No artigo passado falei sobre se os sabonetes artesanais seriam bom ou não para o cabelo, veja aqui mais detalhes.
Pessoalmente eu já experimentei de todos os tipos de sabonetes CP / HP : com ou sem superfat, somente com óleo de coco, com óleo de rícino ou com vários tipos de óleos e posso dizer com garantia que absolutamente todos, nenhum destes sabonetes que provei me deu um resultado favorável até mesmo enxaguando com o vinagre. Inclusive alguns que provei, foram fórmulas de amigas que leva anos usando e adoram o resultado… mas …elas tem o cabelo diferente do meu.
Cheguei a conclusão que o problema não estava na fórmula que eu criava mas simplesmente que meu cabelo não aceitava sabonetes CP/HP como shampoo. Não pensam que meu cabelo é uma excessão porque para a maioria das pessoas, sabonetes CP/HP usados como shampoos realmente não vão bem.
Com toda essa decepção resolvi provar os novos shampoos sólidos elaborados com tensoativos naturais e a verdade é que fiquei maravilhada e estou completamente viciada em shampoos sólidos. Meu cabelo, que leva tinta, se transformou…estão super saudáveis, super soltos e com brilho muito especial.
Já elaborei várias receitas diferentes. Cada lote que preparo para mim vou variando os ingrediente, não porque o anterior saiu mal mas sim pela questão de ir provando novos aditivos e comparando o resultado. Até hoje, nenhum dos que formulei me decepcionou. Todos acrescentaram algo positivo no meu cabelo.
Propriedades do shampoo de ervas
Neste artigo vou te mostrar um dos shampoo sólido que uso e que simplesmente adoro e elaborado com um dos meus ingredientes favoritos que é a erva shikakai. Veja aqui mais detalhes sobre essa erva indiana.
Esta Erva indiana é uma excelente limpadora além de ter propriedades condicionadoras . Este shampoo tem um cheiro delicioso a ervas do campo, dando um frescor todo especial aos cabelos.
Esse shampoo é um tanto especial porque serve para cabelos mistos. Couro cabeludo oleoso e pontas secas. Mas também vai muito bem para cabelos normais com tendência a seco.
Além da erva shikakai, adicionei outra erva que é a urtiga seca que também é excelente para produtos capilares.
Ingredientes do shampoo sólido de Ervas
Este shampoo sólido está composto de :
- sodium cocoyl isethionate (SCI) – tensoativo derivado do óleo de coco sem conservante e biodegradável. Livre de sulfatos. Fornece uma boa limpeza ao couro cabeludo com muita espuma, suavidade e cremosidade.
- Erva Shikakai – Erva rica em saponina e por isso me permite abaixar a porcentagem do tensoativo SCI da fórmula sem perder o poder de limpeza deixando o cabelo suave e brilhante.
- Urtiga seca – Além de combater a caída do cabelo, vai controlar a oleosidade excessiva do couro cabeludo e ajuda a combater a caspa.
- óleos vegetais de coco, jojoba e ricino, que são os melhores óleos para tratar o cabelo controlando a oleosidade, hidratando o cabelo e proporcionar mais espuma ao shampoo.
- Para gerar mais valor a esse shampoo sólido é adicionado proteína de trigo, proteína de seda e inulina para recupera os fios capilares devolvendo a proteína perdida com o tempo.
Para elaborar um shampoo sólido é necessário ter uma porcentagem adequada dos ingredientes e aditivos para não dar o efeito ao contrário. Não é nada difícil mas é imprescindível uma balança digital para poder pesar cada um adequadamente.
Juntando todos esses ingredientes naturais, eficientes e maravilhosos qual cabelo não vai agradecer com essa dose de nutrientes ? Vale a pena provar !
Se você já usa shampoo sólido elaborados com tensoativos, adoraria saber sua opinião!!
Se você quer saber mais profundamente sobre os shampoos sólidos e quer realmente acrescentar esse produto na sua linha de produção, dê uma olhada aqui.