Sabonetes de café – Elimina mau cheiro e ajuda ao combate à celulites.

Se você gosta de café e se delicia com o aroma, então esse sabonete é para você. O café é uma delicia que desperta nossos sentidos e nos dá energia.

Está demonstrado que um consumo regular desta bebida pode prevenir doenças neurodegenerativa como o Alzheimer.

Além de ser excelente por dentro, faz bem por fora também. É um excelente aliado da beleza corporal e da estética: Tem propriedades anticelulites onde os grãos moídos ou até mesmo a borra do café, ao raspar a pele, produz um efeito exfoliante e estimula a circulação sanguínea e também combate maus cheiros como o chulé e o forte cheiro de cebola e alho das mãos.

Com tantos benefícios assim não nos resta alternativa em fazer nosso próprio sabonete artesanal de café.

sabaocafe2

Nesta fórmula vamos usar uma infusão forte de  café substituindo a água  e também vamos usar a borra de café para dar um efeito exfoliante para a pele.

 

sabaocafe3

 

Este sabonete é ideal para o banho diário, dando massagens circulares onde tem celulites como os quadris, nádegas, abdômen, ou em todas as áreas do corpo. Tenha cuidado ao usar no rosto, ele pode ser um pouco agressivo para esta pele delicada. Após o uso, enxaguar com abundante água e secar com movimentos ascendentes para melhorar mais ainda a circulação.

Este sabonete de café também ajuda a eliminar o mau cheiro do chulé. Pode ter certeza que se passar  com regularidade esse desconforto vai desaparecer.

Outro mau cheiro que elimina instantaneamente é o de cebola e alho deixado nas mãos  quando picamos estes vegetais. É tiro e queda. Lavou com esse sabonete e suas mãos ficam com um delicioso olor a café.

Além das propriedades do café, acrescentei nesta fórmula o óleo de Palma para dar  dureza e maior  e com isso uma maior durabilidade ao sabonete.  O óleo de coco para dar uma espuma abundante e o óleo de rícino para dar uma sensação  cremosa deliciosa ao passar no corpo e gerar uma espuma espensa e cremosa.

Para fazer esse sabonete você deve seguir os passos do Processo Cold. Caso não saiba como se realiza esse processo, dá uma olhada AQUI.

Realmente vale a pena fazer esse Sabonete Artesanal de café ! E você?!!  já experimentou fazer um destes em casa ?   Deixe aqui seu comentário e conte pra gente como foi …..

sabaocafe4 sabaocafe5

23 Comentários

  1. Olá
    Eu percebo que vc usa oleo de palma e palmiste em todas as receitas. Eu por uma questão ecologica o risquei totalmente da minha lista. Entretanto, em uma de suas publicacoes sobre substituicoes, vc havia dito q poderia ser feito pelo de coco, o problema é que este é de praxi na minha utilização. Poderia eu fazer uma base so com FATs coco, cacau, manga, oliva, karite ( que são as que eu já tenho)

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Olá Fátima, antes de substituir o óleo de palma de uma fórmula você deve saber “o porque” que ele esta lá e “o que” este óleo vai aportar no resultado final do sabão. Manteiga de karite, manteiga de cacau, sebo, banha, óleo de coco e óleo de babaçu são opções ótimas de óleos duros. Lembre-se que cada óleo tem um determinado porcentagem a ser usado e que não devemos ultrapassar esse limite. A base que você sugere está muito bem e usando na quantidade correta, pode dar um sabonete muito bem equilibrado.

      • Obrigada pela resposta. Em breve farei o curso…estou muito animada com os sabonetes e estou amando o seu trabalho do blog. Sem duvida foi o meio mais esclarecedor que eu encontrei falando sobre o assunto.

  2. Nuncia Pinto Cabral Responder

    Boa tarde, amei conhecer o seu blog,estou interessada em fazer sabonete artesanal,estou em faze de pesquisa estou amando os estudos,em breve vou adquirir o seu livro.Obrigado.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Heloisa, no texto está escrito os ingredientes que foi usado nesta fórmula. É só você decidir a quantidade que quer fazer, colocar na calculadora online e pronto!!

  3. Oi. Eu não gostaria de usar soda cáustica nas minhas fórmulas… como faço pra substituir? Estou entrando agora nesse “mundo”

    • Não existe sabonete sem soda cáustica. Mas depois do processo de saponificação ela não existe mais no produto final. Não te preocupa. Eu também tinha esse medo quando comecei a estudar, mas realmente não existe como fazer sabão/sabonete sem.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Danika, é impossível fazer sabonete artesanal no processo cold e Hot sem uma base alcalina ( soda ou potassa) a única substituição seria pelas cinzas de madeira que não é nada fácil a elaboração. Outra opção para não manusear a soda cáustica é a base glicerinada. Mesmo que ela tenha sido feita com a soda cáustica, é uma base pronta para uso e só acrescentar os aditivos como aroma e cor.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Paolla, Os ingredientes já estão escrito no texto. É só você acrescentar a quantidade que quiser de cada óleo, colocar na calculadora para obter a quantidade de soda e água. abss

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Alessandra, substituição de óleos se pode fazer desde que faça o recalculo da base alcalina. Mas… a substituição é quando você troca um óleo com certa propriedade por outro óleo que vai aportar a mesma propriedade. Nesta receita, o óleo de ricino vai aportar cremosidade e uma espuma densa. O óleo de rosa mosqueta não dá essas propriedades ao sabonete. O que você fez foi uma outra fórmula e não uma substituição de óleos. abss

  4. Olá, posso fazer a receita de sabonete de café com a base Glicerinada?
    Obrigada!

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      São duas técnicas diferentes. A fórmula do site é fazendo o sabonete desde o zero e a base glicerinada já tem toda a base pronta e só tem que adicionar aditivos.

  5. Posso adicionar óleos na produção de sabonete com base glicerinada no hot process? Ou não é recomendado?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Vanessa, não entendi sua pergunta… você quer elaborar sua própria base glicerinada … é isso?

  6. Oi gostaria de saber um site aonde compro a materia prima, pra fazer os sabonetes e shampoos , e tmb tenho interesse em comprar a revista de sabonetes a após compro tb a de shampoo sólido , mas preciso de um telefone seu pra contactar a respeiro de quando fizer a compra caso algo de errado .;(correio)

Escreva um comentário