Manteiga de murumuru é uma verdadeira maravilha da Amazônia que pode recuperar a umidade e elasticidade natural da pele. E nos cabelos, por ser um excelente emoliente e altamente nutritivo, deixa os cabelo hidratados e sem frizz.
Neste artigo AQUI eu falo de todos os benefícios e utilidades da manteiga de Murumuru, nos mínimos detalhes.
A Manteiga de Murumuru é uma solução natural para cabelos secos e danificados. Murumuru penetra no seu cabelo, alimentando-o e reparando-o de dentro para fora. Ele bloqueia a umidade, tornando o cabelo forte e saudável.
Essa manteiga da Amazônia deixa o cabelo altamente suave com brilho e sem deixar os fios pesados com aparência oleosa.
Lidar com cabelos com frizz é bem incomodo e difícil e por isso é incrível quando se descobre algo que pode domar, reparar e fazer o seu cabelo brilhar ao mesmo tempo! E essa é a manteiga de Murumuru.
Shampoo sólido para cabelos secos e danificados
Shampoo sólido é uma pastilha elaborada com tensoativos derivados de produtos naturais que tem o PH de acordo com os fios capilares. Isso quer dizer que esse shampoo vai fazer a limpeza adequada sem agredir seu cabelo. Além desta limpeza eficaz, essa pastilha está carregada de aditivos que vão alimentar e nutrir seu cabelo deixando-os super soltos e brilhantes.
Shampoo Sólido é diferente de shampoo em barra. O Shampoo sólido que é uma pastilha, é elaborado com tensoativos derivados de naturais que são produtos aceitos na cosmética artesanal e natural . Se você quer aprender a elaborar essas maravilhas para o cabelo, VEJA AQUI
Shampoo em Barra são elaborados com óleos saponificados em diferentes tipos de técnicas: Cold, Hot, Rebatch e base glicerinada e você pode aprender a fazer esses sabonetes artesanais e naturais desde o zero AQUI.
O shampoo sólido com manteiga de murumuru – Ingredientes –
Manteiga de murumuru
Manteiga de Murumuru é um emoliente altamente nutritivo e hidratante para o cabelo. Forma uma camada de proteção fina nos fios capilares e por isso essa manteiga tem a capacidade de proteger os cabelo de maneira que pode substituir perfeitamente o silicone sintético em formulações naturais.
Veja AQUI: TODAS AS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA MANTEIGA DE MURUMURU
óleo de jojoba
A composição do Óleo de jojoba é extremamente parecido com o sebo do couro cabeludo. Por essa semelhança, o couro cabeludo absorve completamente o óleo de jojoba, da mesma forma que o sebo natural! Isso significa que o óleo de jojoba reabastece o sebo no couro cabeludo se estiver esgotado, mas não deixa resíduos gordurosos ou obstrui os poros. Um excelente produto, para cabelos secos e também para os oleosos.
Óleo de jojoba trata cabelos secos e caspa, elimina o frizz e adiciona brilho e maciez ao seu cabelo.
óleo de coco
O óleo de coco é rico em antioxidantes e possui propriedades antivirais, antifúngicas e antibacterianas. Quando usado no cabelo, melhora a saúde do couro cabeludo, combate infecções e fungos, ajuda no crescimento do cabelo, ao mesmo tempo que adiciona volume e brilho
Inulina
A inulina vegetal é geralmente extraída da raiz da chicória, mas também está presente em outros tipos de cereais e vegetais, como alho, cebola, trigo, espargos, alcachofra.
É um excelente hidratante para o cabelo. Deixa um efeito suavizante, além de atuar como um condicionador natural não-iônico do cabelo que ajuda a restaurar a fibra capilar.
Óleos essenciais
Existem diferentes tipos de óleos essenciais que ajudam no tratamento de cabelos secos, danificados e com frizz. E esse foi o “blend” que eu usei . Além das propriedades maravilhosas dos OEs, deixam um cheiro maravilhoso!
OE de Laranja : Não só irá ajudar a fornecer hidratação extra ao seu cabelo, mas também irá ajudar a eliminar as impurezas e torná-la mais suave e brilhante
OE de Lavanda: O óleo de lavanda tem propriedades antimicrobianas e fúngicos. Alguns outros benefícios do óleo de lavanda são a sua capacidade de acalmar o couro cabeludo e curar a pele seca.
OE de Ylang ylang: O óleo de ylang-ylang é ideal para pessoas com couro cabeludo seco, pois pode estimular a produção de sebo. A falta de oleosidade e sebo natural torna o cabelo seco e quebradiço, o ylang-ylang pode melhorar a textura do cabelo e reduzir a quebra dos fios.
Elaboração do shampoo sólido
Nesta fórmula eu usei os tensoativos SCI e SLSa por serem os mais suaves para os cabelos secos e danificados, são tensoativo derivados de naturais. São suaves e biodegradável, derivado do óleo de coco.
A fase oleosa é a que vai nutrir os cabelos, usei a manteiga de murumuru, o óleo de coco, óleo de jojoba, pelas propriedades acima citadas e também acrescentei o BTMS que é uma cera emulsionante com propriedades de desembaraçar ( muito usado em condicionadores.)
Como ativos, adicionei a inulina e os óleos essências.
Nesta fórmula, por não ser a base de água, não seria necessário um conservante. Mas como o shampoo vai ficar em um ambiente com muita umidade e vai ser muito manipulado com a água o melhor é prevenir e por isso acrescentei um conservante geoscard 221. Esse conservante é Permitido pela ECOCERT em cosméticos com certificado orgânicos e ecológicos. Tem aprovação global, inclusive do Japão e não é testado em animais….. tudo de bom !
Para elaborar o shampoo é necessário unir todos esses ingredientes com uma porcentagem equilibrada, deixar secar por 3 a 1 semana e pronto para usar!
Para aprender a fazer esse maravilha para seus cabelos dê uma olhada AQUI.
E você ? já usou a manteiga de murumuru nos seus produtos? Adoraria saber sobre sua experiência.