Sabonete Facial de Rosa Mosqueta e Camomila

As sementes da rosa mosqueta, de onde se obtém o óleo, é super rica em nutrientes como a vitamina A ( ácido retinoico). Assim como C, D e E.   Este óleo é benéfico para qualquer tipo de pele.

Ele é absolvido muito facilmente repondo a umidade da pele e também cria uma barreira protetora no qual impede a desidratação cutânea. Exatamente por isso, ele é apontado, por séculos, como o provedor das peles jovens……combate ao envelhecimento!!

A camomila tem outras várias propriedades e uma delas é aliviar as peles irritadas acalmar as áreas sensíveis e inflamadas. Além de ajudar na cicatrização de ferimentos leves e queimaduras.

rosa-e-camomila-flores

Vendo todas estas qualidades, podemos juntar o útil ao agradável e porque não fazer um sabonete facial de Rosa Mosqueta e camomila?! Claro que sim e mãos à obra!

Nesta Fórmula vamos fazer um sabonete facial que além de ser hidratante vai ser exfoliante também por isso vamos acrescentar um pouco de flores secas trituradas. Mas deve ser usado com moderação!  As flores secas de rosa mosqueta arranham e um pequena quantidade já é suficiente para fazer uma excelente exfoliação facial.

Se usar muito o seu sabonete vai parecer uma lixa. (nesta fórmula da foto abaixo eu realmente exagerei na quantidade de flores secas de rosa mosqueta e não gostei do resultado… por isso estou advertindo aqui !!  cautela é a palavra certa!

 

flores-secas

Nesta receita vou colocar o óleo de rosa mosqueta como superfat. Isto é, vou adicionar este óleo justo no momento do Trace para evitar que perca  as propriedades no processo de saponificação e a camomila vou usar somente as flores secas. Como é um sabonete para exfoliar, essa camomila vai dar um toque de alivio e acalmar a pele, depois deste processo de retirada das células mortas.

sabonete-e-o-oleo1

Fórmula :

Métodos: processo cold

  • Óleo de oliva – 35%
  • Óleo de girassol – 25%
  • Acido esteárico – 5%
  • Óleo de coco – 20%
  • Óleo de rícino – 5%
  • Óleo de Palmiste – 5%
  • Óleo de rosa mosqueta – 5%

Colocar a quantidade em gramas que desejar na calculadora de sabões( veja aqui)  para saber a quantidade de água e soda cáustica que se deve usar.

Esta Fórmula tem um superfat de 5% e uma concentração da água a 30%

Aditivos:

  • 1 colher de sopa de ervas seca para cada ½ litro de Óleo
  • 5 a 8% de essências ou óleo essencial da sua preferência (opcional)
  • Dióxido de titânio para dar uma cor mais branca ao seu sabonete (opcional)

O resultado é espetacular!!

Passando esse sabonete sobre o rosto úmido, ele vai exfoliar delicadamente retirando todas as peles mortas e ainda vamos ter um sabonete com propriedades de hidratação excelente (óleo de oliva), com uma cremosidade e espuma adequada (rícino e coco) e ainda mais vai ser um sabonete gentil e agradável com a pele facial. Além de tudo isso, vamos ter a ação do fabuloso óleo de Rosa Mosqueta que, como foi colocado no momento do Trace, vai conservar e dar todas as propriedades benéficas que só ele possui.

Se você quer aprender a fazer este sabonete facial e todos os  tipo de sabonetes e sabões e até mesmo saber elaborar suas próprias receitas veja aqui.

Você já fez um sabonete facial de rosa mosqueta?  Se você tem outra fórmula me conte aqui nos comentário.

8 comentários em “Sabonete Facial de Rosa Mosqueta e Camomila”

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Rosália, esta receita foi elaborada no processo cold e não se pode substituir a soda pela glicerina. São 2 métodos diferentes de fazer o sabão. Se quer saber mais a respeito de cada método te aconselho a pesquisar sobre o assunto no site que sempre vou postando temas novos ou então dar uma olhada aqui. absss

  1. bom dia!
    posso subtituir os 25% de oleo de girassol por 25% de qualquer outro óleo ou dependendo do óleo (eu escolheria óleo de coco ou de oliva) a porcentagem varia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima