sabonetes antes com soda ash e depois da limpeza

Como limpar as cinzas ( soda Ash ) do sabão

Soda Ash é um problema para muitos fabricantes de sabão. Mas felizmente existe maneiras eficiente de limpar essas cinzas de uma maneira fácil e rápido.  Se você quer saber o que é a soda Ash e o que fazer para que não aconteça com suas barras, veja aqui.

A melhor maneira é sempre prevenir mas mesmo que você tenha feito o possível para evitar pulverizando  a superfície com álcool e até mesmo cobrindo sua barra de sabão  e assim mesmo você se deparar com soda Ash, não se preocupe porque tem solução.

 

A seguir vou te mostrar  as 2 maneiras  mais simples e fáceis  de você limpar sua barra rapidamente deixando-a brilhando e bonita.

Para mim, a maneira mais eficiente  é  simplesmente lavar gentilmente seu sabão!  A soda ash é solúvel em água e portanto vai sair com água.

1 – Coloque água destilada fria numa tigela ou bowl e mergulhe ( muito rapidamente ) a superfície da barra de sabão que contém as cinzas. É colocar e tirar!

Esse sabonete Artesanal de Carvão ativado eu fiz em moldes individuais e em toda a superfície de cada barrinha apareceu a soda ash.

 

Umedeça ligeiramente e esfregue usando uma tolha de papel ou pano de microfibra ( evite usar panos com texturas para não marcar o sabão ).  Dependendo da quantidade de cinzas você deve colocar um pouco de pressão ao esfregar … mas não exagere para não deformar sua obra.

Assim que as cinzas desaparecem, enxágue qualquer  traço de espuma e deixe secar numa prateleira. Certifique-se de que está usando luvas para evitar que as impressões digitais fiquem marcadas no seu sabão. E fica mesmo!!

Se você quer acelerar esse tempo de secagem é só usar um secador de cabelo e passar em todas as barrinhas.

 

 2 – Vapor :  Caso você tenha um vaporizador , essa é a opção mais rápida  que a água.  A soda Ash vai desaparecer em menos de dez segundos.  Pode usar também ( com cuidado! ) um ferro de passar roupa a vapor.

A única coisa que você deve fazer é passar o vapor sobre a superfície afetada muito rapidamente e deixar secar.  Assim de fácil.

obs: Uma maneira barata  é usar o vapor que sai de uma chaleira de água. Cinco segundos já é suficiente para desaparecer todas as cinzas. Deixe secar naturalmente.

sabão com soda ash no vapor
passar o sabão com soda ash no vapor é super efetivo e rápido.

Essas técnicas simples podem melhorar drasticamente a aparência dos seus sabonetes.  E o resultado é muito gratificante.

Quanta diferença!!

 

sabonetes antes com soda ash e depois da limpeza

4 comentários em “Como limpar as cinzas ( soda Ash ) do sabão”

  1. Renato Novas

    Olá, o Álcool Isopropilico 99% que temos aqui no Brasil não é adequado para este procedimento. Já usei este produto e o cheiro é muito forte, “estragou” a barra de sabão. Aqui, este álcool é utilizado para limpeza de componentes eletrônicos. Quando o ASH acontece em meus sabonetes, eu utilizo vapor para limpa-los. Se você puder indicar onde encontrar o Álcool Isopropilico 99%, no Brasil, ficarei agradecido.

  2. Olá!
    Pode-se borrifar álcool DEPOIS que a soda ash aparece? E pode substituir o isopropilico pelo de cereais?

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Claudia, depois que aparece você deve limpar, secar e embalar. Não adianta nada passar o álcool. O álcool de cereais também serve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima