Hoje vou compartilhar com vocês uma receita de sabão para barbear  para dar de presentes aos amigos e familiares masculinos e que  simplesmente vão adoram!  Isso mesmo que vocês leram!!  O sabão de barbear, a navalha e o famoso pincel estão de volta fazendo um enorme sucesso simplesmente pelo absurdo que está ficando o preço destas lâminas de barbear descartável e que não são nada ecológicos e totalmente inimiga do meio ambiente.

Este sabão para barbear dá uma  espuma maravilhosa bastante densa e cremosa, deixa a pele muito suave e agradável e é perfeita para substituir qualquer tipo de creme de barbear sintético.

Características de um Sabão de Barbear

Um sabonete artesanal elaborado para o corpo não é o ideal para fazer a barba porque cada um tem objetivos diferentes. Pode até usar, mais está longe de ser o ideal, porque não irá produzir uma espuma adequada e nem vai dar o deslizamento desejado para que a lâmina deslize sobre a pele e corte o pêlo sem causar cortes indesejados na face.

Isso quer disser que: A fórmula de  um sabão para barbear tem ingredientes e qualidades específicas para poder alcançar o objetivo que é fazer uma boa espuma que seja apta para cortar a barba com facilidade e suavidade.

 

espuma-sabao-barbear-2

 

Um sabão de barbear necessita uma grande quantidade de ácido esteárico  ou de cera de soja  que produz uma espuma densa, cremosa com pequenas bolhas e também necessita uma quantidade pequena de óleos insaturados  para deixar uma ótima sensação de pele macia e hidratada pôs-barba.

Outro ingrediente muito importante  numa fórmula de sabão para barbear é  usar o Hidróxido de potássio  (KOH) em combinação com a soda cáustica ( 60%   –  40%  )  para produzir  um sabão bem mais solúvel em água no qual faz que com poucos movimentos do pincel se forma a espuma desejada.

Mas… nesta fórmula aqui, não usei a potassa porque  não tinha no momento  e também é um processo mais complicado calcular a  porcentagens, de um e de outro,  para a maioria dos que estão iniciando neste mundo da saboaria artesanal. Portanto, está  não é a ” fórmula ideal ” de sabão para barbear que vou compartilhar, mas  não deixa de ser excelente.

Por causa da  grande quantidade de ácido esteárico na fórmula, sabão de barbear tem que ser feit0 no processo hot  ( HP ) porque acelera o trace quase que imediatamente quando se mistura com a lixívia tornando uma pasta densa e muito difícil de manejar, no qual seria quase impossível elaborá-la no processo Cold.

Por favor certifique-se que você está familiarizado com esse método  de fabricação de sabão antes de começar.

 

obter-espuma-sabão-barbear

Fórmula

Escolhi óleos e manteigas que são super delicados e eficientes com a pele como óleo de Abacate, rícino e Karité.   Não coloquei aroma porque o óleo de abacate, por ser completamente virgem, deixa um aroma   delicioso e bem característico.  Mas é totalmente opcional.

Acrescentei fios de seda e argila branca  que dão um textura especial e suavidade ao produto, gera uma camada de proteção e  ajuda no fator deslizante que facilita passar a  lâmina sobre a pele  evitando cortes e marcas na face.

Fórmula de Sabão de Barbear

  • 25% de ácido esteárico
  • 20% de óleo de coco
  • 15% manteiga de Karaté
  • 15% de óleo de ricino
  • 25% óleo de oliva
  • 5% óleo de abacate

colocar a quantidade dos óleos na calculadora  para saber a quantidade de soda a usar mas  não usar a quantidade de água.

  • SUPERFAT  de 4%
  • 60% de água  ( sobre o total dos óleos )  *

* vamos usar uma quantidade bem maior de água para facilitar o manuseio durante a elaboração. Sem esse acréscimo, seria quase impossível misturar os ingredientes adequadamente.

Aditivos

  • 1 “pitada” de fios de seda
  • 1 c/s de lactato de sódio ( para cada 1/2 k de massa)
  • 1 c/s  de argila branca
  • 5% de qualquer fragrância  ( opcional.  Eu não coloquei nesta fórmula)

Procedimento

Vamos fazer este sabão de barbear no PROCESSO HOT. Por favor, MUITO IMPORTANTE  que você esteja familiarizado com esse método de fabricação de sabão antes de começar.

1- Reunir todo o material e pesar .

2- juntar todos os óleos e manteigas e colocar na panela ou Crockpot ( panela de cozimento lento) para que derretam.

 

oleos-sabao-barbear

3- Enquanto derrete os óleos,  fazer a mistura da soda com a água. ( lembre-se que a quantidade de água vai ser muito superior ao que foi determinado na calculadora).

4- Deixar  esfriar a lixívia e adicionar o lactato de sódio.

lactato-de-sodio

5- assim que os óleos/manteigas  derreterem,  separar um pouco deste óleo derretido e, em outro recipiente, dissolver a argila branca muito bem e agregar aos óleos novamente.  Adicionar um “pitada” de  fios de seda e Misturar bem.

argila-branca-fios-de-seda

6 – Muito devagar agregar a lixívia. Aqui tem que ser devagar MESMO porque dependendo da temperatura dos óleos a massa pode subir em 1 /1000 de segundo  e derramar da panela….. e isso é algo que não queremos definitivamente!!  Por isso verter a lixívia bem devagar é realmente crucial!

Neste momento os óleos derretidos vão se tornar, imediatamente, em uma massa densa e é hora de bater continuamente até que se torne maleável novamente e atingir o Trace.

 

oleos-lixivia-sabao-barbear

 

7-  quando atinge o trace é o momento de tampar a Panela ( ou crockpot)  e deixar cozinhando por volta de 1 hora .  Misturar cada 20 minutos .

8- Depois de 1 hora averiguar se a saponificação está completa. Faça o  teste ZAP (ou com fitas de tornassol) e caso ocorrer o ZAP , deixe cozinhar um pouco mais.   Quando já não der o ZAP,  é hora de retirar do aquecimento.

9- Colocar no molde  e deixar por 12 horas.

10-  Cortar e deixar secar por 2 a 4 dias.  Quanto mais tempo deixar secar melhor vai ficando em relação a espuma  e persistencia.

sabao-barbear-barra-f

Espuma

A melhor maneira de  Retirar a espuma deste sabão é colocar dentro de um bowl e ir esfregando o pincel de barbear.  Com uns 15 segundos de fricção vai  sair uma espuma  maravilhosamente  grossa, densa e cremosa comparada aos cremes de barbear.

pincel-bowl-sabao-barbear

observações

  • O ácido esteárico junto com o óleo de rícino são os ingredientes mais recomendados para usar numa fórmula de creme de barbear em alta porcentagem porque favorece que as bolhas se juntem e forme uma espuma densa e cremosa no qual favorece e muito fazer a barba.
  • A argila bentonita é considerada a melhor porque é a que mais  permite o deslizamento da lâmina na face do que as  outras argilas. Mas a argila branca ( caulim) também funciona  muito bem, caso não tenha ou não encontre a bentonita. Inclusive até prefiro o caulim em relação a aparência porque deixa o sabão  branco e a bentonita deixa o sabão cinza. Mas isso tudo é questão de preferências individuais.
  • Os fios de seda também dão uma maior suavidade e delicadeza deixando com uma textura bem especial ao produto final .
  • O lactato de sódio  vai contribuir,  neste processo, fazer que a massa fique bem mais fluída deixando muito mais fácil manusear durante a elaboração, aumenta a cremosidade da espuma  e também é um umectante que ajuda a reter a umidade da pele.
  • Se você quer fazer uma fórmula palma-free  ou vegana é só substituir o ácido  esteárico por cera de soja e retirar os fios de seda.
  • Se gostou deste tutorial esteja completamente a vontade em compartilhar.

12 Comentários

  1. Renato Novas Responder

    Olá, obrigado por compartilhar. Realmente deve ficar muito bom. Por favor, você sabe informar por quanto tempo este sabão pode ficar “guardado”? Qual o prazo de validade de um sabão com esta quantidade de agua?
    Outra pergunta, onde posso encontrar fios de seda para comprar?
    Agradeço a atenção e aguardo pelo retorno.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Renato, realmente o sabão fica muito bom! todos que usaram pedem para repetir e isso é um ótimo sinal. Elaborando o sabão no Hot e pela grande quantidade de ácido esteárico o sabão vai ter uma dureza normal. Não fica aguado para nada. Os ingredientes usados também ajudam a que o produto seja de larga duração ( iodo que não passa dos 47 e o INS 158). Para ter uma maior segurança pode acrescentar vitamina E e o ORA e assim vai ter certeza que pode durar mais de 1 ano. Os fios de seda eu compro numa loja online da inglaterra ( Gracefruit) . Mas posso te garantir que você pode cortar um pedacinho da roupa de seda ( se tiver claro!) que não usa mais e ela derrete com a lixívia. A quantidade é tão pequena ( 0,5g para cada Kilo de óleo) que pode até cortar a bainha de uma camisa. Mas tem que ser seda pura! A seda vai dar uma textura especial no sabão sendo de barba ou outro qualquer. abss

  2. Show de bola, fico encantada com as técnicas e substâncias que se misturam harmonicamente para o bem de nossa pele!

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      oi Denise, sim!! alquimia que mistura a arte com a química. Deliciosamente prazeroso !! abss

  3. Poderia dar a receita com soda e indicar um substituto para os fio de seda? Grata.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Adriana, essa fórmula acima é com soda…. e a seda é um aditivo opcional só para acrescentar valor mas pode retirar sem problemas. abss

  4. Boa noite,
    Se eu quiser fazer com o blend de lixívia, 60% / 40%, é só calcular 100% de soda e fazer as proporções a partir daí? O restante do procedimento continuaria igual? Se eu quiser fazer com uma textura cremosa posso diluir e bater pra aerar depois de saponificado? Pode? Daria certo?
    Se puder me auxiliar nessas dúvidas, te agradeço muito pq essa semana tenho feito alguns testes, e apesar de acertar na consistência com 83% / 17% ficou com pH muito alto. Obrigada.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Cintia, esse blend de lixivia, potassa e soda ( 60% / 40% ) vai criar uma barra bem suave e muito fácil de fazer espuma. Para uma barra bem mais cremosa, diminua a soda e aumente a potassa numa proporção de 75% / 25%. Para fazer os cálculos, faça separado, calculando a quantidade de agua para a potassa e a quantidade de água para a soda mas depois pode juntar as duas águas destilada em um só recipiente e adicionar bem devagar a potassa e quando esta estiver bem dissolvida adicione a soda. o resto do procedimento fica igual. O ph alto pode ser um erro nos cálculos. Faça e refaça para ver se coincidem. abss

  5. Adilson de Souza Santos Responder

    Eu vejo que tu tens conhecimento muito grande em saponificação,por este motivo venho te chatear um pouco fora do assunto espuma de barbear que chega muito próximo do elemento que estou buscando para produção de blocos isolantes térmicos para usos em churrasqueiras,lareiras,fornos de cerâmica,fornos de artesanatos,etc. Eu preciso preparar uma pasta com argila cerâmica e misturar espuma para criar bolhas de ar nesta massa e depois de seco este bloco vai ser queimado a temperatura de cerâmica vermelha. Te cumprimentando pelo belo trabalho e completando minha solicitação veja por favor a possibilidade do uso de elementos mais baratos para este processo,que é para uso industrial e em escala considerável.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Adilson, agradeço sua atenção mas infelizmente não consigo entender no que posso ajudar.

  6. Olá, o ácido esteárico é adicionado em qual parte do processo? Vi que ele pode se substituído por cera de soja, poderia ser por cera de carnaúba também?

Escreva um comentário