O sabonete hidratante é bom para qualquer pele e principalmente para as peles secas ou sensíveis.
Para esta receita usei o óleo de oliva que é um óleo excelente e tem propriedades condicionadoras.

Esta é uma receita bastante básica, ideal para iniciantes nesta arte de fazer o sabonete artesanal.
O ideal para os primeiros lotes de sabão é que não tenha nem cor nem fragrância para ir acostumando com o processo pouco a pouco. Eu não resisti e coloquei um pouco de essência ao final mas se você não quiser não é necessário.

de 600

Esta receita é muito boa para principiantes porque vamos usar somente tres tipos de Óleos .  Muito fácil para começar. Este sabão vai endurecer rápido, vai ser muito cremoso e dar uma ótima espuma.

O óleo de oliva foi adicionado junto com os óleos duros e a fragrância foi adicionada quando a massa atinge o TRACE.

oliva

A fórmula:

  • 300 g. de óleo de oliva
  • 100 g. de óleo de palma
  • 200 g. de óleo de palmiste
  • 34 g, da fragrância* da sua preferência
  • 180 g.  de  água
  • 85 g de soda cáustica

Procedimento

Esta fórmula foi formulada com um superfat de 5% e uma porcentagem de 30% de água sobre a quantidade de óleos e  vai necessitar um molde para 1 quilo de massa ( eu gosto de colocar sempre num molde um pouco maior que o necessário).

Como  nunca é de mais  avisar, devemos trabalhar com segurança sempre e por isso usar o óculos protetor e uma luvas resistente é imprescindível .

⇒ siga os procedimentos básicos para elabora o sabonete no Método Cold.

Caso você nã0 saiba como elaborar um sabonete no processo Cold, dê uma olhada AQUI e AQUI 

⇒ se  você quiser usar outros  óleos  para esta receita, lembre-se de usar a calculadora online para recalcular a quantidade de água e da soda cáustica.

* Caso for usar essências, escolha as específicas para o processo Cold. Se não for assim você pode ter várias surpresas desagradáveis como estas  AQUI .

Veja o vídeo passo a passo para essa receita

 

16 Comentários

  1. Olá, gostaria de saber se é possível retirar a fragância, e usar o sabão como base para outros sabonetes. Poderia utilizar 34gr de outros óleos?

  2. Olá Leila,
    a fragrância pode ser retirada sim …sem problemas.
    Para usar este sabonete como base para outros , você deve aplicar a técnica de rebatching .
    Para substituir por outros óleos você deve fazer o cálculo outra vez da quantidade de soda cáustica e água porque cada óleo tem um índice de saponificação diferente e essa fórmula é somente para estes óleos .
    Veja aqui na calculadora online https://formuladesabaoartesanal.com.br/calc/
    Espero que tenha ajudado.

  3. Podemos usar qualquer tipo de essência?
    Posso incorporar extratos glicólicos e óleos medicinais? Em qual etapa?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Olá Gerson, o ideal é usar essências específica para o Processo Cold porque se não pode causar reações inesperadas. Pode adicionar extratos glicolicos e oleos medicinais no final do processo, logo após atingir o trace. Cuidado com extratos porque eles também podem causar reações inesperadas.

  4. Olga Almeida Responder

    Adoro sabonetes naturais. Tenho uma amiga turca que não usa shampoo nos cabelos, ela usa sabonete de oliva e o seu cabelo é lindo! Qual o óleo ou manteiga eu devo acrescentar para dar o efeito condicionador ?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Olá Olga,
      o sabonete natural é um produto alcalino e alguns tipos de cabelo não resultam bem. Tem que fazer um texte no seu cabelo para ver como reagem.

  5. A palma nada mais é que o óleo do dedê. Aonde eu moro não encontrei ele branquinho apenas o de garrafinha super laranjado. Alguns saboeiros dizem que a gordura vegetal do supermercado serve. Seria então essa que vcs usam?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Claudeiz, óleo de palma branco é o óleo de dendê refinado. Por isso é branco e sem cheiro. Para fazer o sabão você pode escolher numa lista de dezenas de óleos diferentes e cada um aporta uma propriedade diferente a sua barra. Dependendo do “para que” você quer seu sabonete você vai escolher os óleos específicos. Tem óleos específicos para pele seca, óleos específicos para pele oleosa, óleos para peles sensíveis, óleos para peles com acnes, óleos para limpeza, óleos para condicionar….enfim….. são muitas as escolhas que você pode fazer para fazer uma barra de sabão. A gordura vegetal está nesta lista e pode ser usada também. Para saber como formular seus sabonetes com os óleos corretos e fazer uma barra de acordo com o que você deseja, te aconselho a dar uma olhadinha neste guia completo.https://formuladesabaoartesanal.com.br/cursos-e-ebooks/

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Olá Rosange, cada receita é única. Se você trocar os óleos e adicionar o coco virgem e o sebo, deve colocar outra vez na calculadora para saber a quantidade de soda cáustica e água.

  6. Olá! Estou fazendo um trabalho de pesquisa que busca a fórmula adequada de sabonete. Tenho pesquisado sobre isso e visto que há muitas substâncias nocivas nos sabonetes industrializados. Então, me veio a seguinte dúvida: se existem fórmulas de sabonetes que não agridem a pele, como essa receita que você postou, por que a indústria coloca tantos produtos químicos na fómula de seus sabonetes? Que desvantagem há para a indústria a fabricação de sabonetes como esses que você postou? Seria o custo, a duração deles, eficiência do sabonete, ou outro fator?
    Desde já, obrigada.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Olá Louise,
      acho muito legal quando as pessoas pesquisam e questionam sobre o porque das coisas.
      O primeiro que queria te dizer é sobre “ encontrar “ a fórmula perfeita.
      Dá uma olhada neste artigo e ao mesmo te dará uma luz
      https://formuladesabaoartesanal.com.br/o-segredo-de-uma-formula-de-sabao-artesanal-perfeita/

      A maioria dos “sabonetes” que você encontra nas prateleira de supermercado não são sabonetes e sim detergentes…são elaborados completamente com produtos sintéticos para baratear custo. bem diferentes dos sabões artesanais. Para a industria seria completamente inviável ter grandes lucros com sabonetes completamente natural.

      Sabão de verdade é feito com soda e com óleos . Mesmo o sabões naturais industriais são bem inferiores porque eles retiram a glicerina que é formada naturalmente e vendem por separado para obter mais lucros. E para suprimir essa falta de glicerina eles adicionam produtos sintéticos .
      Resumindo….maior lucro é o que importa para a industria e com certeza menos eficiência.

      espero que tenha te aclarado

  7. Fabiana, adorei seu vídeo e as explicações. Muito obrigada por compartilhar.
    Eu tenho duas dúvidas. A primeira é em relação a fragrância: como posso fazer a substituição da essência pelo óleo essencial? Dependendo de qual óleo eu uso, a concentração geralmente é de 3% em relação aos óleos vegetais. Só que esses 3% são bem menos que 34gr. Tem chance do sabonete desandar?
    A outra é sobre a função do mixer no processo. Tem algum outro aparelho/material de apoio que possa substituí-lo?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Hanna, obrigada pelo comentario e fico feliz que tenha gostado. a substituição de OE por essência pode ser em igual proporção mas claro tudo depende da intensidade e da qualidade do produto. As vezes um sabonete com 5% de OE pode ser delicioso e fazendo a substituição por uma essência super forte e de má qualidade pode ser desastroso. A porcentagem do aroma é uma margem que você deve se orientar mas não uma regra fixa.

  8. Olá amadas! Acabei de fazer essa receita com OE de laranja doce/patchouli/tea tree. Agora só esperar o resultado! obs: ADORO esse blog, vocês arrasam muito no conteúdo dele, me motivou muito a seguir em frente com a vontade de produzir sabonetes. Quando ficar curado eu aviso como foi! Beijos

  9. Boa Noite Fabiana, iniciamos a pouco tempo a produção de sabonetes veganos, naturais, artesanais e terapêuticos. Estamos trabalhando com base pronta, não estamos feliz com os resultados, uma base endurece muito rápido (Régia) e a outra não da espuma no banho (Aymoré). Gostaríamos de saber qual dos seus cursos é recomendável pra gente continuar nessa linha, trabalhando com óleos essenciais sendo vegano,e natural.
    Quanto aos produtos que você utiliza, são fáceis de encontrá-los? São muito caros?
    Queremos fabricação pra comercializar. Hoje nós temos um curso de cosméticos naturais e adquirimos boa parte do material e as matérias primas, porém, até agora só tivemos despesas, por isso ficamos receosos em fazer outro curso. Investindo e não tendo retorno. O que você indicaria pra nós, não queremos desistir, mas trabalhar com prejuízo também não dá. Contato: 47 984611934
    Grata

Escreva um comentário