Depois de Fazer o Sabão – Como Lavar os Utensílios?

Após uma boa sessão de fazer sabões a limpeza não é, com certeza, a etapa mais agradável! Mas é uma das etapas e temos que passar por ela… Felizmente com um pouco de água quente, um bom sabão líquido artesanal, uma esponja e luvas podemos fazer essa limpeza facilmente! o vinagre serve para neutralizar os efeitos da soda caustica então acho bom acrescentar no limpeza final.

material-de-limpeza-copia

Existem duas maneiras de fazer esta limpeza…. a primeira é colocar tudo dentro da pia e lavar da maneira de sempre.

A outra opção  é colocar tudo dentro de uma bacia e esperar até o dia seguinte para endurecer e assim fica mais fácil ( eu prefiro esta opção ) e  evitar que desça material oleoso pela tubulação.

É claro que o recipiente que você tinha a solução de soda cáustica  pode ser lavado imediatamente …aqui estou me referindo somente aos recipientes que tem restos de massa de sabão recém feito.

Quando fazemos a limpeza, é muito importante usar as luvas porque mesmo que todo o processo de saponificação já tenha ocorrido, esse resto de massa ainda pode irritar a pele, além de que a soda cáustica está presente em quase todas as ferramentas que você usou. Também seria bom continuar com o avental….prevenção sempre em primeiro lugar!!

espatulas-pao-duro-copiaUma dica é usar uma espátula – a famosa pão duro – para jogar toda a massa de sabão, recém-feito, dentro do molde…desperdiçar é uma palavra que não existe no meu vocabulário! Quanto mais você usa essa espátula muito mais fácil será sua etapa de limpeza.

Uma das maneiras de simplificar a vida é se recusar a entrar nessa do consumismo e ficar louco querendo comprar 2 de cada item….. Não precisa comprar um conjunto de panelas, um misturador elétrico, utensílios e recipientes especialmente para fazer os sabões. Se você acha que pode limpar corretamente seus utensílios de cozinha, estes podem ser usados para fazer sabão também.

Estamos somente retirando resto de sabão das panelas e vasilhas e isso não é nada terrorífico !! O aço inoxidável e o vidro não absorvem nada, portanto uma boa limpeza é tudo que precisamos. Mas se você está inseguro quanto a retirada total de soda cáustica dos seus equipamentos é só adicionar o vinagre na sua rotina de limpeza para neutralizar o efeito.

 Método da pia

Comece esta limpeza o mais rápido que puder para a massa não ficar dura. Limpe os utensílios e recipientes, com um pedaço de toalhas de papel (ou folha de revista ou jornal) retirando todo o resto da massa, que ainda está um pouco mole e jogue no lixo. retire o máximo que puder em todos os utensílios e recipientes.

Você pode fazer com um pano também, mas recomendo deixar esse trapo descansando por 24 horas antes de colocá-lo na máquina de lavar roupa.

Fazendo essa retirada do resto da massa com o papel antes de lavar, você vai evitar que óleos e solução de soda cáustica desçam pela tubulação da sua pia.  Embora seja um pouco difícil que essa massa fique acumulada nos tubos, mas pode acontecer!

Para evitar o entupimento dos canos use sempre água quente junto com o sabão líquido artesanal.

Para Limpar o misturador elétrico e o batedor Fuet,  mergulhe  dentro de uma vasilha de água quente e sabão e põe para funcionar o aparelho. Fazer isso ajuda a retirar todo o resto de sabão que ficou acumulado nas lâminas e varetas. Terminado, é só pegar uma esponja e limpar bem com o sabão líquido e enxaguar bem para garantir que todo o sabão foi retirado. Finalmente limpar a pia toda com esponja e o sabão.

limpando-o-batedor-1024x335

Método da bacia.

Se você quer evitar ficar esfregando para retirar toda essa massa oleosa sobrante, o ideal é colocar todos os utensílios dentro de uma bacia.Cubra essa bacia com um saco plástico, feche bem e coloque num local protegido dos animais e crianças não tocarem.

ensacando-sujos

Deixe descansando por 48 a 72 horas. Durante esse tempo o sabão vai endurecer.

Endurecido, fica super mais fácil de retirar tudo usando uma espátula. Este resto você pode incorporar em outro projeto (isso que eu faço), pode fazer sabão em pó ou jogar fora….você decide!

retirando-excesso

Retirados os restos de sabão é só lavar todos os utensílios com uma espoja e sabão e enxaguar bem.

Para secar é só deixar escorrendo e secar naturalmente. Se preferir lavar seus utensílios numa  máquina de lavar

espuma-na-maquina

pratos, também pode ser…..mas fique atento e retire o máximo de restos com papel ou com a espátula pão duro para não colocar vasilhas com resto de sabão porque você pode tomar um susto e vê sua cozinha sendo inundada por espuma!!!

A superfície onde você fabrica seus sabões pode ser limpa com seu produto de limpeza favorito ou com álcool. Agora que sua área de trabalho esta limpa é hora de começar a fazer mais sabões!!!  Kkkkkk .. E você ?!!  como é que faz essa limpeza?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima