Na saboária artesanal, o principal ingrediente que dá as características e qualidades do sabão/sabonete são os óleos.Vai depender da sua escolha de quais óleos utilizar na sua fórmula, para que o sabão tenha características como: mais limpador , ou mais cremoso, mais hidratante, mais espumoso, mais duro ,mais mole….. e assim por diante…… você escolhe e você decide o que vai querer.
Não existe nenhuma norma para essa escolha, mas deve levar em conta que existem óleos que estragam muito mais rápido que outros.
Essa deterioração é denominada de RANÇO.
Os óleos que Rançam mais rápido são os óleos mais ricos em ácidos graxos insaturados. E quando esses ácidos graxos entram em contato com o ar começam a degradar e isso leva a um mau cheiro tremendo. E para evitar ou retardar esse ranço, podemos utilizar agentes antioxidantes e o mais comum e mais barato é a vitamina E.
Existem alguns óleos que são ricos em vitamina E, como o óleo de girassol e o óleo de gemem de trigo, mas a quantidade que possuem não é suficiente para evitar essa degradação. Aqui deixo uma lista dos principais óleos que utilizamos na saboaria e o tempo de vida útil deles.
Essa tabela é somente orientativa porque o tempo de vida útil de um óleo depende muitíssimo do como este vai ser armazenado, temperatura do ambiente e clima do local. Portanto fique de olho quando for escolher seus óleos e providencie um antioxidante para garantir durabilidade dos sabões e só assim não ter desagradável e triste surpresa!!