Existe sabonete sem Soda Cáustica?

Existem produtos que os vários fabricantes chamam de sabão  que não foram elaborados com soda cáustica … mas esse “produto” que supostamente chamam de sabão, na verdade não é um sabão e o nome correto deveria ser “um detergente”. Para ser um sabão ( verdadeiro)  necessita ingredientes que sejam saponificados e para isso se necessita uma base alcalina  que é a soda cáustica.

Portanto a resposta para – Existe sabão sem soda cáustica é definitivamente NÃO!

Você tem que ter uma substância cáustica para haver uma reação química e  transformar óleos em sabão.

Antigamente se usava as cinzas de madeira, o que é uma fonte mais natural com certeza. O problema é que é muito difícil conseguir um sabão elaborado com as cinzas com um PH padronizado. Cada madeira gera cinzas com pH diferente e controlar esse pH é praticamente impossível.  Tanto que, estes tipos de sabonetes, a moda antiga, tem uma fama de ser as vezes bem agressivos ( muito alcalino).

Massa de sabão não tem soda cáustica

A partir do momento que a soda cáustica (hidróxido de sódio para sabonetes em barras e hidróxido de potássio para sabonete líquido) cumpre o seu trabalho sobre os óleos e os transformou em sabão, então, com esta reação química, este ingrediente que é  a soda cáustica já não existirá mais no sabão formado.

Para entender melhor essa transformação é só pensar  em como um feto foi criado.  Se une um óvulo com um espermatozoide e com a reação química desta união se cria um FETO.  O Feto não tem nem espermatozoides e nem óvulos  presentes na sua composição é simplesmente OUTRO ELEMENTO.

Todos sabões são elaborados com uma base alcalina

Qualquer sabão/sabonete  verdadeiro que você comprar no mercado tem que ter sido feito com a soda cáustica (hidróxido de sódio ou potassio).

Repare na composição  da barra e se você ver palavras como “saponificada” … ou “tallowate sódio” … “cocoato de sódio” …ou “palmitato de sódio”  Isso significa que o sebo ou óleo de coco ou óleo de palma  foram transformados em sabão com o uso de hidróxido de sódio (soda cáustica) .

 Inclusive estas bases glicerinada que muita gente pensa que é glicerina pura e não é. É uma barra de sabão que tem uma pequena porcentagem de glicerina e que foi elaborada com soda cáustica.

“sódio” =  hidróxido de sódio = soda cáustica

escamas de soda cáustica

Agora,  se você encontrar algum “sabonete” que, através do rótulo da composição, você vê que não existe a soda cáustica mas tem vários ingredientes com nomes complicadíssimos, pode saber que não é um sabão e sim um detergente. Este produto foi elaborado com ingredientes sintéticos e na maioria das vezes são ingredientes bem agressivos para nossa pele. A Maioria deles só vai servir para lavar pratos ou para lavar sua roupa mas para a sua pele será um desastre deixando-a bem seca.

Mas, nos dias de hoje com a exigência de clientes cada vez mais informados, atualmente existem produtos com ingredientes sintéticos bem suaves e completamente aceitos na cosmética natural por ser gentis com nossa pele e cabelo e não afetar ao meio ambiente. Pode ter certeza que existe neste mundo da cosmética natural, ingredientes sintéticos bem mais suaves que muitos ingredientes naturais.

Manipular soda cáustica não é perigoso

Muitas pessoas ficam com o pé atrás quando vê que para fazer estes lindos sabonetes artesanais e naturais, temos que  usa a soda cáustica.

Alguns desistem de entrar nessa arte maravilhosa da saboaria artesanal e natural por medo de manusear este produto. Até certo ponto é compreensivo porque é um material bastante perigoso se for tratado com negligência….dirigir um carro também é muito perigoso se não respeitamos as leis de trânsito….  como tudo, se você tomar o devido cuidado com a soda cáustica e colocar as roupas de proteção, te digo que a possibilidade de acontecer algo mal ou algum  acidente é de 0,01%.

Sim! fazer sabonetes artesanais em casa é divertido, é fascinante é viciante e além do mais posso te garantir  que são 100% mais eficientes e mais suave que qualquer outro que você encontrar na prateleira do seu supermercado.

Entre nessa que você vai adorar!

Se você quer iniciar nesta jornada e fazer parte do nosso grupo veja AQUI o caminho mais curto.

A técnica mais usada hoje em dia para elaborar sabonetes artesanais é o PROCESSO COLD.  AQUI você pode aprender com todos os detalhes  essa técnica e fazer lindos sabonetes para qualquer tipo de pele.

34 comentários em “Existe sabonete sem Soda Cáustica?”

  1. Elaine Lima

    Amei o texto sobre a soda cáustica. Estou iniciando nessa arte, e estou apaixonada. Minhas tias sempre fizeram sabão de lavar louça. Aprendi e quiz partir para os de banho. Hoje estou testando pela primeira vez com glicerina, mas quero aprender com soda.

  2. Olá! Então, após a reação química para virar sabão, a soda cáustica não oferece risco??? Gostaria de confirmar… Minha vó só escovava os dentes e lavava o cabelo com sabão de côco pois dizia que não havia soda cáustica neles…e que os.cremes dentais e xampus tinham muita química… Isso pode ser uma pratica correta? Ela viveu 107 anos!

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Olá Beatriz, se você elabora a fórmula adequada e nas porcentagens corretas te garanto 100% que neste sabão não haverá nenhum resquisio de soda cáustica porque com a reação quimica vai se transformar em outro produto que é o sabão e a glicerina. Sabão de coco é feito com soda caustica sim mas depois do tempo de curado já não existe a soda cáustica. E sua avó é muito sabia porque realmente as pastas de dentes de hoje en dia é repleta de produtos quimicos e os shampoos também. Em algumas pessoas o sabão de coco é excelente para os cabelos mas na maioria não. O sabão caseiro é um produto alcalino e o cabelo não aceita muito bem essa alta alcalinidade e pode ficar tipo aplastado. Quanto à limpar os dentes com sabão caseiro também é uma ótima opção e uma prática bem saudável.

  3. ezequiel venceslau de oliveira

    A resposta é SIM! Exitem sais de sódio em sabonetes mais comuns como o Dove e Lux que não possuem a base hidróxido de sódio, tá escrito no rótulo atrás e o SAC da Unillever me respondeu.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Olá Ezequiel,Infelizemnte a resposta é NÃ0! eu sei que é difícil de aceitar (amantes do dove) mas o DOVE não é um sabão !!
      É um detergente mascarado em sabonete. Diria um híbrido…. e Dove também tem hidróxido de sodio.
      Um sabão verdadeiro tem 2 característica:
      1- está composto principalmente por sais alcalinos de ácidos graxos e isso significa simplesmente a mistura de óleos com o hidróxido de sodio.
      2- estes sais alcalinos devem ser os ÚNICOS componentes que dá ao produto esse poder da limpeza.

      Só para te dar um visão geral . Se você observa a composição do “sabonete” Dove existem váriosss ingredientes.

      – sodium lauroyl isethionate, stearic acid, sodium tallowate or sodium palmitate, lauric acid, sodium isethionate, water, sodium stearate, cocamidopropyl betaine, sodium cocoate or sodium palm kernelate, fragrance, sodium chloride, tetrasodium EDTA, tetrasodium etidronate, titanium dioxide (CI 77891).

      analisando o 1º ingrediente, e que é também o mais abundante. O SODIUM LAURIL ISETHIONATE : é um detergente sintéticos que limpa, emulsiona e da espuma ao produto .
      – sodium tallowate : sebo de vaca +soda cáustica
      – sodium palmitate : óleo de palma +soda cáustica
      – sodium isethionate : detergente sintético
      – sodium stearate : ácido estearico + soda cáustica
      – cocamidopropyl: detergente sintético
      – sodium cocoate : óleo de palmiste + soda cáustica.

      concluindo: O dove é um híbrido. Uma mistura de sintéticos e sabão. Na parte sabão foi usada sim a soda cáustica e a parte sintética foi usada para dar a neutralidade do ph e por isso é famoso por ser um “sabão” neutro.
      Todos os detergentes sintéticos usados no Dove são suaves bem aceitos em peles sensíves. Realmente é um produto bom ( na minha opinião ) mas estamos fugindo e muito do tema do artigo que simplesmente diz e confirmo que :
      NÃO EXISTE SABÃ0 SEM SODA CÁUSTICA .

  4. Olá!
    Muito interessante o artigo.
    Tenho uma dúvida: estou vendo alguns vídeos do Peter Paiva e em nenhum deles ele usa o NaOH, apenas a base glicerinada. Essa é também uma das bases que já possuem o NaOH, como você comenta no texto, ou seria necessário adicionar o hidróxido à receita? Não encontrei essa informação na composição do produto.
    Obrigado

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Huberto, a base glicerinada é uma base que já vem pronta para derreter e usar. Não necessita adicionar a NAOH . por isso você não vai manipular a NaOH .
      Mas essa base foi feita com NaOH. abss

      1. Natiele Vergas

        gostaria d saber se tem ou existe algum tipo de produto para pele que nao tenha ou que tenha pouca quantidade de soda ( ex sabonetes shampoos e creme para pele

        1. Fórmula de Sabão Artesanal

          Natiele, existem vários produtos para a pele que não possuem a soda cáustica : cremes corporais, faciais, sabões e “sabonetes” sintéticos .

  5. Elaine Veiga

    Olá!! Eu gostaria muito de fazer meus próprios sabonetes utilizando óleos essenciais e vegetais mas tenho um pouco de receio em manipular soda cáustica. Gostaria muito de saber se encontro base pronta apenas para misturar. E qual marca ou loja vc me indicaria ? Agradeço de coração a atenção.

  6. Isabella Daneluz

    Pode ser uma dúvida boba, mas eu posso derreter a barra feita em Cold Process, para garantir que o produto seja realmente natural ao invés de comprar a glicerina pronta? Ou estou completamente doida?

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Isabella, para refundir sua barra de COLD, você deve fazer no método REBATCH. Uma barra feita no COLD é muito mais dura e dificil de deterreter como a base glicerinada.

  7. Minha amiga, gostaria de saber da qualidade e custo de um sabonete feito a partir de KOH ao inves do NaOH, Grato Gian

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      olá Gian, a KOH é mais cara que o soda caustica e é proprio para fazer sabão cremosos e líquidos enquanto a NaOH é para sabões sólidos. A qualidade é excelente com os dois.

  8. Fiz sabão líquido e eles ficou com o efeito da soda. Fica assim mesmo ? Ele pode estragar minha máquina ?

  9. Olá, eu gostaria de saber se é possível usar água ozonizada na confecção do sabão/sabonete, se há alguma informação sobre o assunto, … pois como a água ozonizada tem O3, se este componente tem alguma influência negativa na reacção química desta água ozonizada com NaOH ( hidróxido de sódio ) e no resultado na saponificação …

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Flor, eu pessoalmente nunca usei e não saberia te dizer se existe alguma reação química. O que sei é que alguns utilizam “óleos ozonizado” para elabora o sabonete e também usam somente a água ozonizada para fazer limpezas com sucesso.

  10. Olá, tudo bem?
    Estou começando agora nesse mundo dos sabonetes e tenho receio de usar soda cáustica (ainda mais por ser bem desastrada). Queria saber como fazer pra substituir a soda cáustica pela base glicerinada, a proporção e se é só substituir uma pela outra ou tem algum outro ingrediente das receitas que tbm precisa ser trocado. E se tem diferença na qualidade do produto final caso faça essa troca.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Aline, não se substitui a soda por base glicerinada… são dois produtos completamente diferente e se usam em métodos diferentes.

  11. Olá, interessante este assunto.
    Trabalho com Higienização de estofados, gostaria de saber….
    Posso utilizar sabão de côco para higienização de estofados? Tipo colchões, sofás?
    Se eu fizer assim:
    Derreter em banho maria uma barra de 200g e misturar com água fazendo um litro do produto modo concentrado….. Depois pra uso proporções de 1:10, 1:20, 1:30 e etc….
    Vai funcionar pro meu serviço de Higienização?
    Abraços….

  12. Jane Araújo

    Gente,seja lá como for um bom sabonete e um bom hidratante nos deixa muito bem.O artigo é muito bom!
    Se existe um sabonete excepcional que não estrague a pele, eu gostaria de saber,porque tens uns que são terríveis,nem comento!
    O sabonete Dove usei por um tempão,maravilhoso!!!…mas depois de um tempo,não é a mesma coisa,textura que eu digo,só cheiro,que eu amooo!!, parece que houve alguma modificação na fórmula,pelo menos os vendidos no Brasil,porque nos Estados Unidos,país de origem,deve ser diferente,acredito!!!E…creme dental que já provei de tudo ( ….!!!! ),mas o da marca Forever e marca Racco,produtos vil,cosmética!!,são maravilhosos!!!
    Já que é para ficar sabendo do que faz mal a nossa pele e dos riscos,tem pessoas que usam sabão em barra glicerinado,de lavar pratos.meu tio viu gente!Ele está errado?Obrigada!!!

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Jane, cada sabonete tem um objetivo. Sabonete de lavar prato é elaborado com ingredientes muito mais agressivos do que um sabonete elaborado para o corpo. Você pode usar se quiser mas tenha certeza que o sabonete vai “limpar” tanto sua pele que vai retirar toda a camada de sebo natural do seu corpo e depois de secar você vai notar sua pele completamente seca.

  13. Excelentes informações, gostaria de saber se o uso de sabão caseiro para lavar louças e muito prejudicial e quais as orientações quanto a cura do sabão, obrigada

  14. Olá, Obrigada pelo seu artigo, foi bem esclarecedor,
    estou muito fascinada pelo processo de fazer sabão natural, estou me organizando para iniciar a desenvolver
    meus prórpios sabões. Gostaria de saber qual tipo de soda caústica você indica, marca onde encontrar., etc…
    Obrigada!

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Deborah, a soda caustica deve ter pureza de no mínimo 97º e deve vir em escamas. Você encontra em lojas de produtos químicos, algumas lojas de essências e em lojas online que vendem matéria prima para cosmética.

  15. Claudeti Pereira

    Amei o artigo! Parabéns! Simplesmente perfeito.
    Estou começando a fazer meus sabões e sabonetes artesanais e tenho amado a experiência. Seu artigo me ajudou muito. Obrigada

  16. Olá, tenho uma dúvida estou estudando para fazer shampoo em barra, e vi que tem como fazer a base caseira também com gordura vegetal e vai soda caustica, mas pode ser usada para fazer esses shampoo em barra?

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Pricila, claro! dependendo dos ingredientes que você colocar na hora de fazer a barra pode ser usado como shampoo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima