A Oxidação são pintas/manchas de cor alaranjado escuro que vão surgindo no seu sabonete e se transforma em grandes manchas com o passar do tempo. E isso é algo que muitos fabricantes de sabão ja presenciaram…infelizmente…
A causa mais comum do aparecimento destas manchas são os tipos de óleos que escolhemos para nossa fórmula e por algum fator ou outro se deterioram. Ficam RANÇOS.
Mas, além disto, existem diversos fatores que podem ter contribuído para o aparecimento destas temidas pintas alaranjadas e vamos falar destes fatores aqui e agora e dar algumas dicas valiosas para que esse processo de oxidação fique bem longe dos nossos produtos.
Características das Manchas
Estas pintas alaranjadas podem aparecer durante o processo de cura do sabão ( no primeiro mês) ou meses depois que este foi feito. A aparência destas pintas/ manchas alaranjadas podem variar de pintas levemente alaranjada até uma cor bem forte de ferrugem. Pode ter diferentes tamanhos e pode aparecer em qualquer parte do sabonete.
Os sabonetes que contém essas manchas estão aptos para uso, mas vão ter um cheiro desagradável. Isso quer dizer que não vai perder suas propriedades mas o cheiro não vai estar agradável , então, se você não quer desperdiçar seu lindo sabonete, pode usar sem medo.
Porque os óleos oxidam
Vários fatores aumentam a possibilidade do surgimentos desta oxidação mas o mais comum mesmo é o óleo que tem um alto fator de oxidação e chegou no fim de vida útil.
Cada óleo ou manteiga usada na elaboração do sabão artesanal tem um tempo de vida útil. Uns menos e outros mais.
Alguns ácidos graxos contidos nos óleos, são mais frágeis do que outros . E sob certas condições como o AR , LUZ, CONTATO COM METAIS OXIDANTES como o ferro e o cobre. O CALOR, também acelera as reações químicas e começam a se degradar e perdem suas propriedades.
Fique atento que nem todos os óleos ( oliva por exemplo) recém comprados são “realmente” novos. Os óleos comprados em pequenos armazéns tem uma possibilidade de rançar mais rápido porque pode ter ficado muito tempo na prateleira e já não é tão novo assim. Um conselho bastante útil é armazenar os óleos e manteigas que você for demorar a usar dentro de numa geladeira ou freezer para prolongar a vida útil deles.
Outro fator muito importante na hora de fabricar o sabão é a utilização de água destilada. Água da torneira pode conter vários tipos de metais pesados vindos de tubulações velhas ou até mesmo os minerais contidos naturalmente nesta água que pode causar a temida oxidação nos sabões.
Um dos principais fatores que contribui para um sabão rançar é o SF ( superfat) que contém.
Superfat é a quantidade de óleos e/ou manteigas que não entraram no processo de saponificação. Por exemplo, quando o sabão tem zero de SF, soda cáustica e óleos estão perfeitamente balanceados e os óleos (toda a quantidade) foram saponificados.
Sobre-engordurar (SF) seu sabão 5%, significa que 5% dos óleos da sua fórmula não foram saponificados e estes 5% podem vir a rançar com muito mais facilidade.
Sobre-engordurar (SF) aumenta o fator emoliente e hidratante da barra de sabão mas também, ultrapassar esta porcentagem de SF, resulta numa barra com menos dureza.
Na minha experiência, 5% de SF dá ao sabão uma ótima hidratação e sua barra vai ter uma dureza ótima para que seu sabonete dure por mais tempo.
Sabonetes que possui um SF superior a 5%, tem uma maior possibilidade de desenvolver as tão temidas manchas escuras …. Rançar!
Se você gosta de colocar um SF no seu sabão que seja superior a 5%, é de suma importância adicionar um antioxidante. Óleo resina de alecrim, vitamina E , Extrato de toranja ou outros antioxidantes, pode ajudar a combater a oxidação . Veja aqui o que significa um antioxidante . E veja aqui os 5 antioxidantes mais usados na saboaria.
Outro fator que contribui para a oxidação do sabonete é a temperatura e a umidade do ambiente . O ideal é deixar os Sabões curarem e serem armazenados em locais secos, bem ventilados e fresco.
O ar úmido também contribui para aumentar a probabilidade do aparecimento das pintas escuras. O sabão possui glicerina natural que atrai a umidade e se você vive em um local de clima úmido é uma boa ideia investir em um desumidificador para colocar no local onde deixa suas barras de sabão curando.
Dicas para evitar a oxidação dos sabonetes
Felizmente, existem maneiras simples de evitar a oxidação da sua barra de sabão. Aqui deixo algumas dicas .
- Utilize apenas óleos e manteigas novos e sempre compre de um fornecedor idôneo.
- Pesquisar a vida útil de cada óleo que você vai usar e usar dentro do prazo de validade.
- Usar o óleos insaturados de vida útil curta no máximo em 6 meses depois de aberto. Adicionar a vitamina E ou ORA na garrafa inteira quando for aberta na proporção de 0,5 a 1% . Isso vai te garantir que quando este óleo/gordura for usado na elaboração dos sabonetes, não vai conter peróxidos / anisidina (rancidez) no momento da utilização.
- Caso for comprar estes óleos insaturados de vida útil curta, não compre grandes quantidades se você sabe que vai ficar na prateleira da sua casa sem serem usados por mais de dois anos ( com Vit. E ou ORA adicionado) ou menos de 1 ano se você não adiciona os antioxidantes.
- Caso você não for usar os óleos e manteigas rapidamente, armazenar na geladeira ou freezer para estender a vida útil deles.
- Deixar um espaço mínimo de ar dentro da garrafa também ajuda junto com uma tampa hermeticamente fechada.
- Usar sempre água destilada para fazer sabões no cold processo.
- Evitar, se possível, dependendo da fórmula claro, colocar um superfat superior a 5%
- Durante o processo de cura do sabão, colocar em ambiente seco, bem ventilado e fresco. Rotar o sabão cada 3 dias e assim garantir que todas as partes fiquem arejadas.
- Não deixe as barras de sabão curarem sobre metal enferrujado. Se estiver usando uma grade de metal, certifique-se que é revestido.
- Como medida preventiva, ao formular com óleos/gorduras que sejam altamente insaturados, misturar com pelo menos 10% de óleo de coco ou de outra gordura/óleo que tenha um período de vida útil longa. As gorduras/ óleos estáveis podem proteger as menos estáveis.
Você ja teve alguma experiência com oxidação nos seus sabonetes?? se você tem alguma dica ou truque para evitar essas temidas manchas alaranjadas que não foi citada acima? deixe sua opiniao nos comentários abaixo.
Veja aqui os 5 antioxidantes mais usados na fabricação de sabonetes artesanais.