argilas cosmeticas 4 capa

Argilas no Sabão Artesanal

A argila é um ingrediente maravilhoso e benéfico para adicionar nos sabões artesanais. Ricas em nutrientes, minerais e recuperados organicamente da Terra.
Usado em sabão para barbear, ajuda a navalha a deslizar sobre a pele suavemente. Usado em sabões de uso diário para corpo e rosto, faz uma barra bonita além de proporcionar propriedades únicas.

Propriedades

Existem diferentes tipos de argilas no qual além de dar uma cor toda especial e natural ao sabonete, vai aportar benefícios específicos de acordo com cada uma delas, para uma pele mais saudável

 

argilas cosméticas

 

Algumas das propriedades de um sabão artesanal com argila :
• Ajuda a eliminar as toxinas da epiderme
• Ajuda a controlar a transpiração excessiva
• Ativa a circulação
• Realiza uma limpeza suave em pele com acnes
• Fortalece os tecidos
• Ajuda a combater as rugas
• Absorve a gordura
• Melhora a aparência geral da pele

Que tipo de argila usar

O tipo de argila apta para se usar em sabões artesanais são as argilas para uso em cosmética. Estas argilas passaram por um processo de limpeza onde foi retirado qualquer tipo de impureza que possa prejudicar nossa pele e nosso corpo. Mesmo passando por esse processo de refinamento a argila continua sendo um produto natural.

 

argila cosmetica 5

 

Características

Podemos escolher argilas entre várias cores : cor branca, areia, verde, amarelo, cinza, vermelho, rosa e laranja.
A argila dá ao sabão uma cor opaca e firme. Não desbota e nem migra . Isso quer dizer que o sabão terá uma cor uniforme e estável .
As argilas não “sofrem “ com o pH elevado do sabão preservando suas propriedades e a quantidade a adicionar é de uma colher de sopa para cada 1/2 kilo de massa. Use menos para uma cor mais clara ou mais para uma cor mais escura.

 

sabonetes de argilas

Como usar

Argila extrai a umidade e por isso é importante e muito conveniente dissolver com um pouco de água antes de adicionar á massa de sabão. Essa dissolução é necessária porque, se colocamos a argila diretamente no sabonete, este pode ficar quebradiço ou até mesmo apresentar rachaduras. Mas essa dissolução é somente para o Processo Cold.

 

 

Quando adicionar ao sabão

Argila é muito fácil de incorporar no processo de fabricação do sabão e pode ser usado nas técnicas mais comuns de fabricação de sabão: Base Glicerinada (Melt and Pour)  e processo Cold .

  1. Com a Base glicerinada (Melt and pour ),  dissolva a argila em um pouco de base glicerinada derretida e em seguida misture  com o resto da base toda derretida.
  2. No processo cold depende do seu projeto:

⇒ Se o seu projeto é de um sabão de 1 cor pode acrescentar a argila na solução de lixívia ( água + alcali )  Isso vai potencializar a cor deixando seu sabonete com uma cor mais intensa.

⇒ Se seu projeto é de um sabão com várias cores, divida a massa em partes e adicione a argila no trace leve e misture bem.

3.  No processo Hot, adicione junto aos óleos aquecidos e derretidos e misture bem.

 

 Os tipos de argila e suas Qualidades

  • Argila de Rhassoul :  Usado como sabão de banho. Retira o excesso de óleo, agindo como um desintoxicante.  Usado como shampoo, retira o excesso de oleosidade  e limpa o cabelo e couro cabeludo.
  • Argila Rosa :  Além de dar uma maravilhosa cor de rosa opaca ao sabonete, a argila rosa limpa suavemente a pele dando um toque esfoliante. Ótimo aditivo para sabonete facial.
  • Argila de mar ( barro / lama ) :  A argila de mar, que é o barro seco em pó, é um excelente aditivo detox . Age como um exfoliante  que  retira suavemente as peles mortas. Pode usar a lama que é a outra versão da argila seca.  Veja aqui mais detalhes dos benefícios da lama do morto.
  • Argila verde :  Essa argila é ótima para sabonete fácil para peles sensíveis, inflamada, com rosáceas. Ela extrai as toxinas e impurezas ao mesmo tempo que nutre a pele com os  minerais cálcio, potássio, silício e cobre deixando uma pele uniforme e brilhante.

 

Diferentes tipos de Argilas

 

  • Argila vermelha :  Argila rica em óxido de ferro e ideal para rejuvenescimento da pele. Revigora a pele deixando-a brilhante. Limpa os poros profundamente deixando a pele com um nível normal de oleosidade.  Aliado valioso contra cravos  e espinhas.
  • Argila Branca – caulim : Muito usada em sabão para barbear porque permite o deslizamento da lâmina na face evitando cortes da lâmina. Caulim é boa para peles sensíveis. Veja aqui como fazer um sabão de barbear.
  • Argila Betonita: também muito usada, e até melhor, para saboes de barbear para dar esse deslizamento agradável da lâmina evitando cortes. A Betonita é boa para peles oleosas. Dá um cor cinza ás barras de sabonete.
  • Argila amarela Francesa (caulim) : Argila amarela é rica em minerais como cobre, zinco e potássio e tem poderosas propriedades desintoxicante deixando a pele fresca. É adequado para todos os tipos de pele, mas altamente recomendado para pele oleosa e sensível!

Veja neste artigo aqui , como se elabora um  maravilhoso sabonete com a lama do mar morto.

3 comentários em “Argilas no Sabão Artesanal”

  1. Oi Fabiana tudo bem?
    por favor como acrescentar argila na Barra glicerinada
    e outra pergunta por favor para acrescentar óleos essenciais na Barra glicerinada não tenho balança de precisão
    quantas gotas uso de óleo essencial para cada 100 gramas de barra glicerinado me ajude por favor
    Agradeço muito sua atenção
    abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima