Manteiga de murumuru é uma verdadeira maravilha da Amazônia que pode recuperar a umidade e elasticidade natural da pele.  E nos cabelos, por ser um excelente emoliente e altamente nutritivo, deixa os cabelo hidratados e sem frizz.

Neste artigo AQUI  eu falo de todos os benefícios  e utilidades da manteiga de Murumuru, nos mínimos detalhes.

A Manteiga de Murumuru é uma solução natural para cabelos secos e danificados. Murumuru penetra no seu cabelo, alimentando-o e reparando-o de dentro para fora. Ele bloqueia a umidade, tornando o cabelo forte e saudável.

Essa manteiga da Amazônia deixa o cabelo altamente suave com brilho e sem deixar os fios pesados com aparência oleosa.

Lidar com cabelos com frizz é bem incomodo e difícil e por isso é incrível quando se descobre algo que pode domar, reparar e fazer o seu cabelo brilhar ao mesmo tempo! E essa é a manteiga de Murumuru. 

shampoo sólido manteiga de murumuru

Shampoo sólido para cabelos secos e danificados

Shampoo sólido é uma pastilha elaborada com tensoativos derivados de produtos naturais que tem o PH de acordo com os fios capilares.  Isso quer dizer que esse shampoo vai fazer a limpeza adequada sem agredir seu cabelo.  Além desta limpeza eficaz,  essa pastilha está carregada de aditivos que vão alimentar e nutrir seu cabelo deixando-os super soltos e brilhantes.

Shampoo Sólido é diferente de shampoo em barra.  O Shampoo sólido que é uma pastilha,  é elaborado com tensoativos derivados de naturais que são produtos aceitos na cosmética artesanal e natural . Se você quer aprender a elaborar essas maravilhas para o cabelo, VEJA AQUI 

Shampoo em Barra são elaborados com óleos saponificados em diferentes tipos de técnicas: Cold, Hot, Rebatch e base glicerinada e  você pode aprender a fazer esses sabonetes artesanais e naturais  desde o zero AQUI.

shampoo sólido

O shampoo sólido com manteiga de murumuru – Ingredientes –

Manteiga de murumuru

Manteiga de Murumuru é um emoliente altamente nutritivo e hidratante para o cabelo. Forma uma camada de proteção fina  nos fios capilares e por isso essa manteiga tem a capacidade de proteger os cabelo de maneira que pode substituir perfeitamente o silicone sintético em formulações naturais.

Veja  AQUI: TODAS AS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA MANTEIGA DE MURUMURU

óleo de jojoba

A composição do Óleo de jojoba é extremamente parecido com o sebo do couro cabeludo. Por essa semelhança, o couro cabeludo absorve completamente o óleo de jojoba, da mesma forma que o sebo natural!  Isso significa que o óleo de jojoba reabastece o sebo no couro cabeludo se estiver esgotado, mas não deixa resíduos gordurosos ou obstrui os poros. Um excelente produto, para cabelos secos e também para os oleosos.

Óleo de jojoba trata cabelos secos e caspa, elimina o frizz e adiciona brilho e maciez ao seu cabelo.

óleo de coco

O óleo de coco é rico em antioxidantes e possui propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas. Quando usado no cabelo, melhora a saúde do couro cabeludo, combate infecções e fungos, ajuda no crescimento do cabelo, ao mesmo tempo que adiciona volume e brilho

Inulina

A inulina vegetal é geralmente extraída da raiz da chicória, mas também está presente em outros tipos de cereais e vegetais, como alho, cebola, trigo, espargos, alcachofra.

É um excelente hidratante para o cabelo. Deixa um efeito suavizante, além de atuar como um condicionador natural não-iônico do cabelo que ajuda a restaurar a fibra capilar.

ingredientes shampoo solido

Óleos essenciais

Existem diferentes tipos de óleos essenciais que ajudam no tratamento de cabelos secos, danificados e com frizz. E esse foi o “blend” que eu usei . Além das propriedades maravilhosas dos OEs, deixam um cheiro maravilhoso!

OE de Laranja : Não só irá ajudar a fornecer hidratação extra ao seu cabelo, mas também irá ajudar a eliminar as impurezas e torná-la mais suave e brilhante

OE de Lavanda: O óleo de lavanda tem propriedades antimicrobianas  e fúngicos. Alguns outros benefícios do óleo de lavanda são a sua capacidade de acalmar o couro cabeludo e curar a pele seca.

OE de Ylang ylang: O óleo de ylang-ylang é ideal para pessoas com couro cabeludo seco, pois pode estimular a produção de sebo. A falta de oleosidade e sebo natural torna o cabelo seco e quebradiço, o ylang-ylang pode melhorar a textura do cabelo e reduzir a quebra dos fios.

shampoo sólido de manteiga de murumuru

Elaboração do shampoo sólido

Nesta fórmula eu usei os tensoativos SCI e SLSa por serem os mais suaves para os cabelos secos e danificados, são tensoativo  derivados de naturais. São suaves e biodegradável, derivado do óleo de coco.

A fase oleosa é a que vai nutrir os cabelos, usei a manteiga de murumuru, o óleo de coco, óleo de jojoba, pelas propriedades acima citadas e também acrescentei o BTMS que é uma cera emulsionante com propriedades de desembaraçar  ( muito usado em condicionadores.)

Como ativos, adicionei  a inulina e os óleos essências.

Nesta fórmula, por não ser a base de água, não seria necessário um conservante. Mas como o shampoo vai ficar em um ambiente com muita umidade e vai ser muito manipulado com a água o melhor é prevenir e por isso acrescentei um conservante geoscard 221.  Esse conservante é Permitido pela ECOCERT em cosméticos com certificado orgânicos e ecológicos. Tem aprovação global, inclusive do Japão e não é testado em animais….. tudo de bom !

Para elaborar o shampoo é necessário unir todos esses ingredientes com uma porcentagem equilibrada, deixar secar por 3 a 1 semana e pronto para usar!

Para aprender a fazer esse maravilha para seus cabelos dê uma olhada AQUI.

E você ?  já usou a manteiga de murumuru nos seus produtos?  Adoraria saber sobre sua experiência.

2 Comentários

  1. Fátima Escapeti Responder

    Olá!
    Não encontrei como elaborar o shampoo sólido.
    Vcs falam para clicar no AQUI e não aparece a receita, a formulação!

Escreva um comentário