Sempre escutamos que o fator principal para que um sabão artesanal tenha uma maior durabilidade no chuveiro é o tempo de cura.
Além do tempo de cura, existem outros fatores, muito importantes, que devem ser adotados na hora de formular uma receita que vão influenciar e muito que seu produto seja muito mais duradouro no momento de uso.
Um dilema bem comum quando se inicia na fabricação de sabonetes artesanais é tentar fazer um sabonete que dure muito tempo e que não se desfaça tão facilmente no chuveiro.
É muito triste quando colocamos todo nosso esforço, trabalho e ingredientes caros em fazer um lote de sabão e vê-lo desaparecer em apenas algumas lavagens.
Na minha experiência, formular um sabão para ser mais duradouro pode ser perfeitamente fácil quando você segue estes fatores abaixo :
Use óleos duros
Óleos duros são óleos que são sólidos á temperatura ambiente como óleo de coco, óleo de palma, de palmiste, manteiga de cacau e cera de abelha.
Em geral, barras duras de sabão duram mais tempo no chuveiro. Se você quer que seu sabonete seja duro e dure por mais tempo, você deve dar um equilíbrio na sua fórmula entre óleos duros e óleos líquidos o que seria uma media de 50% óleos duros no mínimo.
Na minha opinião o melhor óleo duro para um sabão de longa duração é o óleo de palma . É um óleo barato, acessível de comprar, gera uma espuma suave e cremosa . A porcentagem ideal é usar em torno de uns 30% do total de seus óleos para dar uma boa barra de sabão dura.
Infelizmente tem havido muita controvérsia em torno do óleo de palma de origem das plantações da indonésia e Malásia pela desflorestação e causando um enorme impacto ambiental ( extinção de orangutangos). E muitos fabricantes de sabão artesanal optaram em retirar completamente o óleo de palma das suas fórmulas e eu estou de plenamente de acordo. Se for comprar óleo de palma averigue a procedência e não compre caso venha destas áreas desprotegidas.
Para substituir o óleo de palma, temos as outras opções e cada uma com sua porcentagem recomendada de uso. A manteiga de cacau, por exemplo, é um pouco mais cara, mas não deve usar muito, uns 5% a 10% ( mais que isso vai deixar seu sabonete quebradiço) é suficiente e vai aumentar e muito a dureza do seu sabonete. Além disso a manteiga de cacau aporta propriedades condicionadoras a sua barra.
O óleo de coco, excelente opção e um dos melhores óleos para fazer sabonetes . Usar 30% no máximo porque como tem muito poder de limpeza pode retirar toda a oleosidade natural da pele deixando-a bem ressecada.
Tempo de Cura
Fazer o sabão no processo Cold necessita de um tempo de cura de no mínimo de 4 semanas. No entanto, quanto mais tempo você deixar seu sabão curando, mais suave e duradouro ele será. Se você quer uma barra mais dura, tente deixar curando por 6 a 8 semanas que você vai notar uma grande diferença.
Caso seu sabonete tenha uma grande quantidade de óleos líquidos na fórmula, deve deixar curando por mais tempo. O sabão de castilha, por exemplo , que tem 100% óleo de oliva tem que ter um período de cura de no mínimo 6 meses para que seja um sabonete de longa durabilidade, caso contrário, seu castilha vai durar um par de semanas.
Desconto da água
Desconto da água é quando você reduz a quantidade de água usada na sua fórmula de sabão. Isso quer dizer que as barras resultantes torna-se mais dura muito mais rapidamente durante o processo de cura. Não é uma opção para iniciantes porque diminuir a quantidade de água pode resultar numa mistura extremamente quente, perigosa e você deve estar preparado para trabalhar bem rapidamente.
Se você nunca fez um desconto de água na suas fórmulas, comece com 10% e a medida que adquira prática e saber como vai reagir esse desconto, vai aumentando essa porcentagem pouco a pouco.
Caso você esteja utilizando ingredientes que você sabe que vai acelerar o Trace tipo o mel, leite, cera de abelha , OE de canela ou cravo, não recomendo fazer esse desconto de água.
Use ácido esteárico
O ácido esteárico é uma ótima escolha para criar uma barra de sabão dura. Usar 1% no total dos óleos já é uma quantidade suficiente para obter um bom resultado, lembrando que vai acelerar o Trace bastante rápido e por isso esteja preparado para trabalhar agilmente.
Use lactato de sódio / sal de cozinha
O lactado de sódio é sal líquido do ácido lático. Saiba mais sobre o lactato de soda aqui.
Usando 1 colher de chá para cada 1/2 kilo de óleo da fórmula, realmente faz maravilhas para endurecer e estender a durabilidade da barra de sabão quando em uso. Principalmente quando a receita tem grande quantidade de óleos líquidos.
Se você não tem o lactato de sódio em mãos, este pode ser substituído por sal de cozinha e a quantidade é exatamente a mesma.
Deixar o sabão sempre seco entre usos
Devido aos óleos hidratantes, um sabão artesanal dissolve mais rapidamente quando entra em contato com a água. Por essa razão, não deixe o sabão dentro de uma saboneteira cheia de água no chuveiro. Após o banho, deixe seu sabonete em um lugar que permita drenar e secar entre usos.
Compre uma saboneteira que permita escoar toda a água e assim ele possa secar completamente e o sabão vai dura muito mais tempo.
Outras opções
1 – Use os restos
Os restinho de sabonete são um pouco chato e difíceis de usar. Por isso é muito comum que muita gente jogue fora . Uma ideia é ter um saquinho para estes restos de sabão e usar como se fosse uma esponja para esfoliar. Deixe esse saquinho pendurado no chuveiro e sempre vai adicionando restos dentro dele. O saco com os restos faz uma espuma excelente e é ótimo para a limpeza com efeito esfoliante
2 – Diluir o sabonete
Sua barra de sabão vai durar muito mais se você diluí-lo. Uma maneira bem simples de fazer essa diluição é :
- Rale sua barra de sabonete e adicione 2 copos de água filtrada para cada 50g de sabão.
- Deixe durante toda a noite e no dia seguinte misture tudo muito bem.
Este sabão líquido “suave” pode durar por muito tempo em um frasco bem tampado. Basta umidecer sua esponja de banho na mistura e aplicar na pele.
Caso seu sabonete tenha ervas, então você terá que adicionar um conservante para prolongar a vida útil do seu “sabonete líquido”. Adicione um colher de chá de vitamina E ou acrescente algumas gotas do conservante cosgard . Óleos Essenciais anti-séptico tipo OE de lavanda ou OE de Tea Tree também é uma opção.
GuardarGuardar