Que tal começar o ano agradando e tratando  bem o nosso corpo!!  Afinal é ele que aguenta os trancos e barrancos de tudo que fazemos durante todo o ano.

Pois  estas bombas de banho são um verdadeiro luxo para um banho bem relaxado e ao mesmo tempo  revigorante.

 

 Bombas de banho é um projeto delicioso, divertido  e muito fácil de fazer mas necessita um pouco de prática para alcançar o resultado desejado. Se não houver uma mistura  correta dos ingredientes, a bomba de banho pode esfarelar, desmoronar e não ter as lindas e gostosas  efervencência que desejamos.

Estas bombas de banho consiste basicamente em bicarbonato de sodio e ácido citrico.  Quando estes dois ingredientes são unidos adequadamente e introduzidos num líquido, causa uma reação que libera um gás (CO2)  e com isso produz várias bolhinha juntas . Essa reação é a efervescência.

 

A fórmula básica das bombas de banho segue uma proporção padrão de 2 partes de bicarbonato de sódio para 1 parte de ácido cítrico para a parte seca e uma pequena quantidade de líquido para umedecer e unificar. Esse líquido geralmente é um alcool, mas podemos colocar óleos ou manteigas para adicionar benefios para a pele e aromas e cores para para fazer bombas mais personalizadas.

Vou te mostrar o passo a passo de como fazer estas  divertidas  bomba de banho .  Muitas pessoas não tem banheira em casa por isso fiz essa versão mini que serve para fazer um maravilhoso escalda pés.

Nada melhor  para um final de dia tenso, colocar os pés numa bacia  de água morna e simplesmente jogar uma bombinha destas. Você vai se sentir relaxado, longe das preocupações e seus pes vão ficar super suaves, cheirosos e eternamente gratos. Um  Paraíso!

Você vai precisar:

  • 1 copo de bicarbonato de sódio
  • ½ copo de ácido cítrico
  • 1 c/sobremesa de óleo ( usei o de Ricino)
  • 20 gotas de OE de lavanda
  • corante alimentício ou de sabão
  • Alcool 99%

Materias

  • Recipiente grande
  • Molde da sua preferência
  • Par de luvas
  • plástico filme

Assim Que faz

Passo 1 : juntar ingredientes secos

Adicionar o bicarbonato de sódio com o acido cítrico em um recipiente grande.

 

Passo 2: Misturar 

Misture muito bem! Melhor fazer com as mãos assim você vai desfazendo os aglomerados. Use luvas.

 

Passo 3 :Adicionar cor 

Comece a adicionar o corante (líquido ou pó)  e vai misturando com as mãos entre gota e gota . Vai “quebrando” as bolinhas de pó de corante que vai se formando para dissolver o máximo possível. Continue adicionando até obter a cor desejada. Leve em conta que se adicionar muito pode colorir sua banheira ou bacia.

 

Passo 4 : Adicionar o óleo

Adicione o óleo de rícino. Escolhi este óleo por ser altamente hidratante e tem propriedades anti inflamatoria mas você pode escolher o que mais gostar.

 

Passo 5: Adicionar aroma

Agora que a cor e o óleo estão completamente misturados, adicionar o OE de lavanda. Aqui também, a quantidade é pessoal e depende do gosto de cada um. Eu adicionei 20 gotas.

Passo 6: Conseguir a consistência

Verifique a umidade da sua mistura. Se ainda está muito seca e em pó vai adicionando alcool em spray. Borrifa 1 vez e misture bem.  A consistência deve ser igual a areia molhada.  Aperte um pouco com mãos para ver se está compacta e firme. Isso significa que ficará firme no molde também. Muita atenção para esta etapa porque se ficar muito úmida, a massa pode entrar em efervescência prematura e isso é tudo que não queremos.

 

Passo 7 : Encher o molde

Encha a cavidade do molde completamente com a misture e pressione com os dedos.

 

Passo 8: Deixar Secar

Deixe no molde por umas 2 horas para secar e endurecer. Depois é só  desmoldar e deixar  secar por mais 24 horas. Como minha região é muito úmida, deixo secando debaixo de uma caixa de acrílico para se proteger da umidade do ar.

 

Passo 9 : Embalar e disfrutar

Envolver com cuidado em  plástico filme e embalar.  Pronto sua bomba de banho pronta para uso!

 

Armazenamento

A umidade do ar é o inimigo nº 1 das bombas de banho.

Se  você vive num local onde chove muito e tem bastante umidade tem que tomar o dobro de cuidado.

As bombas de banho deixadas ao ar livre vão absorver essa umidade do ar e reagir causando a efervencência prematura e isso significa : trabalho arruinado.

O ideal é deixar que endureça no molde por umas 3 horas.  Retirar do molde e deixar secar por 24 horas protegidas dentro de uma caixa de plástico fechado.  Apos este tempo deve cobri-lá  imediatamente com plástico filme e embalar a maneira que mais te agrada.

Validade

O bicarbonato e ácido cítrico, quando destampado e com o passar do tempo  vão perdendo o efeito burbulhante.  o ideal é usar estas bombas de banho em um prazo de 6 meses.

 

 

5 Comentários

  1. Boa tarde, tudo bem? Adoro seu site e todas as dicas que encontro aqui! No entanto estou co um probleminha, não consigo desenformar as bombas sem quebra-las, existe algum truque? Muito obrigada

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Mariana, a formula de sua bomba deve ter algum erro ou você nao está apertando adequadamente dentro do molde.

  2. MAYARA LOPES DA SILVA Responder

    Olá,boa noite…
    A bomba pode ser utilizada em banho corporal também? Como na banheira por exemplo?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Mayara, pode sim. E sua pele sai maravilhosamente macia depois do banho

Escreva um comentário