Os Tensoativos (surfactantes ) são utilizados em muitos cosméticos como agentes espumantes, agentes de limpeza, emulsionantes, condicionadores, solubilizantes ou dispersantes.
Se voce quer saber detalhes sobre o que é e os 4 tipos de tensoativos que podemos usar nas fórmulas dos produtos cosméticos dê uma olhada aqui.
Os tensoativos podem ser classificados em 3 categorias:
- Natural
- Derivado de produtos naturais
- Sintético
1) Os tensoativos naturais
Os tensoativos naturais são derivados de gordura animal ou vegetal como oliva, palma, palmiste, coco ou sebo de vaca e banha de porco e também algumas plantas que tem esse poder de limpeza.
O tensoativo natural mais conhecido é o sabão artesanal feito através do processo de saponificação.
Exemplos de tensoativos naturais:
- Sabões elaborados com óleo vegetal – sabão artesanal
- Sabões elaborados com gordura animal – sabão artesanal
- Saponaria officinalis ( soapwort) – planta
- Sabão em nozes ( soapnuts) –planta
2) Tensoativos Derivados de Naturais
Muitos tensoativos modernos são feitos de oleoquímicos (derivados vegetais) em vez de petroquímicos (derivado do petróleo) e são biodegradáveis.
Os oleoquímicos ou gorduras utilizados para sintetizar estes tensoativos incluem óleos de palma, de coco, de babaçu, etc.
Estes tensoativos podem ser iônicos ou não iônicos e cada um deles possui características próprias.
Alguns destes tensoativos derivados de naturais, são elaborados com plantas que não foram genéticamente modificadas e por isso tem o certificado de garantia da ECOCERT* como aptos para uso em formulações de cosméticos ECO e BIO .
Exemplos de Tensoativos derivados de naturais:
- Os Glutamato que são suaves e não-iônicos como o Dissódico cocoil glutamato de sódio.
- Os obtidos a partir de açúcares e óleos vegetais, tais como glucósido de coco, lauril glucósido ou decil glucósido e também são não-tônicos.
- Os Ésteres de açúcar que têm muitas vantagens com nenhuma toxicidade e irritação, odores e é completamente biodegradável.
- sulfato de coco de sódio é aniônico. Um derivado sulfatado dos ácidos graxos do óleo de coco.
Mesmo sendo derivados de produtos naturais alguns destes tensoativos podem gerar irritação e alergias na pele e couro cabeludo. Tudo depende do grau de sensibilidade de cada individuo.
veja aqui uma lista de tensoativos derivados de naturais , que podem ser líquidos ou sólidos e que vão deixar seu produto bem mais profissionais.
3) Tensoativos sintéticos / petroquímicos
Os famosos detergentes.
Estes tensoativos sintéticos são química moderna. A maioria foram criados usando uma alta porcentagem de óleos fósseis (petróleo).
O processo de elaboração destes novos ingredientes muda toda a composição do óleo em uma outra molécula que não é encontrada na natureza.
Em geral estes tensoativos sintéticos podem causar irritação e alergia na pele. Ainda não está comprovado mas podem ser causadores de câncer.
Exemplos de Tensoativos sintéticos :
Os Aquilsulfatos e Aquiletersulfatos são tensoativos agressivos que podem causar irritação nos olhos e pele. Como exemplo deles temos :
- Lauril sulfato de amônio
- Tridecil sulfato de sódio
- TEA lauril sulfato
Notas:
1 – Sabão artesanal é o tensoativos mais conhecido e o mais antigo que existe mas dificilmente são usados para fazer shampoos por causa da alta alcalinidade e dos resíduos que deixa.
Os tensoativos mais comum e mais usado que não é um sabão, são: lauril sulfato de sódio e laureth sulfato de sódio, no qual são muito efetivos no quesito limpeza mas muitas pessoas sentem irritação na pele com o uso.
2 – Desde 1982, por lei no Brasil, todos os detergentes comercializados devem conter tensoativo biodegradável, de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
3- Ecocert: Ecocert é uma organização de origem francesa de controle e certificação de produtos denominados ECO e BIO.
Artigos relacionados:
Tensoativos Derivados de Naturais sólidos e líquidos