Tintura de benjoim é um extrato alcoólico da resina benzoína extraída da árvore Styrax.

Na cosmética artesanal, usamos a tintura de benjoim mais como um fixador de aromas. Mas essa tintura também tem propriedades anti-sépticas, antifúngicas, cicatrizantes e antioxidante.  Muitas pessoas pensam que é um conservante mas não é.

O que é o benjoim

A árvore de benjoim é originária de Java, da Sumatra e da Tailândia, e cresce até 20 metros. Para extrair a resina, são feitos cortes profundos no tronco da árvore de onde sai uma seiva cinzenta. Quando a resina fica seca e quebradiça, é colhida do tronco. A coloração aparente é castanho dourado.

Propriedades do  benjoim

Esta resina do benjoím tem sido usada desde a antiguidade,

Propriedades medicinais: cicatrizante, expectorante, anti-inflamatória, diurética, calmante, sedativa .  Todas essas medicações são para uso interno

Propriedades na cosmética : fixador de aromas, hidratante, desintoxicante, despigmentante.  Para uso externo

Veja AQUI O que é uma tintura 

A tintura de benjoim para uso cosmético

Pode ser usado diretamente ou diluído em água ou em algum produto cosmético.

→ Anti-séptico e cicatrização:  melhora problemas de pele, como vermelhidão ou acne, graças ao fato de desinfetar e cicatrizar de forma rápida e eficaz.

Fixador de aromas: devido à sua composição resinosa, é amplamente utilizado no mundo da cosmética como fixador do aroma, seja perfumes, cremes ou sabonetes. Amplamente usado em incensos.

Hidratante e calmante: é comum encontrar essa tintura na composição de certos cremes, tanto faciais quanto corporais, graças à hidratação profunda que proporcionam à pele e ao seu efeito calmante. É ideal para peles maduras.

  • Fixador de fragrâncias em perfumes, cremes, óleos essenciais, etc.
  • Creme hidratante
  • Pomadas anti-sépticas
  • Loções antibacterianas
  • Colônias e Perfumes
  • Máscaras faciais calmantes
  • Sabonete CP/HP ou sabão de glicerina

resina de benjoim

Como Fazer a tintura de benjoim

ingredientes

  • 30 gr. de resina de benjoim
  • 3oo gr. de Álcohol de cereais ou VODCA ou GIN
  • Recipiente de vidro escuro hermeticamente fechado e esterilizado

obs: Para uma tintura mais forte e concentrada, você pode elaborar a tintura sem a água e somente com o álcool de cereais. 

Elaboração da tintura de benjoim

1 – Esmagar a resina muito bem, em um pilão ou moedor, até que esteja bem triturada

2 – Pegar um frasco de vidro, limpo e esterilizado, que tem uma tampa para poder fechá-lo. Colocar a resina triturada e adicionar álcool. Fechar muito bem.

3 – Deixar repousando em um local escuro e seco, por 4 a 6 semanas. Durante este período, devemos agitar o frasco a cada um ou dois dias.

4 – Depois deste tempo, filtrar muito bem com um coador de pano ou gaze e guardar em um frasco ou garrafa de preferência escura.

Uma dica: rotular a tinturas com a data e detalhes dos ingredientes. Desta forma terá em mente o que é a tintura e quando ela foi feita.

Características técnicas da tintura benjoim

Ingredientes: Styrax Benjoim, Álcool, Aqua

Sinônimos: extrato alcoólico de benjoim, extrato hidroalcoólico de benjoim ou álcool benzoico

Descrição: líquido marrom avermelhado transparente

Solubilidade: é solúvel em água

Ph: ácido

Armazenamento e conservação: armazenar em local fresco e protegido da luz dentro de recipientes  fechados. Não deve estar em contato com metais sensíveis ao ácidos. Nestas condições, o produto permanece estável por mais de 5 anos.

Contra-indicações: não pode ser usado em crianças e bebês. Também não é recomendado em pessoas com hipersensibilidade ao benjoim ou ao álcool. Não aplique em feridas abertas ou infectadas ou em membranas mucosas.

Efeitos colaterais: não causam efeitos colaterais, embora possam causar reações alérgicas em pessoas com pele muito sensíveis.

1 Comentário

  1. Os artigos e dicas são excelentes e muito esclarecedores.Parabéns pelo ótimo trabalho! Só tenho a agradecer por compartilharem seus conhecimentos.

Escreva um comentário