Sabonete facial de carvão ativado é um dos produtos que nunca deve faltar na nossa lista de limpeza facial. Deixando a pele super limpa hidratada e suave.

É uma fórmula clássica: Carvão ativado +  OE Tea Tree.   Você pode seguir a risca ou fazer pequenas trocas para deixar seu produto diferenciado.

 

O Carvão ativado está na moda e podemos ver vários produtos na cosmética que possui esse ingrediente. E é bastante fácil  de entender o porque!  O Carvão ativado é excelente para a pele.

Esse tipo de carvão , que não é o mesmo que o carvão de fazer churrasco, tem propriedades  que purifica e desintoxica . Absorve todas as impurezas “instaladas” dentro dos poros de uma maneira suave e perfeita.

Devido às suas propriedades de absorção de óleos e  impurezas é especialmente fantástico para a pele oleosa. Se você quer saber mais sobre o carvão ativado e suas propriedades, dê uma olhada aqui.

Fórmula Classica de sabonete facial de Carvão Ativado

Sabonete facial de Carvão Ativado

Esse sabonete facial de carvão ativado foi elaborado com o objetivo de ser para rosto com a pele oleosa. Portanto todos os ingredientes vão ser escolhidos  para que sejam eficientes para o rosto e conter propriedades específicas para combater o excesso de oleosidade, ou acne.

Pode ser usado em peles normais e secas também  ( limpar poros) mas faça um teste e veja se  sua pele não fica muito ressecada.

Propriedades de cada ingrediente

Para combater a oleosidade e eliminar impurezas dos poros usei o carvão ativado e óleo essencial de Tea Tree ( dupla infalível ). Uma pequena quantidade desse poderoso OE quando penetra na pele, desbloquear as glândulas sebáceas, secando cravos, espinhas e outros inflamações, bem como desinfetar os poros também.  Como é um sabonete facial não ultrapasse a quantidade de 3% deste OE.

O carvão ativado além de absorver todas as impurezas e toxinas contidas na pele vai dar um cor negra linda ao sabonete. A espuma pode sair um pouco acizentada mas não vai manchar a toalha se não ultrapassar a quantidade ideal que é de uma colher de chá para cada meio kilo de massa.   Veja aqui como adicionar o carvão ativado na massa de sabão. Caso seu sabonete não fique com uma cor negra desejada, o melhor é acrescentar um pigmento ou argila negra do que exagerar na doses de carvão ativado.

O rosto possui uma pele delicada e por isso os óleos desta fórmula também foram escolhidos para que sejam gentis, suaves com boa absorção.

Nesta fórmula usei :

  • óleo de oliva em grande quantidade porque faz uma barra com uma textura suave ,
  • óleo de rícino para dar espuma e cremosidade a barra de sabonete,
  • óleo de  palma para dar dureza,
  • óleo de coco além da dureza a limpeza e hidratação.
  • óleo de jojoba  que tecnicamente não é um óleo mas sim uma  cera líquida que é freqüentemente usada para hidratar, tratar  e limpar a pele propensa a acne; no entanto, não há evidências científicas suficientes para sustentar seu efeito sobre a acne mas é, com certeza, um regulador de sebo e com isso leva a não formação de acnes.

Com todas essas propriedades pode se dizer que esse sabonete de carvão ativado é uma verdadeira bomba de tratamento e limpeza facial.

sabonetes de carvão ativado

Como Fazer o sabonete de Carvão Ativado

Ingredientes

Molde de silicone de 6 barras quadradas. Cada barra vai ter 60g.  Gosto de fazer sabonetes faciais pequenos.

óleos

144 g  de óleo de oliva  ( 40% dos óleos)

90 g de óleo de coco  ( 25% dos óleos)

90 g de óleo de palma ( 25% dos óleos)

18 g de óleo de jojoba (5% dos óleos )

18 g de óleo de ricino ( 5% dos óleos )


Aditivos

3% OE Tea Tree  – 11 g

Carvão ativado – 1 colher de chá

5% Lactato de sódio – 18g


Lixivia

Água – 108 g

soda cáustica – 51 g

Observações:  superfat de 5% e concentração da lixívia a 32%


Procedimento

Você pode optar entre os dois processos quente ou frio mas aqui vou dar o procedimento para o PROCESSO COLD.

Vista seu uniforme de proteção e Mãos á obra!!

1 – Certifique-se de que sua área de trabalho esteja limpa e ventilada .

2 –  Pese todos os ingredientes e deixe preparados para ter acesso fácil quando precisar.

3 –  Prepare a lixivia e deixe esfriar. Para isso, sempre adicione a soda sobre a água bem devagar e nunca ao contrário.  Enquanto isso derreta óleos duros  junto com óleos líquidos.

4 – Quando a lixívia estiver a uma temperatura de 40/50º graus , adicione o lactato de sódio. Esse ingrediente vai ajuda a produzir uma barra mais dura de sabão  e ajuda no processo de desmoldagem.

5 –  Separar um pouco do óleo líquido e dissolver o carvão ativado. É mais fácil dissolver assim, com pouca quantidade e depois de dissolvido completamente, adicionar ao resto dos óleos.

pulverizando álcool na massa de sabão6 –  Lixivia e óleos em temperatura adequada é hora de misturar os dois ingredientes. Misture até alcançar o TRACE.

7 – TRACE alcançado, adicione o OE de Tea Tree e misture.

8 – Verta a massa no molde e pulverize alcool  de cereais 93,8º para tentar evitar a SODA ASH.

9 – Espere 2 a 3 dias para desenformar.  Caso ainda esteja mole, deixe uns dias mais .

10 – Deixe curando por 40 dias e pronto para usar!

Se você tiver qualquer tipo de dificuldade ou não entender muito bem como é elaborado e feito esse passo a passo, te recomendo fortemente  o GUIA COMPLETO DO SABÃO ARTESANAL ou venha fazer parte do nosso grupo de alunos no curso online PROCESSO COLD NA PRÁTICA.  Tenho certeza que com um ou com outro, você será capaz de elaborar qualquer tipo de sabonete que desejar.

sabonetes de sabão ativado um sobre outros

17 Comentários

  1. Fórmula de Sabão Artesanal Responder

    Álcool de cereais 93,8º INPM. É o mais apropriado para cosmética.

  2. Olá excelente explicação, gostaria de saber a textura desse sabão, se ficou firme ou macio ao toque?

  3. ola, adoro suas dicas!
    Sou nova na saboaria, e moro no interior, o que dificulta muitas vezes a compra de material… Gostaria de saber onde posso achar o carvão ativado.

    Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho

    um abraço,
    kika

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Fico muito feliz que goste Dulcival! Obrigada pelo retorno!

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Obrigada Cidinha! Sabonetes e a cosmética artesanal é tudo de bom!

  4. fiz um sabão de carvão ativo e ficou esverdeado, não ficou preto. Acho que o melhor é colocar depois da saponificação porque a soda ataca e degrada o carvão ativo.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Não creio que seja isso….. a qualidade deste carvão ativado que deve não ser boa.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Olá Paula, numa formula sempre se usa gramas. 1 grama = 18 gramas( OE fluído)

Escreva um comentário