TRACE é uma palavra em inglês que significa traço.

É uma das palavras mais importantes na fabricação do sabão no processo COLD  porque determina a passagem de uma etapa para outra.

Técnicamente, “TRACE” é quando o sabão chega ao ponto de  “emulsificação” – quando os óleos e a solução de soda foram misturados e não vão se separar mais, a partir deste ponto não tem jeito de se voltar atrás e o processo da mistura foi concluído.

É muito fácil identificar quando o sabão atinge ao ponto de TRACE porque se pode ver que na massa aparece linhas  (traço)  quando se passa a espátula ou o Mixer e leva de 1 a 2 segundos para desaparecer na mistura.

A partir deste ponto não precisa misturar mais e a massa pode ser jogada dentro do molde, mas tudo depende da sua preferência. Podemos classificar o TRACE em 3 tipos :

  • TRACE levetracedsoapinpot
  • TRACE médio
  • TRACE pesado

TRACE leve é quando a massa apresenta o primeiro sinal de emulsificação e ainda está muito liquida.

TRACE médio é quando a massa já apresenta uma consistência de pudim

TRACE pesado é quando a massa já esta bastante grossa mas que se pode jogar no molde com facilidade.

Muito fabricantes de sabões preferem  parar de misturar quando atinge um TRACE leve porque assim terá  mais tempo em “trabalhar a massa” em projetos mais detalhados.Outros preferem colocar no molde quando a massa está bem grossa. Com o tempo você vai saber qual a sua preferência.

TRACE-com-flecha

Escreva um comentário