sabonetes de carvão ativado com soda ash

Soda Ash : O que é e como prevenir nos Sabonetes Artesanais

Neste artigo, vou focar em algo que todos nós passamos uma vez ou outra que é a  “soda Ash”  nos sabonetes artesanais.

Um dos problemas comuns entre os fabricantes de sabão artesanal é que vez ou outra surge uma  fina camada de cinzas sobre a superfície  da barra de sabão,  que aparece durante o processo inicial de saponificação e às vezes durante todo o período de cura.

O que é e porque aparece a soda Ash

Soda Ash é uma substância branca ( esbranquiçada) que aparece misteriosamente no sabão enquanto está curando . Geralmente, apenas se formará nos lados do sabão que estão expostos ao ar enquanto endurece.

Soda Ash é a cinzas da soda que é o carbonato de sódio.

 

As cinzas da soda é formada quando a lixívia, que não está saponificada, reage com o dióxidos de carbono do ar.  Isto é, justo no momento que jogamos a massa dentro do molde e essa massa entra em contato com o ar, ocorre essa reação e começa a surgir as cinzas.

Podemos notar que essas cinzas aparecem mais frequentemente na superfície que entrou em contado com ar no molde e não na barra toda.

 

A soda Ash é completamente inofensiva e não apresenta nenhum risco para usar no corpo. É  puramente um problema estético.

Como evitar o aparecimento da soda Ash

A frase correta seria TENTAR EVITAR . Existem vários fatores que influenciam para que possa ocorrer essa reação como a temperatura, textura, tipo de óleos, distintas fragrâncias, aditivos  enfim… vários fatores que podem influenciar e nem sempre, mesmo tomando todas as precauções podemos evitar que  apareça as cinzas sobre a superfície.

A temperatura da massa é um fator que  influencia no aparecimento desta cinza e se a massa está muito fria  e muito líquida pode ocorrer de aparecer as cinzas até no meio da massa de sabão. Se você não tem nenhuma intenção de fazer nenhum tipo de design na sua barra,  verta no molde com um TRACE mais denso.

pulverizando alcor sobre massa de sabão
Pulverizar álcool 99% sobre toda a superficie da massa de sabão recém jogada no molde.

A maneira mais fácil de prevenir contra o aparecimento da soda ash é minimizar ao máximo que essa massa permaneça em contato com o ar. Então a prevenção seria que, justo após verter a massa no molde, pulverize  em todo o topo,  Álcool Isopropilico 99% , em seguida cubra com tampa de madeira, plástico  ou papelão grosso,  envolva com uma toalha ou cobertor ou pano. Qualquer coisa que ajude a manter esse sabão quente e isolado.

 

Deixe no molde por  2 a 3 dias e só após este tempo tire do molde. No molde a massa fica protegida deste contato e assim pode realizar com mais tranquilidade os primeiros momentos da saponificação que é o momento mais critico.

Caso seu projeto tenha um design diferente, com texturas no topo e você não pode cobrir com uma tampa Você deve fazer o seguinte: ponha qualquer coisa que crie uma “barraca” sobre o molde de sabão ! Você pode cortar uma caixa de cereais e criar uma barraca sobre sua barra de sabão, ou cortar uma caixa de leite, ou um tapeware grande ….aqui manda a criatividade!! O principal é  proteger o topo dessa massa de entrar em contato com o ar.

OBS: escolha um recipiente que não seja muito grande … quanto menos ar atrapado houver nessa “barraca” melhor será.

Algumas outras possíveis prevenções  para evitar essas cinzas são :

  • Moldes de sabões individuais são os mais propenso a que apareça essas cinzas … se puder evitar melhor será.
  • diminuir em 10% a quantidade de água da receita
  • diminuir o superfat
  • incluir 1% de cera de abelha na sua fórmula
  • deixar alcançar o trace mais grosso antes de verter no molde.
  • invista e compre um desumidificador de ar

Com essas atitudes pode ser que você note uma diferença grande na quantidade de cinzas que surgiu. Mas existem algumas fórmulas que não tem jeito!! Nenhuma quantidade de álcool e isolamento irá evitar que estas cinzas apareçam. É um mistério!

Conclusão

Como disse antes, a soda ash é um problema estético e nada muda nas propriedades do seu sabonete podendo usar tranquilamente com ela ou sem ela.

A maioria das pessoas preferem comprar um sabonete com brilho e bonito mas alguns fabricantes de sabões não se incomodam e até gostam que seus sabonetes tenha essa soda ash sobre a superfície.  De acordo com eles, a presença da soda ash é um sinal que prova que o sabonete foi realmente  elaborado pelo processo de saponificação além de deixar um toque bem rústico na barra.  Sendo assim, não existe a preocupação de limpar e  vendem sem nenhum problema seus produtos com a soda ash incluída.

Mas cada um tem sua opinião e a minha  ( e parece que também é a opinião da maioria dos fabricantes de sabões ) é que um sabonete brilhando e perfeito é muito mais atrativo e ter a soda ash nos meus produtos é um problema. Com isso você deve tomar sua decisão se deve ou não retirar as cinzas dos seus produtos.

Caso você se deparou com essa cinzas  na sua barra, veja aqui como limpar e deixar seus sabonetes brilhante!!

Já apareceu a soda Ash nas suas barras?  Você tem algum truque que funciona  para evitar que essas cinzas aparecem?

3 comentários em “Soda Ash : O que é e como prevenir nos Sabonetes Artesanais”

  1. Jose da Silva Barbosa

    Eu trambolho sempre pesquisando algo , encontrei nesta forma uma ótima dica de informação , pois através de vocês é que sempre encontramos novidades maravilhosas como esta.

  2. Manoel de Abreu

    Sempre recebo os emails de vcs e agradeço muito pelas dicas. Gostaria que corrigissem o uso da palavra “Designer” (o profissional) quando querem falar “design” (o método, projeto ou desenho). Seria o mesmo que dizer: “fazer nenhum tipo de engenheiro na sua barra” querendo dizer: “fazer nenhum tipo de engenharia na sua barra” Grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima