Vamos falar sobre os tensoativos.
Você usa esta substância todos os dia, provavelmente desde sempre!! Tem idéia do que possa ser e para que serve?
Surfactantes ou Tensoativos são substâncias que podem ser encontrados em vários produtos cosméticos como shampoos, cremes faciais, sais de banho, pintura de cabelo, condicionadores de cabelo, anti-resíduos, sabão líquido, removedor de maquiagem, desodorante, pasta de dentes, enfim , numa variedade sem fim de produtos de limpeza e higiene pessoal e também em quase todos os produtos de limpeza doméstica.
São usados na limpeza em geral porque tem a capacidade de retirar a sujeira, óleos ou gordura das superfícies como a pele, o cabelo, corpo, roupa , chão …enfim qualquer tipo de superfície.
Existem mais de 400 formulações de tensoativos diferentes, a maioria derivados do petróleo, mas também existem os naturais e derivados de produtos naturais que podem ser adicionados nos produtos corporais e de beleza. São surfactantes naturais, tais como saponina, sulfatos de álcool e sabão ( no qual é o mais eminente, mais conhecido )
Hoje em dia podemos deparar com 3 categorias de tensoativos:
- os tensoativos naturais ,
- os que são derivados de produtos naturais e
- os sintéticos ou derivado do petróleo.
Existem alguns tensoativos bastantes polêmicos, que podem prejudicar nossa saúde, pele e também são poluidores do meio ambiente mas existem outros excelentes no qual podemos usar tranquilamente sem medo de qualquer efeito negativo se usados com moderação e fazendo a escolha correta.
É bom levar todos estes detalhes em conta porque afinal são muitos os produtos que contém essa substância e a utilização constante de ALGUNS, podem ser muito prejudicial para nossa pele e cabelo e também um risco iminente de poluição para nossas águas, rios e animais. Consequentemente, nossas vidas claro, porque dependemos da água e da natureza para viver.
Continue lendo esse artigo que vou te mostrar exatamente o que são e você vai chegar a sua própria conclusão de quais os tensoativos/surfactantes deve evitar e quais pode usar nos seus produtos.
É um assunto bem extenso e muito interessante e por isso vamos dividi-lo
• O que são
• Para que Servem
• Diferentes tipos de tensoativos
• Naturais Vs sintéticos
O que são:
Agentes tensioactivos ou tensoativos ou surfactantes (agentes ativos de superfície)
Os tensoativos que também podem ser chamados de surfactante, são substâncias que diminuem a tensão superficial e tem a capacidade de misturar a água com óleos e com isso pode retirar a sujeira/ gordura/ óleo de uma superfície e enxágua-la com a água.
E porque tem essa capacidade?
Porque os tensoativos são moléculas longas de duas cabeças. Uma cabeça é hidrofílica, o que significa que é atraída para a água, e a outra extremidade é lipofílica, que é atraído pelo óleo.
Como você sabe, água e óleo não se misturam, mas para realizar uma limpeza precisamos deles juntos para que possamos tirar a sujeira e enxaguá-la.
Esta molécula de duas cabeças serve como uma ponte entre a água e o óleo: um lado liga-se a uma molécula de água, o outro lado liga-se a uma molécula de óleo, e com isso a água e óleo se juntam e fazem a limpeza da superfície.
Para que serve
Os tensoativos podem ser usados de 2 maneiras .
▪ como detergentes : Atua como um limpador e aumenta a quantidade de espuma do produto.
▪ como emulsionante: em produtos que não tem espuma, como cremes, loções e óleos limpadores que podem ser retirados com a água . Neste caso, atua para que aja uma boa união entre óleos e água de acordo com a fórmula desejada.
Como são usados na cosmética :
- Como detergente em shampoos e sabão / sabonetes líquido para eliminar as partículas de sujeira do cabelo e corpo
- como formador de espumas em shampoos e espuma para o banho.
- Como emulsionantes em cremes corporais e cremes capilares ( condicionador )
- Como solubilizantes de perfume
Tipos de Tensoativos
Existem quatro tipos de tensioactivos: aniônicos, catiônico, anfotêros e não-iónicos
Aniônicos:
Como você pode se lembrar da química da escola ( Cátions e ânions ), um ânion é uma molécula carregada negativamente (com mais elétrons do que prótons).
Este tipo de tensoativos são os mais comumentes usados em fórmulas de produtos que tem espuma tipo shampoo e gel de banho. A razão disto é que os surfactante aniônicos primários tem essa função de dar ao produto muita espuma, grande poder de limpeza e alta capacidade de lavagem.
O tensoativo aniônico mais comum é o sabão elaborado artesanalmente nos processos cold ou hot . Outros exemplos que você pode reconhecer são o lauril sulfato de sódio (SLS) e o laureth sulfato de sódio (SLES), sulfatos de amónio, sulfosuccinatos, sarcosinas, sarcosinatos, isetionatos e tauratos.
Um dos inconvenientes relacionado ao uso dos tensoativos aniônicos é referente á sensibilidade da pele. Devido á sua alta capacidade de espuma, lavagem e limpeza pode ocorrer irritações na pele, queda de cabelo etc.
Se tem interesse em produzir produtos artesanalmente é conveniente evitar esse produto para pessoas de peles sensíveis ou usar um produto suave ou balancear um tensoativo aniônico com um tensoativo anfótero.
Fato Interessante: Você sabe porque sente sua pele fica repuxada depois de lavar? existem 3 razões.
1 – Foi retirado da sua pele todo o óleo natural protetor hidratante.
2 – Seu “limpador “ é muito agressivo e retirou essa camada protetora de oleosidade natural e toda a água da sua pele começa a evaporar.
3 – O maior fator é que o tensoativo usado contido no seu “limpador” ficou encrustado e está irritando sua pele – SLS é de longe o maior culpado.
Catiônicos:
O oposto dos iônicos, os tensoativos catiônicos tem uma carga positiva ( a carga sempre é mantida no lado hidrofílico, o lado lipofílico não tem carga).
É por causa desta carga positiva que os surfactantes catiônicos podem oferecer muitos cuidados para a pele e benefícios nutritivos para a pele eo corpo.
Estes surfactantes são melhor utilizados em receitas onde a formação de espuma não é necessariamente obrigatório, como condicionadores de cabelo porque eles, por si só, não possuem essa capacidades de formação de espuma.
Os surfactantes catiónicos funcionam bem com 2 dos 3 grupos surfactantes restantes. Tanto os tensioactivos anfotéricos como os não iónicos serão compatíveis com tensioactivos catiónicos sem problemas. Contudo, devido à carga oposta, tensioactivos catiónicos (positivos) e aniónicos (negativos) não se combinam.
Os tensoativos catiônicos tem propriedades antimicrobianas e germicida por isso pode ser encontrado em prescrições medicas de higiene e limpeza. Uns exemplos comuns são cloreto de benzalcônio e brometo de cetrimonio. Ambos usados como anti-séptico no setor de medicina e dermatologia.
Você poderá reconhece-los com o sufixo – “quat” ( quaternários de amônio)
Anfôteros
Os tensoativos anfôteros tem carga positiva e negativa mas sua função final depende do pH de onde se encontra. Explico:
Quando esse surfactante anfôtero é utilizado em receitas no qual o pH vai ser baixo no resultado final do produto, o tensoativo anfôtero assume um papel mais condicionador e nutritivo.
E quando se utiliza o tensoativo anfôtero numa receita em que o pH vai ser mais elevado no resultado final do produto, o tensoativo anfôtero vai se assemelhar ao tensoativo aniônico dando maior espuma e maior limpeza ao produto. Resumindo: em meio básico são aniónico e em meio ácido são catiônico. Nenhuma destas opções são ruins, são diferentes aspectos visando o benefício do produto na pele.
Esses surfactantes são os mais suaves e também são o segundo mais usado na industria. Isso porque quando é usado sozinho, eles são capazes de resultar em um produto gentil, suave . E quando usado junto com um surfactante aniônico, o tensoativo anfôtero é capaz de melhorar a agressividade dos tensoativos aniônicos. Com isso mostra que estes tensoativos anfôteros podem ser usados sozinhos ou em conjunto com qualquer outro tensoativo e esse “poder de adaptação é apenas uma das razões pelas quais eles são amplamente utilizados.
Os mais comuns são os derivados da betaína Coco Bentaine, lauril Bentaine, e hidroxissultaínas
No-iônicos
Os surfactantes no-iônicos não tem nenhuma capacidade de formação de espuma e tem uma capacidade de limpeza muito suave, por isso, quase nunca é utilizado como um tensoativo principal de uma “fórmula normal”.
Mas não podemos desconsiderar esse grupo de surfactantes porque eles podem ser utilizados em formulações para reduzir a irritabilidade da pele ( peles sensíveis ) devido a sua capacidade de limpeza menos agressiva.
São mais usados como emoliente, amaciante e calmante da pele e também são usados para estabilizar a espuma em algumas fórmulas.
surfactante no-iônicos são excelentes para se juntar a qualquer outro tipo de surfactantes . Podemos considera-lo o “apaziguador”, balanceador das formulações.
São considerados bons emulsionantes e por essa função podemos encontrar-los em vários produtos
Tensoativos usados em produtos para corpo podem ser denominados como detergente ou sabão ou até mesmo como lubrificantes. Temos por exemplo o creme de barbear, que protege a pele de irritações e do fio da navalha e ao mesmo tempo permite que barba seja cortada.
A decisão de escolher qual tensoativos usar, depende do que cada tipo de tensoativo pode oferecer ao produto final e que benefícios poderá dar a sua pele. Exatamente igual a um sabão feito no Processo Cold ou qualquer produto corporal ou de banho caseiro, cada ingrediente que se escolhe para usar na sua fórmula terá um objetivo específico para o seu produto final.
Você gostaria de elaborar seus próprios shampoos?? deixa nos comentários abaixo qual tipo de shampoo gostaria de aprender a fazer: Os líquidos, os sólidos tipo Lush, ou os shampoos feito de sabão artesanal? Adoraria saber sua opinião.
Artigos Relacionados: