Hoje vou escrever um artigo um pouco polêmico porque existem pessoas que não podem usar sabonete CP/HP como shampoo porque não dá bons resultados mas também existem muitas outras pessoas que usam e adoram. Por que será que isso acontece??

Minha intenção aqui  não é convencer a ninguém se deve ou não usar ou se deve ou não elaborar shampoos de sabonetes CP/ HP mas sim mostrar o lado teórico ( de uma maneira geral claro …) do porque que em muitas pessoas  que usam esses sabonetes é um verdadeiro desastre e deixam o cabelo muito ressecado, duro  e sem vida  … o que é o meu caso… mas como cada cabelo é um mundo, para muitas outras pessoas, usar esse sabonete/shampoo é uma verdadeira maravilha.

Todos sabemos que sabonetes CP  são excelentes e são também tensoativos naturais. Se são tensoativos e ainda mais são naturais, que é o principal componente de limpeza de um shampoo, porque não seriam  adequados para usá-lo como tal?

lavando cabelo com barra de sabao

 

Pois sim… não são adequados e existem boas razões para não usar os sabonetes CP, nem mesmo o  mais suave ou o mais hidratante, para lavar os cabelo.

Diferentes pHs

O pH do couro cabeludo é de 5,5 e o pH do cabelo é de 3,67 isto é ….  ácido!   Enquanto os sabonetes artesanais tem o pH de 8 a 10. Isso significa que o sabonetes artesanais não tem o pH equilibrado de acordo com o pH dos fios de cabelos e nem do couro cabeludo.

Depois de lavar os cabelos com produtos que não possuem o pH  adequado e apropriado, a cutícula capilar vai desestruturar e haverá um desgaste imenso dos fios. Isto pode causar um sério dano ao cabelo e uma vez que os fios sofrem com estes danos, será muito difícil  repará-los, mesmo com os condicionadores mais intensos.

diferença entre uma cutícula de cabelo normal e uma de cabelo danificado

Solubilidade em águas duras

Outro fator do porque sabonetes artesanais não são bons shampoos é porque estes  não são tão solúveis em água dura comparando com outros surfactante.  Na água dura, as moléculas do sabão artesanal são convertidas em sais insolúveis como sais de cal, cálcio ou magnésio. Isso não é um problema para a pele mas sim é um grande problema para o cabelo deixando-o  sobrecarregado, sem brilho com um aspecto áspero.

Estes sabões não espumam bem se houver íons metálicos na água – e a maioria da água contém íons metálicos – e eles não  espumam bem  quando existe a  presença de sebo ( gordura ) . Dadas essas propriedades, o sabão CP não vai remover bem a sujeira ou produtos que você possa ter adicionado  no seu cabelo e você não terá a sensação de estar limpo (ou, ironicamente, seu cabelo pode se sentir muito limpo, o que não é uma coisa boa).

Quando o sabonete CP/HP é um bom shampoo

Por outro lado, de acordo com várias  pessoas que se dão bem e adoram o resultado de usar um sabonete CP/ HP como shampoo, dizem que como o sabonete artesanal é alcalino, ele serve para abrir a cutícula do fio capilar limpando bem permitindo a  penetração  dos princípios ativos e em seguida usam o vinagre ou um condicionador com pH um pouco ácido para fechar a cutícula e deixa-los perfeitos e com brilho.

Usar o vinagre ou um condicionador  ligeiramente ácido no último enxágue é essencial para que possa haver  um bom resultado quando se usa um sabonete artesanal alcalino como shampoo.

Mas esse método, definitivamente não serve para pessoas que tem o cabelo que leva tintas ou hennas.  Por uma razão ou outra, cabelos pintados são incompatíveis com sabonetes artesanais e enxágues de vinagre.

Outro detalhe também é não ir alternando o natural com o comercial. Quando começar a usar o natural , o cabelo e o couro cabeludo vão se livrando de todos os químicos do shampoo comercial usado anteriormente e pouco a pouco vão habituando ao sabonete artesanal.

Se você ir alternando shampoo comercial / sabonete artesanal para lavar os cabelos, pode gerar uma “confusão” ao couro cabeludo e pode até ter mais problemas de caspa ou cascas.

Diante destes fatos, uns positivos outros negativos fica por sua conta tentar ou não usar um sabonete artesanal como shampoo mas levando em conta que ambos tem níveis de pH diferentes e essa diferença pode danificar e muito o seu cabelo.

E você já experimentou usar um sabonete artesanal para lavar os cabelos? Adoraria saber sua experiência.

8 Comentários

  1. Jose da Silva Barbosa Responder

    Fabrico sabonetes de café a muito tempo, vendo exclusivamente para quem trabalha com peixe e abatedora de frangos, ē excelente para tirar o odor desagradável das mãos .
    Agora estou ampliando para uma linha mais especifica , sabonetes decorativos, para festas de crianças aniversario.
    Estou pensando em trabalhar com shampus, gostaria de receber receitas se possível .

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi José da Silva, em breve vamos fazer uma sequência de shampoo em barra e shampoo sólido.

  2. Fico pensando ate que ponto o PH tem tanta importancia. Na pratica, um sabonete e muito mais que um ph e uma formulacao correta possui glicerina e hidratacao suficientes para deixar o cabelo saudavel. A questao de abrir cuticula e fechar cuticula e de se pensar e observar. Faz um mes que estou usando e tem dado super certo, hidratacao, brilho, leveza, mas pode ser que a longo prazo de encrenca..
    Compartilhei em um grupo de saboeiras e todas usam ha anos com sucesso, mas nao sei se elas tem tintura nos cabelos. Eu so uso tintura nas entradinhas…
    Bjo e obrigada!

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Exatamente Irene, eis a questão, porque na teoria um pH desequilibrado desestrutura totalmente a cutícula capilar deixando o fio completamente poroso, quebradiço e sem brilho. Mas como vemos, existem vários depoimentos que o sabonete alcalino com um superfat elevado supera essa agressão e deixa o cabelo muito bem.

  3. Olá! Usei apenas una vez, um CP! Meu cabelo levou uns 3 dias para acostumar ( ficou estranho nesses dias) mas depois, ficou incrível! Muitos perguntavam o que fiz pq estava muito sedoso , brilhante. Ficou mais fácil para ajeitar. Também não passei vinagre, não quis. Só não consegui encontrar de novo. Abraço!

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Que Bom que funcionou para você Ingrid. Mas o que você não encontrou??

  4. Olá, então a recomendação geral é usar shampoo comercial? Ou tem shampoos que podemos fazer em casa?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Olá Raquel, a parte de que para algumas pessoas funciona perfeitamente o uso de sabonete saponificado para o cabelo, temos os shampoos elaborados com tensoativos suaves líquidos ou sólidos ( tipo Lush) . Ambos podem ser elaborados em casa.

Escreva um comentário