Shampoo Sólido de Ervas

No artigo passado falei sobre se os sabonetes artesanais seriam bom ou não para o cabelo,  veja aqui mais detalhes.

Pessoalmente eu já experimentei de todos os tipos de sabonetes CP / HP : com ou sem superfat,  somente com óleo de coco, com óleo de rícino ou com vários tipos de óleos e posso dizer com garantia  que absolutamente todos,   nenhum destes sabonetes que provei me deu um resultado favorável até mesmo enxaguando com o vinagre.   Inclusive alguns que provei, foram fórmulas de amigas que leva anos usando e adoram o resultado… mas …elas tem o cabelo diferente do meu.

 

Cheguei a conclusão que o problema não estava na  fórmula que eu criava mas simplesmente que meu cabelo não aceitava sabonetes CP/HP  como shampoo. Não pensam que meu cabelo é uma excessão porque para a  maioria das pessoas, sabonetes CP/HP usados como shampoos realmente não vão bem.

diferença entre shampoo sólido e shampoo em barra

Com toda essa decepção resolvi provar os novos  shampoos sólidos elaborados com tensoativos naturais e a verdade é que fiquei maravilhada e estou completamente viciada em shampoos sólidos. Meu cabelo, que leva tinta, se transformou…estão super saudáveis, super soltos e com brilho muito especial.

Já elaborei várias receitas diferentes. Cada lote que preparo para mim vou variando os ingrediente, não porque o anterior saiu mal mas sim pela questão de ir provando  novos aditivos e comparando  o resultado.  Até hoje, nenhum dos que formulei me decepcionou. Todos acrescentaram algo positivo no meu cabelo.

Propriedades do shampoo de ervas

Neste artigo vou te mostrar um dos  shampoo sólido que uso e que simplesmente adoro e elaborado com um dos meus ingredientes favoritos que é a erva shikakai.  Veja aqui mais detalhes sobre essa erva indiana.

 

Esta Erva indiana é uma excelente limpadora além de ter propriedades condicionadoras . Este shampoo  tem um cheiro delicioso a ervas do campo, dando um frescor todo especial aos cabelos.

Esse shampoo é um tanto especial porque serve para cabelos mistos. Couro cabeludo oleoso e pontas secas. Mas também vai muito bem para cabelos normais com tendência a seco.

Além da erva shikakai, adicionei outra erva que é a urtiga seca que também é excelente para produtos capilares.

tensoativo sci, urtiga seca e erva indiana shikakai
Tensoativo SCI – erva Shikakai em pó – urtiga seca

Ingredientes do shampoo sólido de Ervas

Este shampoo sólido está composto de :

  • sodium cocoyl isethionate (SCI) –  tensoativo derivado do óleo de coco sem conservante e biodegradável. Livre de sulfatos. Fornece uma boa limpeza ao couro cabeludo com muita espuma, suavidade e cremosidade.
  • Erva Shikakai – Erva rica em saponina e por isso me permite abaixar a porcentagem do tensoativo SCI da fórmula sem perder o poder de limpeza deixando o cabelo suave e brilhante.
  • Urtiga seca –  Além de combater a caída do cabelo, vai controlar a oleosidade excessiva do couro cabeludo e ajuda a combater a caspa.
  • óleos vegetais de coco, jojoba e ricino, que são os melhores óleos para tratar o cabelo controlando a oleosidade, hidratando o cabelo e proporcionar mais espuma ao shampoo.
  • Para gerar mais valor a esse shampoo sólido é adicionado proteína de trigo, proteína de seda e inulina para recupera os fios capilares devolvendo a proteína perdida com o tempo.

Para elaborar um shampoo sólido é necessário ter uma porcentagem adequada dos ingredientes e aditivos para não dar o efeito ao contrário. Não é nada difícil mas é imprescindível uma balança digital para poder pesar cada um adequadamente.

Misturar ingredientes na proporção correta para elaborar o shampoo sólido
A escolha certa dos aditivos e porcentagem adequada é essencial para obter um excelente produto

Juntando todos esses ingredientes naturais, eficientes e maravilhosos qual cabelo não vai agradecer com essa dose de nutrientes ?  Vale a pena provar !

Se você já usa shampoo sólido elaborados com tensoativos, adoraria saber sua opinião!!

Se você quer saber mais profundamente sobre os shampoos sólidos e quer realmente acrescentar esse produto na sua linha de produção, dê uma olhada aqui.

12 comentários em “Shampoo Sólido de Ervas”

  1. Maria Angélica

    Olá!!
    Adorei saber dessa receita de shampoo sólido!
    Onde adquirir o sodium cocoyl isethionate (SCI)?
    Grata por compartilhar!

  2. Sandra Leite Silva

    Oi, comprei ontem a apostila de Shampoo sólido…. mas, me foi cobrado o valor sem desconto, e, ainda não recebi o acesso ao material, apesar de ter recebido uma mensagem de texto dizendo que que já estava disponível. É a segunda vez que compro apostila contigo, da primeira vez não tive nenhum problema…estou bem chateada.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Sandra, Estou vendo aqui que você fez a compra pela Eduzz e por essa plataforma não existe desconto. O desconto está pela PayPal da SendOwl e bem direcionado . Vou averiguar aqui com a Eduzz sobre a entrega que você ainda não recebeu ok. Já te enviei um email em privado. Pode ficar tranquila que tudo vai ser solucionado. abss

  3. Olá! Você pode passará recita desse shampoo de ervas que você falou maravilhas (quantidades…)? Sou nova no site e amei as dicas que li, mas tô precisando de um shampoo natural pra o meu cabelo que tem luzes… desde já, obrigada!

      1. Fórmula de Sabão Artesanal

        Oi Amparo, O email que você colocou não está funcionando. Poderia passar outra vez?

  4. Bom dia, eu não consigo abrir o ebook pode-me enviar por email? Gostaria de experimentar e de comprar os seus produtos. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima