Neste artigo vou mostrar como elaborar facilmente uma pomada caseira  para o tratamento de estrias, cicatrizes e manchas (marcas de acne) na pele . É uma pomada muito eficiente  que pode ajudar a diminuir manchas escuras, marcas de acne e promover a rotatividade celular destas áreas problemáticas.

Infelizmente, a única maneira de se livrar de cicatrizes é através de cirurgia plástica,  mas existem produtos naturais que  podem  ajudar a reduzir as marcas destas cicatrizes e torná-los menos perceptíveis. Esta receita de pomada caseira reune estes ingredientes para o melhor tratamento de cicatrizes, estrias e manchas da pele.

Cicatrizes recém formadas são mais fáceis de desvanecer do que cicatrizes antigas. Se você tem uma cicatriz antiga, pode não obter resultados por três a seis meses com o uso diário. Portanto paciência é necessário…. não por ser um produto natural e caseiro … qualquer produto comercial que custe uma verdadeira fortuna pode ter a mesma espera de um resultado satisfatório. A única diferença é que com essa pomada você vai saber exatamente o que tem dentro do produto, é completamente natural e sem adição de nenhum produto sintético de conservação e com certeza vai ser muito mais eficiente.

 Ingredientes para Pomada de tratamento de cicatrizes e estrias

ingredientes para elabora pomada

Manteiga de Bacuri

Tradicionalmente, nas comunidades da Amazônia  incluem a manteiga de Bacuri no tratamento de picadas de aranhas e cobras, bem como reduzir a aparência de manchas, sardas e cicatrizes na pele. Com isso, nas formulações modernas de cuidados com a pele mantêm estas características intactas: Reduz a vermelhidão, erupções cutâneas, manchas e cicatrizes, quando aplicado regularmente.

Veja AQUI todas as propriedades e usos da manteiga de Bacuri 

Manteiga de karité

A manteiga de karité é uma das mais conhecidas e usadas  para produtos de cuidados com a pele, porque não é oleosa e tem muitos benefícios.

Manteiga de karité é  um emoliente. Ele penetra na pele e sela a camada superior. Isso faz que umidade fica retida na sua pele.

Muito rica em  vitamina A.  no qual é importante para promover a produção de colágeno,  reduzir manchas escuras na pele, incluindo cicatrizes.

Rica em antioxidantes e vitaminas, a manteiga de karité é uma das melhores manteigas para usar nas cicatrizes. Ele hidrata, protege e condiciona a pele para que ela possa ser recuperada saudavelmente.

 Vitamina E

Vitamina E é um óleo maravilhoso para a sua pele.  É um antioxidante, por isso pode proteger sua pele dos radicais livres.

Também age como um conservante natural. Como é um antioxidante, pode preservar o prazo de validade dos óleos usados na sua fórmula. Essa  receita de tratamento para cicatrizes e estrias não contém água, por isso não precisa de um conservante convencional como o que você precisaria em uma loção com água. No entanto, os óleos podem ficar rançosos. A vitamina E ajuda a adiar por mais tempo  que os óleos fiquem rançosos.

pomada marcas de acne

Cera de abelha

A cera de abelha é obviamente dura à temperatura ambiente, por isso é usada para endurecer esta receita e transformá-la numa pomada. Mas a cera de abelha tem vários outros benefícios para a pele além de somente endurecer essa pomada.

Quando aplicado topicamente (sobre a pele) , cera de abelha forma uma camada protetora no superfície da pele. Ela retém os óleos,  para que eles possam “trabalhar” e fazer sua função que é curar das cicatrizes e estrias. Alguns cremes e pomadas ( comerciais) usam produtos à base de petróleo, mas estes podem entupir os poros e não deixa a pele respirar. A cera de abelha forma uma barreira protetora mas permitir que o ar flua naturalmente.

Óleos essências

Existem diferentes tipos de óleos essenciais que ajudam no tratamento de manchas, estrias e cicatrizes.  Aqui você escolhe o que mais te convém . Eu usei estes três por gostar do cheiro e por tê-los no meu laboratório.

  •  óleo essencial de lavanda : é um óleo essencial popular usado em muitas receitas diferentes de cuidados com a pele. É um óleo suave, por isso é seguro usar em cicatrizes.
  • óleo essencial de tea tree (melaleuca) : É eficaz no combate a vários fungos, bactérias e vírus. Vários produtos para a pele usam OE de Tea Tree , devido à sua capacidade de melhorar a aparência da pele, desvanecendo velhas e novas cicatrizes.
  • Óleo essencial de Gerânio: O óleo de gerânio é útil no tratamento de cicatrizes, aliviando a inflamação, nivelando o tom da pele e estimulando o crescimento de novas células. Suas propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e cicatrizantes de feridas antibacterianas podem ajudar as cicatrizes a serem menos visíveis.

Veja AQUI 6 óleos Essenciais para cicatriz e marcas de espinha 

Receita de pomada para tratamento de estrias, cicatrizes e manchas

Ingredientes

Esta é uma receita para +- 120 gramas de pomada.

  • 6 colheres de sopa de manteiga de bacuri
  • 3 colheres de sopa de manteiga de karité
  • 1 colher de sopa de cera de abelha
  • 1 colher de chá de óleo de vitamina E
  • Óleo essencial de Tea Tree  –  12 gotas
  • Óleo essencial de lavanda  –  4 gotas
  • Óleo essencial de gerânio  –  4 gotas

Obs:  colher medidora de sopa tem 14 gramas  /  colher medidora de chá tem 5 gramas

Materiais e instrumentos que vai necessitar

  • Luvas/ álcool
  • colher medidora de chá e sopa
  • conta gotas
  • Pote de vidro para armazenar a pomada
  • panela e recipiente para banho maria
  • espátula

 Elaboração da pomada

Preparação : O primeiro a fazer sempre é limpar muito bem o ambiente de trabalho e desinfetar com álcool os instrumentos que for usar  para manipular os ingredientes. É muito importante esterilizar o recipiente que vai colocar a pomada que deve ser de preferência de vidro com uma tampa que feche hermeticamente.

    – use luvas sempre!!

Reúna todos os ingredientes necessários para sua fórmula.

Banho maria : Usando colheres de medição, coloque a  cera de abelha + manteiga de karité + manteiga de bacuri  em banho maria para derreter.  Como estas manteigas e cera tem ponto de fusão diferentes, o melhor é colocar a mais dura primeiro que é a cera de abelha e quando ver que está a ponto de fundir você adiciona a karité e em seguida o bacuri que derrete super rápido.

Para esse banho Maria use um recipiente resistente ao calor. A água deve estar no mesmo nível dos óleos e tenha o cuidado para não deixar que a água salpique dentro do recipiente que está os óleos. Para isso você deve colocar em fogo baixo quando começar a ferver.

Aqueça até que esteja completamente derretido, mexendo ocasionalmente.

pomada para cicatriz e marcas

Remova cuidadosamente do calor, e adicione a vitamina E.

Deixe esfriar um pouco e antes de começar a ficar firme, adicione os óleos essenciais e misture bem.

Guarde no recipiente: Coloque sua pomada dentro do recipiente completamente esterilizado e conserve em ambiente fresco e longe da luz solar.  Se seu frasco é escuro …melhor ainda.

Durabilidade: Essa pomada tem uma durabilidade de 1 ano se conservada e usada adequadamente.

Atenção

Esta pomada não deve ser usada em feridas ou cicatrizes abertas.  Espere até que sua pele tenha cicatrizado e a ferida esteja completamente fechada antes de fazer uso deste tratamento.

 

1 Comentário

  1. Amei as dicas.
    Essa semana já vou fazer estas pomadas para melhorar a aparência das minhas cicatrizes.

    Obrigado pelas receitas valiosas.

Escreva um comentário