O mel é um aditivo maravilhoso  que você pode adicionar nas fórmulas do seu sabonete. Ele vai dar uma cor toda especial, um aroma adocicado e ajuda a aumentar a espuma. Aparte destas características físicas ele aumenta a propriedade de hidratação e condicionadora da pele .

Mas… o mel tem suas particularidades e devemos estar atentos  quando queremos agregar esse ingrediente na sua fórmula.

mel-e-cera

Quando adicionamos o mel, ele gera um super aquecimento no processo de saponificação e isso pode escurecer e muito a cor final do seu sabonete e o resultado não ficar legal. Para resolver esse “probleminha” devemos seguir alguns truques.

  1.   Deixar a solução de soda cáustica e óleos esfriarem o máximo possível antes de misturar um com o outro.
  2.   Colocar seu molde de silicone na geladeira antes de usar para estar frio quando se coloca a massa. É preferível não usar o molde de madeira para fórmulas com mel.
  3.   Depois de colocar no molde, não cobrir com toalha ou film transparente . Cubra com um papel e coloque na geladeira ou até mesmo no freezer por 24 horas. Depois é só tirar e deixar em temperatura ambiente por mais 24 horas e só então pode desmoldar.

Fórmula – Sabonete de Mel e Cera de Abelha

Como já disse antes acrescentar o mel na sua fórmula só vai agregar valor ao seu sabonete aumentando o poder de hidratação da pele. Se além do mel podemos acrescentar a cera de abelha vamos ter um sabonete muito mais suave no contato com a pele mas ao mesmo tempo com uma textura  firme o que faz durar por mais tempo. Outro detalhe importante é que  nos ajuda muito na hora da fabricação por que faz que o TRACE  demore mais tempo em acontecer. Portanto um sabonete de mel e cera de abelha pode não ser um dos mais fáceis de fazer mas é tudo de bom!!

Coloco os óleos em porcentagem para você poder fazer a quantidade que desejar.

  • 24%  óleo de oliva
  • 10% óleo de canola
  • 30% óleo de coco
  • 24%  óleo de palma
  • 10%  óleo de rícino
  • 2% cera de abelha

Aditivos :

  • 2 colheres de sopa de mel para cada quilo de massa de sabão
  • Fragrância e cor de acordo com o gosto
  • 1% de vitamina E  (antioxidante)

superfat : 5%                     concentração da água :  ·30%

coloque a quantidade dos óleos na calculadora online para saber a quantidade exata de soda cáustica e água que deve inserir na fórmula. Vista seu uniforme de proteção e Mãos á obra!!

sabonete-mel-cera

observações :

  • Se você quiser acrescentar alguma cor no seu sabonete, adicione junto com os óleos aquecidos.
  • O mel, eu adiciono quando o TRACE está bem ligeiro, assim podemos ter tempo para  misturar bem e ficar completamente incorporado em toda a massa antes que o TRACE fique muito grosso.
  • Adiciono a fragrância junto com  a vitamina E   um pouco antes de colocar no molde.
  • Coloque o molde que for usar na geladeira assim estará bem frio quando for jogar a massa dentro
  • substitua a toalha ou o film transparente que usa para cobrir o molde por uma folha de papel e coloque dentro da geladeira . Até mesmo no freezer é uma boa ideia para evitar o super aquecimento. Pode deixar por umas 24 horas. depois de retirar da geladeira deixe em temperatura ambiente por mais 24 horas antes de desmoldar.
  • A cera de abelha necessita uma temperatura bastante alta para derreter. O ideal é derrete-la primeiro em seguida acrescentar os óleos duros e logo após os óleos líquidos.

Depois de retirar do molde é só deixar curar por 6 semanas e colocar uma linda embalagem para dar de presente ou usar essa maravilha no corpo  !!

mel-com-fita

E você já fez alguma fórmula de sabonete usando o mel ou cera de abelha?  Compartilhe sua experiência. Deixe um comentário abaixo.

14 Comentários

  1. Olá!
    Adorei o site de voces! depois de ver esta receita me veio uma ideia e uma duvida, sou vegana, portanto o mel está fora da minha lista de ingredientes. Pensei m um sabonete com cana de açúcar ou caramelo, é possível? existe esta alternativa?

    Agradeço a atenção.
    Um bjo.
    Fernanda

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      oi Fernanda. pode sim substituir o melado de cana de açucar pelo mel. Fica uma cor linda e um cheiro bem adocicado.abss

  2. Olá! Sou novata na fabricação de sabonetes e gostaria de saber qual a validade que resulta a vitamina E?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Olá Fabi, não te posso dizer o tempo porque depende dos óleos que você vai colocar na sua fórmula e o pontecial de oxidação de cada um deles.
      A vitamina E é adicionada quando o total dos aceites tem um índice de iodo alto (+70) e A vitamina E retarda o processo de oxidação mas não se pode prever exatamente o tempo. Alguns sabões se tornar rançoso antes de terminar a sua cura, outros aos 6 meses e outros a 8. A Vitamina E não vai dar uma garantia de 100% que o sabão não vai enranciar. Em alguns casos, é muito eficaz, mas o processo de ranço, ainda que lenta, sempre chega.
      O ideal , realmente, é tratar de fazer uma fórmula no qual o indice de iodo seja menor ou igual a 70 e é isso que vai garantir que seu sabão irá durar por muito tempo, inclusive por anos.

      tudo vai depender de quais óleos voce vai colocar na sua fórmula

  3. Oi, boa tarde. Adorei a receita, mas gostaria de fazer uma pergunta: porque essa receita só usa óleos e não leva gorduras, tipo (banha de porco, sebo bovino, etc?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Ana, usar gorduras de animais é uma opção. Você pode elaborar uma fórmula que tenha essas gorduras. Nesta fórmula optei em não usar nenhuma de origem animal.

  4. Olá… muito interessante e enriquecedor este site, as informações são prestadas de forma clara… trabalho com a base glicerinada, mas me senti muito a vontade para entrar no mundo da saboaria com outros processos, assim me restou uma dúvida.
    – posso usar para fazer o sabonete pelo cold ou hot process as essências, corantes e extratos glicólicos usados para fazer o sabonete com a base glicerinada?
    Agradeço antecipadamente.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Alguns sim e outros não Rita. As essências devem ser especificas para CP. Alguns corantes migram e não funcionam bem no CP e HP e os extratos glicolicos devem respeitar uma porcentagem ideal para não deixar “suando” o produto final. Tudo depende.

      • Kathy liprandi Responder

        Boa Noite.
        Adorei a receita e as dicas muito valiosas. Uma pergunta? Qual fragrância vc usou? Porque só o mel não vai dar aquele cheiro maravilhoso neh ?
        Muito obrigada.

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Óleo de palma serve para dar dureza ao sabonete. Portanto deve substituir por outro óleo ou manteiga que tenha essa mesma propriedade tipo, cacau, palmiste, coco, esteárico, etc. Lembre sempre que para fazer uma substituição de óleos você deve passar a fórmula outra vez pela calculadora porque o índice de saponificação são diferentes de óleo para óleo.

  5. Posso usar própolis no lugar da vitamina E? Se sim, em qual proporção?

Escreva um comentário