tensoativos-espuma-de-sabã0

Tensoativos

Vamos falar sobre os tensoativos.

Você usa esta substância todos os dia, provavelmente desde sempre!! Tem idéia do que possa ser e para que serve?

Surfactantes ou Tensoativos são substâncias que podem ser encontrados em vários produtos cosméticos como shampoos, cremes faciais, sais de banho, pintura de cabelo, condicionadores de cabelo, anti-resíduos, sabão líquido, removedor de maquiagem, desodorante, pasta de dentes, enfim , numa variedade sem fim de produtos de limpeza e higiene pessoal e também em quase todos os produtos de limpeza doméstica.

São usados na limpeza em geral porque tem a capacidade de retirar a sujeira, óleos ou gordura das superfícies como a pele, o cabelo, corpo, roupa , chão …enfim qualquer tipo de superfície.

Existem mais de 400 formulações de tensoativos diferentes, a maioria derivados do petróleo, mas também existem os naturais e  derivados de produtos naturais que podem ser adicionados nos produtos corporais e  de beleza.  São surfactantes naturais, tais como saponina, sulfatos de álcool e sabão ( no qual é o mais eminente, mais conhecido )

cosméticos feitos com tensoativos

Hoje em dia podemos deparar com 3 categorias de tensoativos:

  • os tensoativos naturais ,
  • os que são derivados de produtos naturais e
  • os sintéticos ou derivado do petróleo.

Existem alguns tensoativos bastantes polêmicos, que podem prejudicar nossa saúde, pele e também são  poluidores do meio ambiente mas existem outros excelentes no qual podemos usar tranquilamente sem medo de qualquer efeito negativo se usados com moderação e fazendo a escolha correta.

É bom levar todos estes detalhes em conta porque afinal são muitos os produtos que contém essa substância e a utilização constante de ALGUNS, podem ser  muito prejudicial para nossa pele e cabelo  e também  um risco iminente de poluição para nossas águas, rios e animais. Consequentemente, nossas vidas claro, porque dependemos da água e da natureza para viver.

poluição mares rios

Continue lendo esse artigo que vou te mostrar exatamente o que são e você vai chegar a sua própria conclusão de quais os tensoativos/surfactantes deve evitar e quais pode usar nos seus produtos.

É um assunto bem extenso e muito interessante e por isso vamos dividi-lo

• O que são
• Para que Servem
• Diferentes tipos de tensoativos
Naturais Vs sintéticos

O que são:

Agentes tensioactivos ou tensoativos ou surfactantes (agentes ativos de superfície)
Os tensoativos que também podem ser chamados de surfactante, são substâncias que diminuem a tensão superficial e tem a capacidade de misturar a água com óleos e com isso pode retirar a sujeira/ gordura/ óleo  de uma superfície e enxágua-la com a água.
E porque tem essa capacidade?
Porque os tensoativos são moléculas longas de duas cabeças. Uma cabeça é hidrofílica, o que significa que é atraída para a água, e a outra extremidade é lipofílica, que é atraído pelo óleo.

Como você sabe, água e óleo não se misturam, mas para realizar uma limpeza precisamos deles juntos para que possamos tirar a sujeira e enxaguá-la.

Esta molécula de duas cabeças serve como uma ponte entre a água e o óleo: um lado liga-se a uma molécula de água, o outro lado liga-se a uma molécula de óleo, e com isso a água e óleo se juntam e fazem a limpeza da superfície.

shampoo tensoativo suave

Para que serve

Os tensoativos podem ser usados de 2 maneiras .
como detergentes : Atua como um limpador e aumenta a quantidade de espuma do produto.

como emulsionante: em produtos que não tem espuma, como cremes, loções e óleos limpadores que podem ser retirados com a água . Neste caso, atua para que aja uma boa união entre óleos e água de acordo com a fórmula desejada.

Como são usados na cosmética  :

  • Como detergente em shampoos e sabão / sabonetes líquido  para eliminar as partículas de sujeira do cabelo e corpo
  • como  formador de espumas  em shampoos e espuma para o banho.
  • Como emulsionantes em cremes corporais  e cremes capilares ( condicionador )
  • Como solubilizantes de perfume

 

Tipos de Tensoativos

Existem quatro tipos de tensioactivos: aniônicos, catiônico, anfotêros e não-iónicos

Aniônicos:

Como você pode se lembrar da química da escola ( Cátions e ânions ), um ânion é uma molécula carregada negativamente (com mais elétrons do que prótons).

Este tipo de tensoativos são os mais comumentes usados em fórmulas de produtos que tem espuma tipo shampoo e gel de banho. A razão disto é que os surfactante aniônicos primários tem essa função de dar ao produto  muita espuma, grande poder de limpeza e alta capacidade de lavagem.

O tensoativo aniônico mais comum é o sabão elaborado artesanalmente nos processos cold ou hot . Outros exemplos que você pode reconhecer são o lauril sulfato de sódio (SLS) e o laureth sulfato de sódio (SLES), sulfatos de amónio, sulfosuccinatos, sarcosinas, sarcosinatos, isetionatos e tauratos.

Um dos inconvenientes relacionado ao uso dos tensoativos aniônicos é referente á sensibilidade da pele. Devido á sua alta capacidade de espuma, lavagem e limpeza pode ocorrer  irritações na pele, queda de cabelo etc.

Se tem interesse em produzir produtos artesanalmente é conveniente evitar esse produto para pessoas de peles sensíveis ou usar um produto suave ou balancear um tensoativo aniônico com um tensoativo anfótero.

Fato Interessante: Você sabe porque sente sua pele fica repuxada depois de lavar? existem 3 razões.

1 – Foi retirado da sua pele todo o óleo natural protetor hidratante.
2 – Seu “limpador “ é muito agressivo e retirou essa camada protetora de oleosidade natural e toda a água da sua pele começa a evaporar.
3 – O maior fator é que o tensoativo usado contido no seu “limpador” ficou encrustado e está irritando sua pele – SLS é de longe o maior culpado.

espuma-de-banho

Catiônicos:

O oposto dos iônicos, os tensoativos catiônicos tem uma carga positiva ( a carga sempre é mantida no lado hidrofílico, o lado lipofílico não tem carga).
É por causa desta carga positiva que os surfactantes catiônicos podem oferecer muitos cuidados para a pele e benefícios nutritivos para a pele eo corpo.

Estes surfactantes são melhor utilizados em receitas onde a formação de espuma não é necessariamente obrigatório, como condicionadores de cabelo porque  eles, por si só, não possuem essa capacidades de formação de espuma.

Os surfactantes catiónicos funcionam bem com 2 dos 3 grupos surfactantes restantes. Tanto os tensioactivos anfotéricos como os não iónicos serão compatíveis com tensioactivos catiónicos sem problemas. Contudo, devido à carga oposta, tensioactivos catiónicos (positivos) e aniónicos (negativos) não se combinam.

Os tensoativos catiônicos tem propriedades antimicrobianas e germicida por isso pode ser encontrado em prescrições medicas de higiene e limpeza. Uns exemplos comuns são cloreto de benzalcônio e brometo de cetrimonio. Ambos usados como anti-séptico no setor de medicina e dermatologia.

Você poderá reconhece-los com o sufixo – “quat” ( quaternários de amônio)

tensoativo catiônico

Anfôteros

Os tensoativos anfôteros tem carga positiva e negativa mas sua função final depende do pH de onde se encontra. Explico:
Quando esse surfactante anfôtero é utilizado em receitas no qual o pH vai ser baixo no resultado final do produto, o tensoativo anfôtero assume um papel mais condicionador e nutritivo.
E quando se utiliza o tensoativo anfôtero numa receita em que o pH vai ser mais elevado no resultado final do produto, o tensoativo anfôtero vai se assemelhar ao tensoativo aniônico dando maior espuma e maior limpeza ao produto.             Resumindo: em meio básico são aniónico e  em meio ácido são catiônico. Nenhuma destas opções são ruins, são diferentes aspectos visando o benefício do produto na pele.

Esses surfactantes são  os mais suaves e também são o segundo mais usado na industria. Isso porque quando é usado sozinho, eles são capazes de resultar em um produto gentil, suave . E quando usado junto com um surfactante aniônico, o tensoativo anfôtero é capaz de melhorar a agressividade dos tensoativos aniônicos. Com isso mostra que estes tensoativos anfôteros podem ser usados sozinhos ou em conjunto com qualquer outro tensoativo e esse  “poder de adaptação  é apenas uma das razões pelas quais eles são amplamente utilizados.

Os mais comuns são os derivados da betaína Coco Bentaine, lauril Bentaine, e hidroxissultaínas

tensoativos anfôteros

No-iônicos

Os surfactantes no-iônicos não tem nenhuma capacidade de formação de espuma e tem uma capacidade de limpeza muito suave, por isso, quase nunca é utilizado como um tensoativo principal de uma “fórmula normal”.

Mas não podemos desconsiderar esse grupo de surfactantes porque eles podem ser utilizados em formulações para reduzir a irritabilidade da pele ( peles sensíveis ) devido a  sua capacidade de limpeza menos agressiva.
São mais usados como emoliente, amaciante e calmante da pele e também são usados para estabilizar a espuma em algumas fórmulas.
surfactante no-iônicos são excelentes para se juntar a qualquer outro tipo de surfactantes . Podemos considera-lo o “apaziguador”, balanceador das formulações.
São considerados bons emulsionantes e por essa função podemos encontrar-los em vários produtos

tipos-de-tensoativos-cosmetica

Tensoativos usados em produtos para corpo podem ser denominados como detergente ou sabão ou até mesmo como lubrificantes. Temos  por exemplo o creme de barbear,  que protege a pele de irritações e do fio da navalha e ao mesmo tempo  permite que barba seja cortada.

A decisão de escolher qual tensoativos usar, depende do que cada tipo de tensoativo pode oferecer ao produto final e que benefícios poderá dar a sua pele. Exatamente igual a um sabão feito no Processo Cold ou qualquer  produto corporal ou de banho  caseiro, cada ingrediente que se escolhe para usar na sua fórmula terá um objetivo específico para o seu produto final.

Você gostaria de elaborar seus próprios shampoos??  deixa nos comentários abaixo qual tipo de shampoo  gostaria de aprender a fazer: Os líquidos, os sólidos tipo Lush, ou os shampoos feito de sabão artesanal? Adoraria saber sua opinião.

Artigos Relacionados:

Tensoativos  Derivados de Naturais sólidos e líquidos

Tensoativos Naturais Vs Tensoativos Sintéticos

13 comentários em “Tensoativos”

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      OI Mara, aguarde que logo você vai começar a elaborar seus shampoos feito com o sabão artesanal. abss

  1. Já faço sabões há algum tempo, mas mesmo resultando um PH entre 7 e 8, percebo que na pela ainda fica muito alcalino. Costumo medir meus sabões após 48h, retirando uma lasca e dissolvendo em agua, utilizando a fita para medir ph. Gostaria de saber como diminuir o ph dos sabões, visto que nos cursos que fiz e em algumas apostilas não obtive esta resposta..

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Ana Lúcia, Sabão artesanal elaborado pelo processo de saponificação é naturalmente alcalino, pH entre 8 a 10. Se tentar abaixar esse valor ( acido citrico) você pode arruinar sua massa e vê-la transformar numa piscina de óleos e uma água caustica totalmente separadas.

      Para o processo cold o melhor é fazer o teste depois da fase de cura ( 4 a 6 semanas). Acho que você deveria trocar a fita de medição, muitas delas não tem qualidade e gera resultados errados. Faça o teste com suco de repolho roxo que você vai ver a diferença. (veja aqui como fazer:https://formuladesabaoartesanal.com.br/como-fazer-o-teste-de-ph-usando-repolho-roxo/

      Se você quer definitivamente reduzir o ph dos sabões você tem que fazer fórmulas sintéticas. Nas barras naturais você poderá reduzir muito pouco o ph aumentando o SE mas com isso você vai diminuir a espuma e a possibilidade de ranço.

  2. kelly sturmer

    Eu adoraria de saber como se faz shampoos sólidos da lush e shampoos liquidos hidratantes ou suave

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Legal Kelly, dentro de pouco tempo vou lançar um material completo sobre os shampoos sólidos. você vai adorar!!

  3. Reinaldo da Silva

    Olá, boa tarde!!
    Gostaria de aprofundar nas formulações de shampoos líquidos naturais. E cremes de barbear.

  4. Reinaldo da Silva

    Olá, boa tarde!!
    Gostaria de aprofundar nas formulações de shampoo líquido natural e cremes de barbear.

  5. Boa tarde!
    Gostaria de saber mais sobre shampoo líquido, pois eu já faço mas nunca fico totalmente satisfeita com o resultado, acho que deixam o cabelo muito dura na hora que estou usando quase não dá para colocar os dedos no cabelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima