Ácidos Graxos

O sabão é feito da união de uma gordura com uma base alcalina.  E essa gordura esta composta inteiramente por diferentes tipos de  ácidos graxos. Olhando um pouco mais profundamente no assunto, podemos entender o que faz que sabões tenha diferentes propriedades e características um do outro.

Ácidos graxos são moléculas que consistem na união de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Mas nem todas estas uniões são iguais e por isso se dividem em:

sat-e-insat

 

forma1

 

 

Ácidos Graxos mais comuns :

  • Láurico: Ácido graxo saturado. Aporta espuma, limpeza, dureza.  Exagerar neste ácido pode gerar um sabão que vai deixar a pele bem seca.
  • Mirístico: Ácido graxo saturado. Aporta espuma, dureza, limpeza. Sabões que contém muito ácido miristico pode deixar a pele seca.
  • Linoleico: Ácido graxo insaturado. Aporta condicionado, toque sedoso. Oleos que contém muito deste ácido tendem a ficar rançoso  muito rapidamente e aparecer as famosas e tao temidas pintinhas alaranjadas nos nossos sabões.
  • Linolênico:  cuidado para não confundir com o linoleico. Aporta condicionado e é um ácido muito suave e leve.
  • Oleico: Ácido graxo insaturado. aporta condicionado e  gentil com a pele. Esse ácido nao contribui com a espuma do sabao mas deixa uma sensação de sabonete  “escorregadio”
  • ricinoleico: Acido graxo insaturado.  Aporta condicionado e excelente para uma espuma cremosa e com muitas bolhas. Encontrado quase exclusivamente, e em grande quantidade em óleo de rícino.
  • Palmítico: Ácido graxo saturado. Aporta dureza e pode secar a pele se for usado em muita quantidade. Contribui com uma espuma muito mais  cremosa do que  macia.
  • Esteárico:  Ácido graxo saturado. Aporta dureza e durabilidade. Muito pareceido com o ácido graxo palmitico e geralmente podem ser intermutáveis. Contribui com uma espuma cremosa.

– clica aqui para  saber mais sobre ácido graxo saturado 

– clica aqui para saber mais sobre ácido graxo insaturado.

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima