Tintura de benjoim é um extrato alcoólico da resina benzoína extraída da árvore Styrax.
Na cosmética artesanal, usamos a tintura de benjoim mais como um fixador de aromas. Mas essa tintura também tem propriedades anti-sépticas, antifúngicas, cicatrizantes e antioxidante. Muitas pessoas pensam que é um conservante mas não é.
O que é o benjoim
A árvore de benjoim é originária de Java, da Sumatra e da Tailândia, e cresce até 20 metros. Para extrair a resina, são feitos cortes profundos no tronco da árvore de onde sai uma seiva cinzenta. Quando a resina fica seca e quebradiça, é colhida do tronco. A coloração aparente é castanho dourado.
Propriedades do benjoim
Esta resina do benjoím tem sido usada desde a antiguidade,
→ Propriedades medicinais: cicatrizante, expectorante, anti-inflamatória, diurética, calmante, sedativa . Todas essas medicações são para uso interno
→ Propriedades na cosmética : fixador de aromas, hidratante, desintoxicante, despigmentante. Para uso externo
Veja AQUI O que é uma tintura
A tintura de benjoim para uso cosmético
Pode ser usado diretamente ou diluído em água ou em algum produto cosmético.
→ Anti-séptico e cicatrização: melhora problemas de pele, como vermelhidão ou acne, graças ao fato de desinfetar e cicatrizar de forma rápida e eficaz.
→ Fixador de aromas: devido à sua composição resinosa, é amplamente utilizado no mundo da cosmética como fixador do aroma, seja perfumes, cremes ou sabonetes. Amplamente usado em incensos.
→ Hidratante e calmante: é comum encontrar essa tintura na composição de certos cremes, tanto faciais quanto corporais, graças à hidratação profunda que proporcionam à pele e ao seu efeito calmante. É ideal para peles maduras.
- Fixador de fragrâncias em perfumes, cremes, óleos essenciais, etc.
- Creme hidratante
- Pomadas anti-sépticas
- Loções antibacterianas
- Colônias e Perfumes
- Máscaras faciais calmantes
- Sabonete CP/HP ou sabão de glicerina
Como Fazer a tintura de benjoim
ingredientes
- 30 gr. de resina de benjoim
- 3oo gr. de Álcohol de cereais ou VODCA ou GIN
- Recipiente de vidro escuro hermeticamente fechado e esterilizado
obs: Para uma tintura mais forte e concentrada, você pode elaborar a tintura sem a água e somente com o álcool de cereais.
Elaboração da tintura de benjoim
1 – Esmagar a resina muito bem, em um pilão ou moedor, até que esteja bem triturada
2 – Pegar um frasco de vidro, limpo e esterilizado, que tem uma tampa para poder fechá-lo. Colocar a resina triturada e adicionar álcool. Fechar muito bem.
3 – Deixar repousando em um local escuro e seco, por 4 a 6 semanas. Durante este período, devemos agitar o frasco a cada um ou dois dias.
4 – Depois deste tempo, filtrar muito bem com um coador de pano ou gaze e guardar em um frasco ou garrafa de preferência escura.
Uma dica: rotular a tinturas com a data e detalhes dos ingredientes. Desta forma terá em mente o que é a tintura e quando ela foi feita.
Características técnicas da tintura benjoim
Ingredientes: Styrax Benjoim, Álcool, Aqua
Sinônimos: extrato alcoólico de benjoim, extrato hidroalcoólico de benjoim ou álcool benzoico
Descrição: líquido marrom avermelhado transparente
Solubilidade: é solúvel em água
Ph: ácido
Armazenamento e conservação: armazenar em local fresco e protegido da luz dentro de recipientes fechados. Não deve estar em contato com metais sensíveis ao ácidos. Nestas condições, o produto permanece estável por mais de 5 anos.
Contra-indicações: não pode ser usado em crianças e bebês. Também não é recomendado em pessoas com hipersensibilidade ao benjoim ou ao álcool. Não aplique em feridas abertas ou infectadas ou em membranas mucosas.
Efeitos colaterais: não causam efeitos colaterais, embora possam causar reações alérgicas em pessoas com pele muito sensíveis.