Quanto mais longo o tempo de cura, mais duradouro, mais suave e mais gentil com a pele o sabão ficará.

O sabão elaborado no Processo Cold,  precisa “curar” antes de finalmente estar pronto para uso….isto é …ele precisa dar uma envelhecida. Exatamente como o vinho. Quanto mais velho melhor!

Á medida que o sabão cura, a maior parte da água usada na receita evapora. O sabão curado fica mais duro, mais resistente e mais bem “acabado”. Além disto, internamente, a barra de sabão está formando uma estrutura cristalina que necessita de um tempo para se formar. É essa estrutura cristalina que dará ao sabão propriedades que deixará muito mais suave e mais “gentil” com a pele.

Uma cura completa significa que :

  • O sabão esteja completamente saponificado
  • toda a água contida seja evaporada
  • A estrutura cristalina esteja formada
sabonetes curando-foto museu
Rack de secagem – Museo do sabão, Saida –

Quanto tempo deve deixar curando o sabonete artesanal?

Para garantir que o processo de saponificação esteja completamente completo. Isso geralmente leva de 24 a 48 horas. Sim, seu sabão pode estar realmente seguro e apto para usar após alguns poucos dias. Desde quando você não cometeu nenhum erro no momento de formular e elaborar seu sabão artesanal.

Aí você me pergunta….

– Mas se a saponificação já está completa porque devo esperar por 4 a 6 semanas para curar o sabonete?

1 – Sabão tem que estar saponificado

Porque saponificação é diferente do tempo de cura de um sabão artesanal. São dois termos diferentes e cada um com sua função. Saponificação completa é apenas 1 dos itens do processo de cura . Mesmo assim, sabonetes de 1 ou 2 semanas, definitivamente não estão prontos para ser usado no corpo. Seca as mãos e deixa a pele tensa e às vezes com alergia. Isso não acontece quando se usa um sabão curado adequadamente.

No geral, 95% das alterações de pH ocorrem nas primeiras 48 horas. Sendo assim ainda faltam uns 5% para terminar completamente a saponificação  que será feita no decorrer do tempo de cura.

2 – Água tem que evaporar

A segunda razão  para prolongar o tempo de cura do seu recém feito sabão artesanal é para que a água que foi adicionada na hora de ser formulado, possa evaporar e o sabão endurecer adequadamente.

3 – Estrutura cristalina completa

E a terceira e ultima  razão para prolongar a cura é dar o tempo necessário para  que a barra de sabão possa desenvolver uma estrutura cristalina sólida (uma transformação química ) no qual é essa estrutura cristalina que fará do sabão durar muito mais no chuveiro, será mais suave e gentil com a pele.

Uma barra de sabão mais dura e mais seca (com a água evaporada) vai durar mais no chuveiro, e um sabão com a estrutura cristalina formada vai fazer que seu sabão tenha mais espuma e simplesmente se tornará um sabão bem melhor para sua pele.

À medida que você deixa curando por mais tempo, a medida que envelhece, o sabonete artesanal vai se transformando internamente.  Evapora a água, termina de saponificar e forma a estrutura cristalina.

Para que tudo isso possa acontecer, o tempo de cura ideal, você deve esperar de 4 a 6 semanas.

O sabão artesanal pode estar SEGURO para uso logo após os primeiros dias de ser fabricado, mas não estará no seu MELHOR até que algumas semanas ou até meses se passem. Mesmo que sua receita seja projetada para fazer uma barra de espuma suave e duradoura, você verá o melhor dessas qualidades se der tempo ao sabão para curar completamente.

sabonetes artesanais em fase de curaIsso se aplica aos sabonetes feitos com os métodos de Processo Hot (HP) e com Processo a Cold (CP).

Os Sabonetes de castilla (castela) ou sabões com grandes quantidades de azeite; sabões com uma quantidade alta de água; sabões que possui óleos de saponificação lenta e sabão elaborados com temperaturas mais baixas podem levar mais tempo para saponificar. Para que esse tipo de sabonetes obtenha todos esses benefícios com a cura, a cura deve ser longa, diria que de 6 a 8 meses.

Depois de fazer sabonetes por um tempo, com a prática, você poderá comparar uma barra que teve um tempo de cura longo (vários meses) com uma que teve o tempo de cura curto (apenas algumas semanas). Posso te garantir que você será capaz de perceber a diferença!

Condições ambientais para obter uma boa cura

Depois de desenformar o sabão artesanal, ele deve ser cortado e colocado em um local fresco e seco, de preferência com boa circulação de ar.

A umidade relativa do ar deve ser baixa. A ideal seria abaixo de 30.

Se o local onde você vive é muito úmido, o ideal é usar um desumidificador e ventilador para que faça o ar frio circular por onde os sabonetes estão curando.

Sabonetes curando num ambiente significa respirar os incríveis aromas que ficam pelo  ar.

Alguma maneira de reduzir o tempo normal de cura?

Essa é uma pergunta antiga, e a resposta é não, não há como acelerar ( reduzir ) o tempo de cura.

A cura é mais do que apenas uma coisa e requer tempo.

É a evaporação da água, juntamente com uma mudança química  distinta que ocorre no sabão  ( formação da estrutura cristalina) e é essa mudança química que necessita seu  tempo.

Se se tratasse simplesmente de evaporação da água, um sabão com uma solução de soda cáustica 50/50 poderia ser curado em poucos dias, mas é muito mais do que isso.

Você pode até reduzir a quantidade de água de uma fórmula. Mas reduzir a quantidade de água da sua fórmula não é tão simples assim como parece. Pode ser arriscado e sua barra ficar extremamente alcalina. Só é realmente seguro se você é um fabricante de sabão EXPERIENTE. NÃO é para iniciantes.

Mesmo reduzindo essa água da fórmula, a cura não estaria completa e sua barra de sabão não estaria com todos os benefícios que poderia oferecer porque a estrutura cristalina ainda não está formada.

Portanto, a princípio, use a quantidade de água indicada pela calculadora online e espere o tempo indicado de cura.

Seja paciente com o processo. Isso resultará em uma barra de sabão incrível e duradoura que mudará sua pele para melhor e muito mais hidratada.

Como saber que já está realmente curado

Não existe realmente uma regra rígida e é por isso que a maioria dos fabricantes de sabão defende um tempo de cura mínima de 4 a 6 semanas.

Mas para averiguar com exatidão se toda a quantidade de água do seu sabonete já foi evaporada, uma coisa que você pode fazer é pesar uma barrinha de sabão logo após fazê-la. Pesar essa barrinha diariamente.

Você vai notar que seu sabonete vai perdendo peso todos os dias e isso quer dizer que a água contida nele está evaporando.  Quando parar de perder peso, provavelmente é porque seu sabonete já está completamente sem água mas isso não significa que está curado. Lembre-se que a estrutura cristalina necessita de 4 a 6 semanas no mínimo para se formar. E quanto mais tempo deixar, melhor será porque seu sabonete durará muito mais no chuveiro.

2 Comentários

  1. Gostaria de fazer um sabonete cremoso, qual o superfat que devo usar e tempo de cura médio ?

  2. por favor, nas receitas de sabonetes glicerinas diz que a validade é de 6 meses. SABONETE GLICERINADO TEM QUE CURAR? ATT.

Escreva um comentário