A primeira coisa que fazemos quando pegamos num sabão é cheirar. O aroma é a “carta de apresentação” do sabonete e quase 100% das vezes compramos pelo cheiro. Quando fazemos nossos sabonetes em casa além das propriedades super maravilhosas podemos ter total liberdade de colocar o cheiro da nossa preferência.

Muitas vezes deparamos que quando terminamos de fazer o sabão este não tem quase cheiro nenhum ou em pouco tempo desaparece completamente. Porque isso acontece? porque as vezes o cheiro do sabonete não dura nada ou nem mesmo um mês? Para isso existem várias respostas e depende do ingrediente que você colocou para dar o aroma.

calendula

Usar óleos essenciais para perfumar o sabonete é a melhor opção porque além de dar um delicioso cheiro, verdadeiro e natural ele fornece beneficios físicos e psicológicos …. Por exemplo, o óleo essencial de lavanda dentro de um sabonete, no plano físico, vai ajudar no alívio de feridas e problemas na pele….e no plano psicológico tem propriedades calmante e relaxante .

Por ser um produto caro, temos que saber muito bem como colocar esses óleos essenciais na nossa fórmula para que o aroma possa se fixar por muito mais tempo .

cheirar-oleo-notas

A principal causa que o cheiro acaba, desaparece no sabonete é a evaporaçao deste óleo essencial. Uns óleos essenciais são altamente voláteis e evaporam muito rápido enquanto outros  são muito mais lentos de evaporar e por isso tem longa duração e atuam como fixadores.

É por esse detalhe da evaporação que temos que escolher muito bem o que e como podemos adicionar  dentro da nossa fórmula para não ter futuras frustações com os resultados.

Para lograr que o aroma que colocamos não acabe de um dia para outro temos que fazer misturas com estes óleos essenciais. Temos que misturar os que evaporam muito rápido com os que evaporam mais lentamente e assim esses últimos vão fixar os primeiros. Essa mistura é chamada de “fragrância” ou “perfume”.

Para saber fazer uma fragrância que vai ser duradoura, temos que ir mais profundo no conhecimento dos
óleos essenciais. Aqui vou dar uma ligeira explicação deste mundo fascinante que são os óleos essenciais.
Os óleos essenciais são classificados por notas, como as notas musicais.

notas-oleo-essencial⇒Nota Alta
⇒Nota media
⇒Nota Baixa

  •  Notas altas : são os que evaporam mais rápido e portanto duram muito menos no seu sabonete
  • Notas medias:  tem um tempo intermediario de evaporação. Considerado o coração da fragrância e corresponde grande parte dos óleos essenciais
  • Nota baixa : as que demoram mais em evaporar portanto preservam o cheiro por muito mais tempo
    no seu sabão.

 

Para lograr que a fragrância do seu sabonete dure muitissimo mais tempo você terá que fazer misturas entre estas notas de uma maneira proporcional. Isso quer disser que é muito conveniente que você faça uma misturas com os óleos essenciais.

misturando-oleos-essenciais

Pessoas habituadas a fazer  essa prática, costumam dizer que uma fórmula equilibrada seria :

⇒nota alta: 15 a 25% da mistura
⇒nota Media: 30 a 40% da mistura
⇒nota baixa: 45 a 55% da mistura

Ex: Uma mistura que tenha:  3 gotas de Lavanda (nota alta) ,
4 gotas de cipreste (nota Media)
5 gotas de yang yang (nota baixa)

Se fazemos uma mistura harmônica entre estas notas, o sabonete não vai precisar de nenhum tipo de fixador artificial ou natural  porque as notas baixas vão fazer este trabalho de fixador do aroma perfeitametne.

Além desta mistura equilibrada entre os  óleos essencias podemos colocar fixadores naturais para preservar o aroma como:

⇒Tintura de benjoin
⇒Tintura de almíscar
⇒Raiz de lírio.

Veja aqui alguns exemplos de óleos essenciais e suas notas.

quadro-notas

Este é um tema vastíssimo e super interessante porque além de dar uma maior durabilidade de aroma aos  sabonetes,  fazer mistura equilibrada de notas dos óleos essenciais nos  proporciona encontrar uma frangrância ideal ao nosso sentido

Veja aqui alguns exemplos de combinações  que eu particulamente gosto muito! Não foram formuladas por mim mas fiz e adorei o resultado! São para 1 quilo de sabão ( +- 700gr de óleos )

  • Exemplo de fragrância 1 

-canela 8gr
– limão 15gr
– Laranja 15gr

  • Exemplo de fragrância 2

– cravo 9gr
– citronela 9gr
– eucalipto 9gr
– menta 3gr

  • Exemplo de fragrância 3

–  Benjoin 10gr
– Eucalipto 10gr
– Tomillo10gr

Você já fez alguma mistura com óleos essenciais? Conte aqui como foi sua experiência!

40 Comentários

  1. Eliete alves de oliveira Responder

    Nossa adorei era isso que faltava para mim.
    Adorei essas informações

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Eliete! que bom que vai ser útil para você .
      Obrigada por comentar.
      abss

  2. Cristina Paz Responder

    Olá,
    Gostei muito de suas dicas.
    Como faço a transformação de gramas em gotas? Qual proporção?
    Grata.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Cristina,a quantidade de gotas por grama depende da densidade do líquido e também do tamanho do buraco do conta gotas.
      Em geral, Líquidos “tipo” água seria em torno de 20 a 30 gotas para cada grama. os óleos que tem uma densidade maior seria em torno de 15 a 20 gotas….mas repetindo, tudo é relativo!!

  3. Mônica Reis Responder

    Amei essa dica.
    Só gostaria de saber se 1 gota corresponde a 1gr. É isso?

    • Mônica Reis Responder

      Desculpa, só vi agora que tem uma pergunta parecida com a minha.
      Então pelo que entendi, pode ser usado de 15 a 20 gotas para um quilo. É isso?

      • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

        Oi Mônica, uma grama corresponde ( mais ou menos ) a 20 gotas.
        Para um sabonete cheirar bem o ideal é colocar de 3 a 5% do peso da fórmula. Então se seu sabão tem um 1 quilo você deve colocar 3 a 5 gramas de essência . A quantidade depende do seu gosto….3gramas para um cheiro mais fraco e 5g para um cheiro mais forte.

    • Os óleos tem densidade menor que a água na verdade, sendo assim, teria que ter mais gotas do que a água para constituir 1 grama. Lembrando que os óleos em geral são mais leves do que a água.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Marcia, a Lavanda é um dos aromas que poderíamos dizer que está entre-meios. Pode ser classificado como nota alta ou média. O mais adequado é usar como nota média.

  4. O Site é muito interessante e entusiasmador mas gostaria de saber se vender sabonetes artesanais nos dar um lucro bom. pois estou a procura de algo que me ajude a ter uma renda extra. Aguardo retorno e desde já agradeço.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Fernanda, ter boas vendas depende do produto que você vai fazer. Se o produto for bom, bem feito com suas propriedades adequadas voltado para seu público, pode ter certeza que você terá bons lucros.

  5. exatamente o que eu queria, tentei fazer outro dia mas não deu muito certo não, vou seguir suas dicas obrigado

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Legal que te ajudou Liandra. Mas além de seguir todas as dicas você deve saber se a essência ou Óleo essencial que usa é de boa qualidade.

  6. Onde consigo comprar raiz de lirio ou tintura de Benjoim ou almíscar? Encontrei a tintura de Benjoim mas e a mesma vendida pêra hospitais?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Gilka, a tintura de Benjoin, você encontra em farmácias. Raiz de lírio ou almíscar você deve procurar na web em lojas especializadas em produtos de cosmética.

  7. Rodrigo Figueiredo Responder

    Muito esclarecedor! Sabe me indicar onde consigo uma tabela de notas completa? Não achei nada tão informativo na internet!
    Obrigado desde já!

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Vou Montar uma tabela de notas e coloco aqui no Blog Rodrigo. Aguarde ok!

  8. Olá, tudo bem? Como faço para utilizar a tintura de benjoim, quantas gotas ou mL preciso usar?

  9. Oi bom dia eu tô que entra no ramo dos sabonete mas tô precisando tabela eu mesmo vou fábrica mas eu não sei como calcular os preços pode me ajudar por favor

  10. Tenho super interesse em fabricar sabonetes , naturais e com essências sintéticas

  11. Nossa super útil, eu estava fazendo sabonete aqui com óleo essencial de lavanda e me perguntando pq o cheiro não fixava tão bem rs valeeu

  12. MARCELY FLORENTINO DE OLIVEIRA RIBAS Responder

    Boa noite. Qual quantidade dos fixadores devo usar.

  13. Bom dia! Fiquei com uma dúvida, meu interesse é em saboaria natural no método hot processo, fiz a inscrição no curso de vocês e o boleto de pagamento é até hoje, porém gostaria de saber se esse curso de 19,99 que eu me inscrevi, se tb ensina no método hot, aguardando resposta.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Lúcia, não existe curso de 19,90…. poderia dizer onde viu isso por favor??

  14. Quanto devo utilizar para 1 kg de sabonete de tintura de benjoim, almíscar ou raíz de lírio?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Francine, a tintura de benjoim o ideal é 10% sobre o total de óleos essenciais. Raiz de lírio é para fixar aromas de perfumes nunca usei em sabonetes. E o almíscar também não uso como fixador.

  15. Carlos Speglich Responder

    Boa tarde. Existe algum fixador que seja nativo da flora brasileira?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Carlos, fixador nativo da flora? não conheço. Existem truques para fixar o cheiro por mais tempo mas não conheço nenhuma planta que tenha esse poder.

  16. Olá, faço sabonetes com base Glicerinada . Para 1 k de Glicerina posso colocar 20 gotas ou 30 gotas de óleos essenciais variando com notas altas, baixas e médias?
    Grata,
    Amei esse site!!!

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Você pode colocar até 6% do total da massa de essências ou óleo essencial dependendo da qualidade e intensidade do produto. 20 a 30 gotas corresponde a mais ou menos 1g e isso me parece muito pouco.

Escreva um comentário