Ácido Graxo Insaturado

Geralmente vem do reino vegetal mas existem exceções no reino animal . são os óleos de peixe, óleos de semente e óleos líquidos. De acordo com a quantidade destes componentes o seu produto  terá uma maior possibilidade de oxidar.

Nas fórmulas de sabão eles têm a propriedade de actuar como emoliente e hidratante. Nas proporções certas essa gordura compensa  o fator  de “secar” a pele que  é uma das caracteristicas dos  óleos saturados . Além de equilibrar essa caracteristica de ressecar a pele, cria uma barra com uma ótima dureza, branca , espumosa e hidratante. Por isso é muitooo importante criar sua fómula dentro das proporções adequadas.  Um dos melhores óleos ( insaturado)  para hidratar é o óleo de oliva (azeite).

É composto principalmente pelo ácido oleico mas esta ação de condicionamento é dado pelos INSAPONIFICÁVEIS. Estes são uns ingredientes orgánicos do óleo que não reagem à açao da base alcalina. Um deles é  esqualano  que é usado em muitos cremes de ponta anti-envelhecimento.

Alguns outros óleos vegetais  insaturados comuns são : soja, óleo de milho, óleo de cártamo, óleo de rícino, e óleo de girassol. Deve notar-se que alguns óleos vegetais, pricipalmente os mais poli-insaturados, têm uma vida curta, escurece e fica rançoso com o tempo.

lista-insat

 

Características:

  •  São líquidos a temperatura ambiente.
  •  contém de 1 ligação dupla ou mais na sua cadeia de ácido graxo.
  •  Onde são formadas as ligações duplas, átomos de hidrogénio são eliminados.
  •  Os antioxidantes (vitamina E) podem proteger a gordura insaturada contra o ranço.
  •  Os ácidos graxos insaturados são classificados em monoinsaturados e poli-insaturados

insaturado

mono-insaturados

abacate-oleo-300x300ex: ácido graxo monoinsaturado: oleico

-contêm apenas 1  ligação dupla dentro da cadeia de carbono.

Nestes ácidos os 2 átomos de carbono colocados consecutivamente estão ligados a um único átomo de hidrogénio. Assim, para ser “insaturado” são capazes de fixar mais hidrogénio.

Exemplos de gorduras monoinsaturadas: azeite de oliva,  óleo de abacate, óleo de castanha de caju, óleo de amendoim, óleo de amendoim,  óleo de palma.

Poli-insaturados

oleo-de-girasol-300x300ex: ácido graxo poliinsaturado: Linoleico

Este ácido tem 2 ou mais pares de átomos de carbono “insaturado”

Essas gorduras têm a desvantagem de que oxidam facilmente. O ácido graxo poli-insaturado mais comum é o ácido linoleico presente em concentrações elevadas no óleo de girassol, cártamo, e a uva.

 exemplo:

óleo de oliva  é  constituido pelos  seguintes ácidos graxos:

– Oleico      – 63-81% ( mono insaturado  C18)
– Linoleico: – 15% (poli-insaturado C18)
– Palmítico: – 14% (C16 saturados)
– Esteárico:  – 5% (C18 saturados)

Podemos notar que o óleo de oliva possui  (em media) 79% de insaturados e somente 19% de  saturados. Portatnto é um óleo INSATURADO. Como o óleo de oliva apresenta 64% de Oleico  se deduz que é um óleo insaturado mono insaturado.

Clique aqui para saber mais sobre os ácidos graxos em geral 

Clique aqui para ver mais sobre os ácidos graxos saturados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima