Algumas pessoas são mais propensas a cicatrizes dependendo do tipo de pele e da genética.  Alguns óleos essenciais podem ajudar a reduzir as marcas de acne e cicatrizes. Eles atuam regenerando as células da pele danificada.

Todos sabemos do quanto os Óleos Essenciais tem excelentes propriedades para manter a saúde do corpo e pele. Equilibram o tom da pele reduzindo a vermelhidão e a inflamação. Alguns OEs também têm propriedades cicatrizantes, que podem ajudar a prevenir a formação de tecido cicatricial ou ajudam a diminuir as marcas e cicatrizes, incentivando a regeneração da pele a nível celular.

Um artigo científico publicado em 2017 debate como dois tipos comuns de cicatrizes – queloide e hipertrófica – são o resultado da inflamação crônica na derme reticular (a camada inferior da derme, ou pele). Neste artigo recente, um queloide é definido como uma cicatriz patológica fortemente inflamada, enquanto uma cicatriz hipertrófica é definida como uma cicatriz patológica fracamente inflamada.  Com um componente inflamatório tão importante nas cicatrizes, a capacidade antiinflamatória dos óleos essenciais é fundamental no tratamento natural das cicatrizes.

Mas que óleos essenciais tem essa propriedade de se livrar ou reduzir as cicatrizes e marcas de acne? Se você está lidando com uma cicatriz pequena ou um queloide, esses OEs que são derivados de plantas, são algumas das suas melhores opções.

pomada para cicatriz, marca de acne e estrias
pomada para cicatriz, marca de acne e estrias

Aqui deixo 6 opções de OE que você pode adicionar ao seu produto e proporcionar os melhores resultados.

1 –   Óleo essencial de helichrysum

O óleo essencial de Helichrysum obtido a partir da planta Helichrysum italicum tem propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas que podem ser úteis na cicatrização da pele.

O óleo essencial de Helichrysum  contém uma substância anti-inflamatória impressionante chamada arzanol, que desempenha um papel na cicatrização de feridas. Ele também tem propriedades antioxidantes que podem ajudar a prevenir cicatrizes, regenerando novas células e impedindo o acúmulo de radicais livres. Este óleo também  alivia erupções cutâneas e infecções e aumentam a produção de colágeno.

Você pode começar a ver resultados em alguns meses de uso diário consistente. O óleo de Helichrysum pode causar sensibilidade ao sol. Não use este óleo se você fez uma cirurgia recente ou corre risco de hemorragia interna.

Helichrysum pode ser uma opção mais cara do que algumas das outras opções, então comece com um frasco menor para ver se você gosta do óleo antes de comprá-lo em quantidades maiores. Você pode comprá-lo online ou loja de produtos naturais.

2 –  Óleo essencial Tea Tree ( Melaleuca)

O OE Tea Tree tem um enorme potencial de cura devido aos seus efeitos antivirais, antibacterianos e antifúngicos. As propriedades antioxidante e antimicrobiana pode acelerar o processo de cura da ferida. Ele também tem propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias e pode aumentar a imunidade, o que é útil quando o objetivo é cuidar de feridas e cicatrizes.

Pode levar até um mês de uso consistente antes de ver os resultados usando OE  Tea Tree. Use este OE com cautela se você tiver alguma alergia porque tem o potencial para causar uma reação alérgica. O OE Tea Tree  pode não ser apropriado para uso em crianças.

Muitas pessoas adoram usar o óleo essencial Tea Tree  para cicatrizes de acne, porque não só pode ajudar a combater cicatrizes, mas também é um tratamento natural eficaz contra a acne.

Veja AQUI Pomada para cicatriz, marca de acne e estrias DIY 

3 –  Óleo Essencial de Gerânio

O óleo de gerânio é útil no tratamento de cicatrizes, aliviando a inflamação, nivelando o tom da pele e estimulando o crescimento de novas células. Suas propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e cicatrizantes de feridas antibacterianas podem ajudar as cicatrizes a serem menos visíveis.

Pode demorar pelo menos um mês para ver os resultados com o uso constante do óleo essencial de gerânio. Use este OE  com cuidado se você tiver pressão alta ou risco de doenças cardiovasculares.

Veja AQUI Pomada para cicatriz, marca de acne e estrias DIY 

4 – Óleo Essencial de semente de cenoura

Você já viu sementes de cenoura? Elas são extremamente minúsculas. No entanto, elas possuem um óleo potente que é excelente para o tratamento de cicatrizes e manchas. É ótimo para hidratar a pele. Pode tratar linhas finas, estrias e outros danos da pele de forma muito eficaz.

O óleo Essencial de semente de cenoura tem demonstrado ter propriedades antibacterianas e antifúngicas que podem ser úteis no tratamento de cicatrizes. Este óleo pode ser especialmente útil no tratamento de cicatrizes mais antigas.

Pode levar até um mês antes de ver os resultados do uso de óleo de semente de cenoura. Este óleo tem o potencial de aumentar a sensibilidade ao sol .

O óleo de semente de cenoura deve sempre ser diluído com óleo vegetal ( veículo) antes de ser usado.

5 – Óleo Essencial de Lavanda

O óleo de lavanda pode ajudar a prevenir cicatrizes, estimula o crescimento de células e tecidos. Tem propriedades antibióticas, antioxidantes e anti-sépticas. De acordo com um estudo de 2016, o óleo de lavanda favorece a  cicatrização de feridas e  ajudar a reparar tecidos danificados da pele.

Além disto, OE de lavanda, tem a capacidade de  e regenerar o tecido, porque aumenta o colágeno especialmente na fase inicial do tratamento. A aplicação tópica de óleo de lavanda ajudou a acelerar o fechamento e ” encolhimento”  da ferida.

Você pode ver resultados em apenas uma semana. Porém, pode irritar e causar reações alérgicas na pele.

Veja AQUI Pomada para cicatriz, marca de acne e estrias DIY 

6 – Óleo Essencial de Olíbano (Frankincense)

O óleo de olíbano ajuda a acalmar a pele, uniformizar o tom da pele e matar bactérias, o que o torna útil para o tratamento de cicatrizes. O óleo de Olíbano pode estimular o crescimento de novas células da pele, alisar  e reduzir o aparecimento de cicatrizes. Além disso, o componente ativo, o ácido boswellico, demonstrou ter benefícios antiinflamatórios.

Este OE é uma escolha sábia para o uso em cicatrizes que é apoiada por pesquisas científicas. Não é de surpreender que o OE de Frankincense também tenha a reputação de ser um dos principais óleos antienvelhecimento.

Você pode começar a ver resultados depois de um mês usando OE de Olíbano. Mas também, este OE pode causar irritação na pele e problemas abdominais. Não use OE de olíbano  se você tomar anticoagulantes

Dicas para comprar Óleo Essencial

Procure por óleos essenciais orgânicos puros que sejam 100% de grau terapêutico. Eles não devem conter nenhum aditivo. Encontre uma marca respeitável em que você confia. A empresa deve ser franca sobre suas práticas e ser capaz de responder a quaisquer perguntas que você possa ter.

Óleos de alta qualidade são menos propensos a causar reações adversa e são mais prováveis a gerar os melhores resultados.

Escreva um comentário