As rosas podem oferecer inúmeros benefícios e propriedades ao nosso corpo, pele e espírito e todas estas maravilhas você pode ver neste artigo aqui.
E com tantos beneficios assim é impossível não fazer um sabonete de rosas.

 

rosas-sabonete-petalas-secas

 

Este maravilhoso sabão foi elaborado com ingrediente simples mas de excelente qualidade:

O óleo de oliva, como óleo base, que vai dar o condicionamento cutâneo  junto com a cremosidade da manteiga de karité que além de nutrir á pele  vai dar dureza na barra. O óleo de babaçu e rícino vão proporcionar uma espuma espessa com muitas bolhas e o extrato de rosas vermelhas que tem propriedades regeneradora da pele e curativas ( antibacteriana, antiinflamatória  e antioxidante)

 

sabonete-rosas-ingrediente

Abaixo deixo uma fórmula de um sabonete de rosas, não de todo natural  (usei a mica rosa para dar cor) mas com ingredientes de excelentes qualidades, fácil de encontrar e acessível a todos.

Fórmula:

Os óleos estão em porcentagem para você poder fazer a quantidade que desejar.

  •  50%  óleo de oliva
  • 24%  óleo de babaçu
  • 11%   manteiga de karaté
  •  10%  óleo de rícino
  •  5%   extrato oleoso de rosas vermelhas ( feito com óleo de girasol)

Aditivos :

  • 2 colheres de chá de mica rosa
  • 5% OE de palmarosa e Gerânio ( opcional)
  • 1% de vitamina E (antioxidante)
  • 0,5% de óleo Resina de Alecrim (antioxidante)
  • pétalas de rosas secas sobre a massa

características

  • superfat : 5%
  • concentração da água : 30%

 

Observações e Dicas

 ⇒ AROMA:

Dar aroma a esse sabão de rosas pode ser um pouco problemático se quer um sabonete 100% natural. O OE de rosas é um dos mais caros que existem e utilizá-lo para elaborar um sabonete pode ser algo inalcançável para 99% da população mundial. É melhor deixar esse precioso líquido para fazer cremes corporais ou faciais que assim saberemos com certeza que vamos ter suas propriedades garantidas.

Outra idéia é usar outros OE que podem substituir perfeitamente, como os que utilizei nesta fórmula, que sã0 os  OE de palmarosa e OE de Gerânio que  tem o aroma bem parecido ao de rosas devido a grande quantidade de geraniol, princípio ativo da planta e também são bem mais acessíveis.

Podemos usar também o extrato oleoso ou glicólico que com eles vamos obter um perfume bem suave e ligeiro a rosas diria que quase imperceptível.

Para quem gosta de aromas mais fortes a saída é usar as essencias sintéticas que são , algumas, excelentes mas seu sabonete não vai ter o certificado de 100% natural.
A decisão final é sua.

óleo-essencial-sabonete-rosa

 

⇒ COR:

Quanto á cor, mesmo que seu extrato ou infusão tenha uma cor granada forte ( rosas vermelhas claro! ) Essa cor não vai prevalecer e seu sabão vai se tornar branco depois da cura.  Mesmo que faça seu sabonete substituindo o óleo base por esse extrato a cor não vai ficar rosa. Seu sabão pode ficar com uma tonalidade  amarronzado clarinho. Isso acontece porque a cor se degrada com o contato agressivo com a base alcalina.
Para uma cor natural o ideal é adicionar argila rosa e para uma cor que não seja natural mais que seja  forte, mais vibrante  a mica ou corantes artificiais são a escolha correta.

sabonete-rosas-mica-rosa

 

Agora, o próximo passo é colocar a quantidade dos óleos que você quer na calculadora online para saber a quantidade exata de soda cáustica e água que deve inserir na fórmula.

Vista seu uniforme de proteção e Mãos á obra!!

6 Comentários

  1. Olá, amei as dicas, vc diz que pode ser usado extrato glicólico, esse é o mesmo que se usa em base glicerinada? Pode usar ele em cold?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Sim que se pode usar extrato glicólico e oleoso no COLD PROCESSO.

Escreva um comentário