sabonete duradouro

Como fazer um Sabonete Durar mais no Chuveiro

Sempre escutamos que o fator principal para que um sabão artesanal tenha uma maior durabilidade no chuveiro é o tempo de cura.

Além do tempo de cura, existem outros fatores, muito importantes, que devem ser adotados na hora de formular uma receita que vão influenciar e muito que seu produto seja muito mais duradouro no momento de uso.

 

sabonete duradouro 1

 

Um dilema bem comum quando se inicia na fabricação de sabonetes artesanais é tentar fazer um sabonete que dure muito tempo e que não se desfaça tão facilmente no chuveiro.

É muito triste quando colocamos todo nosso esforço, trabalho e ingredientes caros em fazer um lote de sabão e vê-lo desaparecer em apenas algumas lavagens.

Na minha experiência, formular um sabão para ser mais duradouro pode ser perfeitamente fácil quando você segue estes fatores abaixo :

Use óleos duros

Óleos duros são óleos que são sólidos á temperatura ambiente como óleo de coco, óleo de palma, de palmiste, manteiga de cacau e cera de abelha.

Em geral, barras duras de sabão duram mais tempo no chuveiro.  Se você quer que seu sabonete seja duro e dure por mais tempo, você deve dar um equilíbrio na sua fórmula entre óleos duros e óleos líquidos o que seria uma media de 50% óleos duros no mínimo.

Na minha opinião o melhor óleo duro para um sabão de longa duração é o óleo de palma . É um óleo barato, acessível de comprar, gera uma espuma suave e cremosa . A porcentagem ideal é usar em torno de uns 30% do total de seus óleos para dar uma boa barra de sabão dura.

 

usar óleo de palma para sabonete durar mais no chuveiro

 

Infelizmente tem havido muita controvérsia em torno do óleo de palma de origem das plantações da indonésia e Malásia pela desflorestação e causando um enorme impacto ambiental ( extinção de orangutangos). E muitos fabricantes de sabão artesanal optaram em retirar completamente o óleo de palma das suas fórmulas e eu estou de  plenamente de  acordo. Se for comprar óleo de palma averigue a procedência e não compre caso venha destas áreas desprotegidas.

Para substituir o óleo de palma, temos as outras opções e cada uma com sua porcentagem recomendada de uso.  A manteiga de cacau, por exemplo, é um pouco mais cara, mas não deve usar muito, uns 5% a 10% ( mais que isso vai deixar seu sabonete quebradiço) é suficiente e vai aumentar e muito a dureza do seu sabonete. Além disso a manteiga de cacau aporta propriedades condicionadoras a sua barra.

O óleo de coco, excelente opção e um dos melhores óleos para fazer sabonetes . Usar 30% no máximo porque como tem muito poder de limpeza pode retirar toda a oleosidade natural da pele deixando-a bem ressecada.

 Tempo de Cura

Fazer o sabão no processo Cold necessita de um tempo de cura de no mínimo de 4 semanas. No entanto, quanto mais tempo você deixar seu sabão curando, mais suave e duradouro ele será. Se você quer uma barra mais dura, tente deixar curando por 6 a 8 semanas que você vai notar uma grande diferença.

Caso seu sabonete tenha uma grande quantidade de óleos líquidos na fórmula, deve deixar curando por mais tempo. O sabão de castilha, por exemplo , que tem 100% óleo de oliva tem que ter um período de cura de no mínimo  6 meses para que seja um sabonete de longa durabilidade, caso contrário, seu castilha vai durar um par de semanas.

 

tempo de cura 1

 Desconto da água

Desconto da água é quando você reduz a quantidade de água usada na sua fórmula de sabão. Isso quer dizer que as barras resultantes torna-se mais dura muito mais rapidamente durante o processo de cura. Não é uma opção para iniciantes porque diminuir a quantidade de água pode resultar numa mistura extremamente quente, perigosa e você deve estar preparado para trabalhar bem rapidamente.

Se você nunca fez um desconto de água na suas fórmulas, comece com 10% e a medida que adquira prática e saber como vai reagir esse desconto, vai aumentando essa porcentagem pouco a pouco.

Caso você esteja utilizando ingredientes que você sabe que vai acelerar o Trace tipo o mel, leite, cera de abelha , OE de canela ou cravo, não recomendo fazer esse desconto de água.

 Use ácido esteárico

O ácido esteárico é uma ótima escolha para criar uma barra de sabão dura. Usar 1% no total dos óleos já é uma quantidade suficiente para obter um bom resultado, lembrando que vai acelerar o Trace bastante rápido e por isso esteja preparado para trabalhar agilmente.

 Use lactato de sódio / sal de cozinha

O lactado de sódio é sal líquido do ácido lático. Saiba mais sobre o lactato de soda aqui.
Usando 1 colher de chá para cada 1/2 kilo de óleo da fórmula, realmente faz maravilhas para endurecer e estender a durabilidade da barra de sabão quando em uso. Principalmente quando a receita tem grande quantidade de óleos líquidos.
Se você não tem o lactato de sódio em mãos, este pode ser substituído por sal de cozinha e a quantidade é exatamente a mesma.

 Deixar o sabão sempre seco entre usos

Devido aos óleos hidratantes, um sabão artesanal dissolve mais rapidamente quando entra em contato com a água. Por essa razão, não deixe o sabão dentro de uma saboneteira cheia de água no chuveiro. Após o banho, deixe seu sabonete em um lugar que permita drenar e secar entre usos.
Compre uma saboneteira que permita escoar toda a água e assim ele possa secar completamente e o sabão vai dura muito mais tempo.

 

sabão rack para sabonete durar mais no chuveiro

 Outras opções

1 – Use os restos
Os restinho de sabonete são um pouco chato e difíceis de usar. Por isso é muito comum que muita gente jogue fora . Uma ideia é ter um saquinho para estes restos de sabão e usar como se fosse uma esponja para esfoliar. Deixe esse saquinho pendurado no chuveiro e sempre vai adicionando restos dentro dele. O saco com os restos faz uma espuma excelente e é ótimo para a limpeza com efeito esfoliante

 

aproveitar sobras de sabonetes

2 – Diluir o sabonete

Sua barra de sabão vai durar muito mais se você diluí-lo. Uma maneira bem simples de fazer essa diluição é :

  • Rale sua barra de sabonete e adicione 2 copos de água filtrada para cada 50g de sabão.
  • Deixe durante toda a noite e no dia seguinte misture tudo muito bem.

Este sabão líquido “suave” pode durar por muito tempo em um frasco bem tampado. Basta umidecer sua esponja de banho na mistura e aplicar na pele.

Caso seu sabonete tenha ervas, então você terá que adicionar um conservante para prolongar a vida útil do seu “sabonete líquido”. Adicione um colher de chá de vitamina E ou acrescente  algumas gotas do conservante cosgard . Óleos Essenciais  anti-séptico tipo OE de lavanda ou OE de Tea Tree também é uma opção.

GuardarGuardar

25 comentários em “Como fazer um Sabonete Durar mais no Chuveiro”

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Roberta!! retorna sim e nos conta seus resultados.
      Obrigada por comentar

      Abração!!

  1. Boa tarde! Essa matéria diz respeito a sabonetes a base de base glicerinada ou a base de óleo de cozinha usado?

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      oi Fernando,esse artigo se refere aos sabonetes elaborados em Hot e Cold processo ( óleos novos de preferência) .
      outro detalhe… óleos usados são usados para a limpeza e óleos novos para elaborar sabonetes de higiene corporal.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi web hosting, o sabonete de glicerina ja é uma barra de sabão que você pode derreter e dar a forma que quiser e em seguida fica dura. se seu sabonete não está ficando duro é porque você está acrescentando quantidades exageradas de “outros ingredientes” e se não for assim, essa barra não é de boa qualidade.
      Leva em conta que cada ingrediente que você adiciona “a mais” no seu sabonete tem uma porcentagem limite e ultrapassar essa quantidade pode levar a um sabonete impróprio para uso.

      1. GECEANO FREITAS SILVA

        Então, o meu eu faço normalmente e só coloco extratos glicólicos de calendula e camomila, além do óleo de amêndoa. Todos com participação de 1% da massa de base glicerinada que eu mesmo fiz. Mas mesmo assim está ficando mole. Ele seca e enrijecesse, mas não fica duro. Tentei álcool de cereais (acrescentar 4%), tentei sal, mas vou tentar de novo para ver. Se tiver outra dica me diga. Outra dúvida: Quando preparamos a base, há algum demérito iniciar o hotprocess com temperatura muito alta?
        Obrigado.

  2. Doracy Cordeiro

    Eu estou começando, a fazer sabonete artesanal : ele é gostoso cheiroso mais é mole igual a um queijo mussarela,mais não dura muito, eu uso barra glicerinada, faz pouca espuma, você poderia me dar uma dica? Nas minhas receitas uso base glicerinada, essenciais, extrato glicólico, corante ,lauril éter sulfato de sódio e corante ;eu poderia acrescentar algum outro produto que viesse endurecer o sabonete? Fico muito agradecida pela resposta.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      OI Doracy, tenta retirar o extrato glicólico da sua receita . A base de glicerinada jé tem glicerina suficiente e talvez esse extrato glicólico pode estar sendo um excesso no resultado final. Caso continue mole depois de retirar esse extrato, te aconselho que troque de marca da sua base glicerinada.

  3. Boa noite! Faço das palavras da Doracy as minhas. Pois comecei a pouco tempo e uso exatamente o que ela colocou e estou tendo o mesmo problema! Achei o post de vocês para que me ajudasse, mas não consegui muito resultado. Por isso, vim aqui no comentário para saber se alguém está com o mesmo problema que eu e se já havia respondido. Mas ainda não. Agradeço se vocês puderem nos responder.

  4. Gostaria de saber o que posso colocar em minha base glicerinada para ficar mais transparente possível…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima