Essências X Óleo Essencial

Este é um tópico que já gerou muitos debates, discussões e controvérsia.  O que devemos usar ? o óleo essencial ou as essências para perfumar nossos sabonetes?

Bem… isso depende da linha que você quer seguir. Se você faz sabonetes pensando em apenas que tenha um cheiro bom ( para você, sua família ou clientes ), independente que seja natural ou não,  então a sua escolha pode ser ou um ou o outro e isso não vai ter diferença nenhuma., desde que a  essência ou óleo essencial seja de ótima qualidade e tenha sido testado e é seguro para  ser usado  no seu sabonete.

Por outro lado se você deseja e segue uma linha completamente natural, aí sim sua escolha é de suma importância para obter um resultado completamente natural. E, sem dúvidas nenhuma, sua escolha deve ser os óleos essenciais.

qumicos-diversoa

Prós e contras no Processo Cold

Minha preferência (no geral)  sem dúvida nenhuma são os óleos essenciais porque são naturais e tem propriedades terapéuticas e benéficas que as essências não têm. Mas antes de chegar a uma conclusão definitiva por qual usar, vamos esclarecer umas  diferença entre eles.

Os óleos essenciais são aromas naturais extraídos das folhas, cascas, raízes, flores e frutos das plantas. As essências são misturas sintéticas elaboradas em laboratório.

sacando-o-oleo-da-folhaOs óleos essenciais tem a grande vantagem que além do aroma tem várias propriedades benéficas ao corpo. Por exemplo: o óleo essencial de eucalipto, além de um cheiro ótimo, tem grande poder de aliviar as infecções respiratórias e, portanto pode ser um excelente aditivo nos produtos para a pele e banho.

O óleo essencial de Tea tree é um antisséptico natural, antibactericida, antifúngica e tem propriedades antivirais que estão altamente comprovadas e documentadas. Muitos outros óleos essenciais  que possuem  propriedades maravilhosas mas a grande maioria ainda não foi de todo estudada e não estão tendo o uso que poderiam ter por falta destas pesquisas.

E, no entanto, por outro lado… As essências não têm essas propriedades benéficas porque são “criaturas” geradas em laboratório…

 

O problema é que ambos, óleos essenciais e essências, podem ser problemáticos na elaboração do sabão no processo Cold.

 

oleo-de-eucalipto

O problema com alguns óleos essenciais é que a temperatura de evaporação do aroma  é tão baixo que simplesmente não vão resistir as altas temperaturas no processo Cold. O óleo essencial de eucaliptos é, infelizmente, um destes exemplos. O ponto de evaporação é de 43º e ele só deve ser usado em fórmulas que podemos impedir o aquecimento e impedir passar pela fase gel …e impedir a fase gel é tornar o seu sabão com  uma textura  inferior ao que deveria ter, mas isso de ter que passar pela FASE GEL é uma preferencia muito pessoal.

Por outro lado, as essências têm um ponto de evaporação do aroma bastante alta e então isso não é um problema. O problema com as essências é que algumas ( muitas) podem acelerar e muito o processo de saponificação e faz com que a massa do sabão fique tão espessa tão rapidamente que se torna difícil ou quase impossível jogar no molde. As vezes o tempo de misturar a essência e começar a ficar duro é questão de segundos e  portanto você deve estar preparado para trabalhar super rápido!

perfumando-a-massa

As essências tem vantagem no custo (preço) e na durabilidade ( vida útil) .  São bem mais baratas que os óleos essenciais.

Estas podem valer a metade do preço e o aroma persiste por anos no recipiente e nos produtos (sabões).

Alguns óleos essenciais tem o preço um pouco mais accessível, mesmo sendo este” preço accessível ” o dobro das essências. Mas outros óleos essenciais, podem custar centenas ou milhares de Reais por algumas gramas como o óleo essencial de sândalo, jasmim ou o de rosas.

O aroma nos óleos essenciais também tendem a desaparecer muito mais rápido, como os  cítricos, que duram uns 6 meses no máximo e isso se for acrescentado um fixador de aroma se não podem durar somente dias no seu sabonete ou indo perdendo o cheiro pouco a pouco até desaparecer por completo.

Outra grande vantagem das essências é que podemos fazer experiências com aromas que seriam impossíveis comprar os óleos essenciais, como o de sândalos ou o de jasmim ou até mesmo aromas que não existem na versão natural como o de pepino ou de morango. Também podemos ter essências que são imitações exatas de perfumes caríssimos que as pessoas adoram.

fragrancias

São aptos para usar na pele?

Uma questão a levar em conta é se um é mais seguro que o outro para se usar na pele. Bem, os óleos essenciais são de procedência natural, mas alguns são conhecidos por causar reações indesejáveis na pele. Por exemplo, os óleos essenciais de limão, canela e cravo  são  conhecidos por causar certo tipo de sensibilidade e irritação na pele de algumas pessoas.

Quanto ás essências sintéticas, nos não podemos saber ao certo,  o quanto eles são seguros porque não sabemos exatamente de que são composto. ( veja aqui explicação completa ) . Não vem a descrição no rótulo de nenhum produto. O que sei é que um dos componentes é o  ftalatos e está  associado a uma serie de riscos graves para a saúde. Mas grande parte dos fabricantes de essências (de boa índole) estão reformulando seus produtos para retirar definitivamente este componente.

cheirando-o-oleo

Independente de o aroma ser natural ou sintético ele causa  sensações incríveis  e é  fascinante!!  Os “cheiros” nos provocam emoções e podemos fazer associações extremamente pessoais.

Portanto, depois de analisar todos os pros e contras você faz a decisão do que vai querer para o seu produto final.

E você?  Qual prefere usar?

 

19 comentários em “Essências X Óleo Essencial”

  1. Essências…. por serem mais fáceis e cheiros perfeitos !! Mas no cold process elas acelerar mesmo o processo , ficá duro rapidamente , impede o processo criativo do sabão !!

  2. jarbas Pantoja

    Senhores
    Muito obrigado pelo conhecimento, pois está sendo muito útil pra meus trabalhos, Agora eu pergunto.Como eu faço para extrair óleo essencial da planta aroeira ou é melhor a essência para uso em sabonetes?
    No aguardo de sua atenção,
    Jarbas pantoja

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Jarbas, seja super bem vindo! a escolha entre OE ou essência depende do objetivo do seu sabonete. Se for um sabonete terapêutico com certeza você deve usar o OE e se for somente por cheiro pode ser a essência mesmo. O OE de Aroeira é extraído através das frutas ou das folhas veja este video aqui para ver como pode ser feito. https://youtu.be/AuWJh62_my4?t=1
      espero que possa te ajudar e obrigada por participar do site.

  3. nossa gostei muito das espicaçoes muito obrigado faço sabao caseiros sem soda e quero por essencias que eu mesma faço tbm agora vou ver como fazer as essencias

  4. Adorei as esplicações, mas preciso que me tire uma dúvida: No caso de eu preferir as essências pelo custo benefício eu conseguiria as propriedades dos óleos com oe extratos glicólicos? Tipo a camomila que sabemos de todos os seus benefícios, ao tirar o OE e dar preferência a essência mas colocar o extrato glicólico da planta eu não estaria acrescentando suas propriedades?

  5. Boa tarde qual ingrediente devo adicionar aos sabonetes glicerinados artesanais para deixar eles sólidos e mais resistente ao calor?

  6. Eu gostaria de saber como usar os óleos essenciais nos sabonetes feitos com base glicerinada. A quantidade e em que momento seria melhor colocá-los.
    Você sabe como fazer, ou indica um site que saiba?
    🙂

  7. Digite seu comentário aqui ..
    Boa noite eu trabalho com sabonetes artesanal pra venda estou com poblema de essencia mas cheroza mas duradoura pode me ajudar cual seria melhor ou vcs tem para vendas

  8. Fórmula de Sabão Artesanal

    Oi Ataide Borges, existe sim uma diferença enorme em relação a qualidade das essências . Umas melhores que as outras. Mas o cheiro depende de cada pessoa . Umas gostam mais forte e outras de um cheiro mais fraco. O que pode ser delicioso para mim pode ser horrível para você. Te aconselho a ir provando em diferentes fornecedores até descobrir a que mais te agrade e convém.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Você pode dar aroma aos sabonetes de uma forma natural através de ervas, hidrolatos, alguns ativos como o café, aveia e até mesmo alguns óleos possuem um cheiro característico . Não vão dar um cheiro acentuado mas sim um aroma bem leve e agradável. Os óleos essenciais são completamente naturais.

  9. Débora Iglesias Maia

    Olá, muito bom o post. Mas será que você pode indicar que essências comprar para o cold process? Este é o único ponto que ainda não resolvi! Meus clientes querem sabonetes cheirosos e os OEs encarecem e nem sempre dão cheirinho durável. E as essências, mesmo as mais caras endurecem o sabão ou talham ou sei lá o que.
    Grata desde já

  10. Emily Estanislau Magalhães

    Olá, gostaria de saber qual seria a melhor opção para de esseência ou OE para sabonete esfoliate.
    Desde já agradeço.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      O aroma é bem pessoal Emily. Você deve escolher de acordo com o objetivo da sua fórmula. Por ex: vocÊ vai se esfoliar pela tarde ou noite, então adicione um aroma calmante, relaxante tipo lavanda, sândalo, salva e outros. E se se banho é pela manha, seria bom que o esfoliante tivesse um aroma a cítricos, menta ou ylang ylang. Você escolhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima