A Temperatura e alguns ingredientes podem interferir que você alcance o TRACE rapidamente ou mais lentamente quando você está fabricando sabonetes artesanais.
O Trace é basicamente o ponto em que a massa de sabão quando misturada, engrossa o suficiente para formar uma emulsão estável. É um “ponto de não retorno”, onde os óleos e a lixívia não correm risco de separar-se.
Passado esse “ponto de não retorno”, existem muitas variáveis onde o TRACE pode ser bem líquido ou bem denso.
Existem alguns fabricantes de sabão que despejam a massa de sabão no molde com um TRACE bem leve (massa bem líquida) no qual necessita apenas algumas poucas rodadas com o batedor elétrico para alcançar. Neste caso a massa de sabão estará tão líquida que não vai suportar nenhum tipo de complemento na superfície da massa. No entanto está suficientemente misturada para não haver a separação de óleos e lixívia. Está Emulsionada.
Por outro lado, há fabricantes de sabão que preferem derramar a massa de sabão no molde com um TRACE bem pesado ( a colheradas) tão grosso como um pudim.
Ambas as misturadas estão bem e podemos dizer que estão emulsionada e que foi atingido o TRACE em diferentes níveis.
Mas e quanto ao tempo que leva para alcançar o TRACE? Independente de você jogar essa massa no molde com um trace leve ou pesado, esse TRACE algumas vezes demora um tempo para ser alcançado e algumas vezes acontece muito rapidamente. O que pode causar isso?
Fatores que interferem no tempo do TRACE
De acordo com Kevin Dunn, em seu maravilhoso livro Scientifc Soapmaking, a quantidade da mistura é o principal fator que determina o tempo que a massa de sabão leva para alcançar o TRACE e é exatamente por isso que usar um mix elétrico é muito mais rápido do que ficar misturando com uma colher.
Mas…. além desta quantidade existem três fatores que podem afetar e influenciar nesse tempo que a massa de sabão leva para atingir o TRACE que são:
- Quantidade de água
- Temperatura da massa
- Ingredientes/aditivos
A quantidade de água
A quantidade de água que você usa na sua receita afeta o TRACE. Mais água = TRACE mais demorado.
Exemplo: Se você tem uma fórmula que pede 50g de Soda e você usa 100g de água, pode ter certeza que você terá um TRACE muito mais rápido que se você colocar 130 ou 150 g de água.
Mas se você tem uma fórmula que está alcançando o TRACE muito rápido, adicione um pouco mais de água para desacelerar e aumentar esse tempo para atingir o TRACE.
A temperatura
Quanto maior é a temperatura dos óleos e da lixivia, mais rápido seu sabão vai atingir o TRACE. Mesmo se a diferença de temperatura que você está trabalhando é de apenas 10 graus pode ter certeza que vai fazer a diferença.
Se você tem uma fórmula que acelera muito rápido, espere abaixar mais a temperatura dos óleos e lixívias para começar a trabalhar. Além dos óleos que começam a se solidificar, você não vai correr nenhum risco de a lixívia e os óleos ficarem “muito frios”. Você pode fazer sabão com a temperatura ambiente.
Ingredientes/aditivos
A maioria dos fabricantes de sabonetes já experimentaram o temido seize quando você adiciona algum tipo de fragrância ou outro aditivo e sua massa de sabão passa de líquido a uma “coisa” espessa em apenas alguns segundos. Mas não estamos falando de seize no momento. Existem outros ingredientes que realmente aceleram o TRACE exatamente igual que subir a temperatura dos ingredientes ou diminuir a água.
Cada óleo tem sua característica e uns podem acelerar ou fazer que TRACE chegue mais devagar que outros óleos ( óleo de bagaço de oliva é um dos que acelera o TRACE) . Mas não tanto quanto alguns outros ingredientes adicionados em particular na fórmula de sabão que elaboramos.
Ingredientes / aditivos que aceleram o TRACE
Alguns dos ingredientes que podem acelerar o TRACE (minha experiência) incluem:
- os óleos essenciais de especiarias – especialmente OE de Cravo e OE de Canela
- fragrâncias oleosas que contém óleo de cravo também contribuem
- algumas fragrâncias florais (de preferencia usar fragrâncias específicas para CP )
- álcool
- mel / cera de abelha
- a cerveja
- outros líquidos que contém açúcar
- essências de pera, de maça, morango e algumas marcas de essência de coco e cereja ( de preferencia usar essências específicas para CP)
- estearina ou ácido esteárico ( + 5%)
- óleo de Abacate / óleo de dendê
- Aloe vera
- Dióxido de titanio
Se vai usar um destes ingredientes o ideal é misturar manualmente e não usar o mix elétrico.
Qualquer um destes fatores – A água, a temperatura, os ingredientes – pode interferir na aceleração do TRACE. Então cada receita terá seu ponto de diferença.
Tanto faz se você joga sua massa de sabão no molde com TRACE leve ou TRACE pesado. O que realmente importa é se alcançou o ponto desejado que é o “ponto de não retorno”, onde óleos e lixívia se juntaram perfeitamente e sem chance de separação.
Outra detalhe importante é quando você está usando moldes complicados ou se você tem um projeto de fazer qualquer tipo de designer com redemoinhos com diferente tipos de cores, aí sim você deve querer fazer que sua massa de sabão atinja o trace mais lentamente possível e com isso deve evitar de colocar estes ingredientes que aceleram, esperar abaixar a temperatura dos óleos e lixívia antes de misturá-los e aumentar a quantidade de água. Importante também evitar usar ingredientes que nunca usou para não ter surpresas desagradáveis.
Ingredientes que desacelera o TRACE
Incluindo estes ingredientes na sua fórmula será de grande ajuda para retardar o TRACE.
- óleo de bagaço de oliva
- oleo de girassol
Fabricar sabão artesanal além de divertido é super interessante porque pode ser uma caixinha de surpresas. Sempre temos que estar muito atentos ao que pode passar . Cada lote de sabão é um mundo de reações e temos que estar preparados para o inesperado.
Você tem algum outro detalhe que acelera ou desacelera o trace ? Se tiver, deixe nos comentários abaixo para ir completando a lista acima.