A camomila é muito conhecida por suas propriedades calmantes mas também tem grande benefícios para a saúde externa do corpo. Ela alivia a pele irritada acalma a inflamação e as peles sensíveis.

Sua propriedade antibacteriana ajuda a combater a acne e além de aliviar a pele deixando com um aspecto bastante saudável.

sabonete-artesanal-camomila

 

Nesta receita a camomila foi incorporada de 2 maneiras : uma infusão de chá de camomila substituindo a água e as flores de camomila desidratadas para dar um toque de exfoliação bem suave ao sabonete.

Esta receita vai fazer um sabonete suave, com uma espuma delicada e cremosa. O cheiro vai ser bem suave porque a camomila não é muito forte mas se você quiser pode adicionar algumas gotas da  fragrância da sua preferência ou óleo essencial para reforçar o aroma.

Imagem1

 A Receita

Este é um lote pequeno  para um molde de 800 grs.  e um superfat de 5%

  •  200 grs. de óleo de canola
  •  125 grs. de óleo de palma
  •  125 grs  de óleo de palmiste
  •  50 grs. de óleo de Ricino
  • 28 grs. de fragrância de camomila ( opcional )
  • 7 grs. de vitamina E
  • 67 grs. de soda cáustica ( NaOH)
  • 150 grs. de infusão de camomila

Procedimento: 

Em primeiro lugar é muito importante  trabalhar com SEGURANÇA! Portanto use luvas e óculos de proteção!

⇒ Siga os passos básicos  do processo COLD para fazer esta receita.

⇒ Aqui a infusão de camomila bem fria vai substituir a água.

⇒ Adicione a Vitamina E junto com os óleos para prolongar  a duração da barra. Lembre-se que estamos adicionando  ervas secas e isso pode fazer que o sabonete oxide mais rápido.

⇒ As ervas e a fragrância devem ser adicionadas quando a massa atingir o ponto de TRACE.

⇒ se  você quiser usar outros  óleos  para esta receita, lembre-se de usar a calculadora online para recalcular a quantidade de água e da soda cáustica.

 

3 Comentários

  1. Querida Fabiana,
    Tenhho algumas dúvidas, ficaria muito grata se pudesse me responder: por exemplo, como posso calcular a validade do roduto artesanal que eu fizer? Onde encontrar a matéria prima necessária à fabricação dos meus sabonetes e sabões artesanais? Obg!

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Betania, a validade depende dos ingredientes que vai usar na sua fórrmula. Alguns duram poucos meses e outros bem mais. Se quer prolongar a vida do seu produto será necessario adicionar antioxidants e em algumas poucas vezes um conservante. Para comprar materia prima o melhor é procurar em lojas onlines …não são muitas mas pode encontrar quase 100% do que necessita para produzir os sabões artesanais.

  2. Quais oleos fazem baixar o iodo? Fico no escuro quando o iodo fica acima de 80 e isso e sempre! Quais sao oos oleos mais baratos e acessiveis posso usar para fazer uma boa formula na calculadora?
    Grata.
    Irene

Escreva um comentário