Shikakai – A Erva para lavar o cabelo

Shikakai é uma erva indiana amplamente usada para lavar os cabelos. Significa fruta para o cabelo e é tradicionalmente usado pela medicina ayurvédica.

Shikakai é uma erva medicinal usada para preparações cosméticas para o cabelo. Atua como um shampoo por seu alto teor de saponinas , fortalece o cabelo, é anti-caspa, evita a queda de cabelo e é um excelente antioxidante. Além de tudo isso também atua como condicionador do cabelo.

 

INCI: Acacia concinna 

Propriedades

Shikakai é usado na medicina ayurvédica para tratar problemas dermatológicos.  Ajuda a regular a secreção sebácea, a dermatite seborreica e é antiinflamatório. Por isso  podemos dizer que alivia os problemas de caspa, coceiras  e a formação de crostas no couro cabeludo.

O shikakai tem um pH ácido e, portanto, é muito adequado em produtos capilares. Age fortalecendo o cabelo e dando brilho. Deixa o cabelo limpo, solto, sem frizz. É  tradicionalmente usado pelas mulheres indianas e podemos ver e comprovar que a grande maioria tem cabelos longos, fortes e brilhantes.

Como usar

Devido ao seu alto nível de saponinas, o shikakai, que vem em forma de pó, pode ser adicionado na elaboração do  shampoo sólido, reduzindo a quantidade de SCI utilizada.

 

Por exemplo, se na sua fórmula de shampoo sólido você vai colocar 60% de SCI , adicionando o pó de shikakai essa porcentagem deste tensoativo pode abaixar de 45 a 50%. Ou até menos se adicionar outras ervas ayurvédica  como a ARITHA.

Como máscara capilar, pode  ser feita uma mistura com hidrolato de sálvia, alecrim e lavanda até formar uma massa grossa.  Estenda essa massa por todo o cabelo e deixe repousar por 5 a 10 minutos  após esse tempo,  enxágüe.

Também podemos fazer extratos aquoso de Shikakai e adicionar em  shampoos líquidos.

Indicações

Shikakai proporciona uma lavagem suave para qualquer tipos de cabelo.
Mais indicado para todos que tem queda de cabelo, couro cabeludo sensível e para pessoas com fios sem brilho e difíceis de pentear.
Por si só já é um excelente shampoo, embora não espuma.  Tem muito boa sinergia com outras ervas ayurvédica.  A única precaução é que pode escurecer um pouco os cabelos claros.

1 comentário em “Shikakai – A Erva para lavar o cabelo”

  1. leticia chaves

    o alecrim e a lavanda para fazer a mascara capilar é em pó? liquido? in natura? fiquei em duvida qual devo usar para a mistura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima