para chocolate e como dissolver. Agradeço muito pela atenção e obrigada por suas dicas. Gratidão!!

  9. Boa tarde
    Tenho uma dúvida eu posso usar qualquer tipo de corante alimenticio em detergente caseiro.

    Grata Adriana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima