Superfat ou Sobre-engorduramento é a adição de mais óleos do que é necessário  na sua receita de sabonete  mas mantendo a mesma quantidade de soda cáustica  ou pode também diminuir a quantidade de soda caustica e manter a quantidade de óleos.

Existe 2 razões para fazer um superfat numa fórmula de sabonete Artesanal:

oleo

  • Essa pequena porcentagem extra de óleo no sabão vai acrescenta uma qualidade extra no sabonete. Basicamente o sabonete fica mais hidratante.
  • Superfat também é uma questão de segurança porque adicionando mais óleos na sua receita garante que cada molécula da soda cáustica terá mais do que suficiente possibilidade de unir-se  com uma molécula de óleo. com isso não haverá o perigo de ter um sabonete com PH alto.

Sobreengordurar o seu sabonete é muito fácil  já que a calculadora online vai calcular automaticamente para você . Se não, você mesmo pode fazer esta conta que é bastante simples :

Se você quer fazer uma receita com 5% de superfat  e na sua receita  tem  100 grs. de soda cáustica , basta você multiplicar 100 x 0,95 ( 95%). isso daria 95 gramas de soda cáustica. Fácil verdade?!

Geralmente se usa os óleos ou manteigas mais luxuosos  como superfat  e este é adicionado  quando a massa atinge o TRACE . Com isso, polpamos estes óleos mais caros de ser muito “atacado” pala ação da soda cáustica.

Uma frase certeira sobre isso é: ter mais óleos  no sabão é muito melhor  do que ter mais soda cáustica.

4 Comentários

  1. Geisson Oleques Responder

    olá, tenho uma duvida, nas calculadoras online ele pede para colocar a quantidade de superfat, mas se eu desejo colocar apenas depois o oleo extra eu deveria colocar na calculadora 0% de superfat?

  2. por favor, como baixar o ph de um sabonete ? comprei o curso , mas é pra base pronta, achei que era sobre fazer sabonetes a partir dessa calculadora
    aguardo
    obrigada

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Eliane, esse curso que você comprou não é o meu. Meu curso ensina a fazer sabonetes desde o zero usando a calculadora.

Escreva um comentário