Os óleos essenciais são substâncias líquidas, aromáticas e voláteis encontradas em qualquer parte dos vegetais. Eles podem ser extraídos das folhas, raízes, sementes, frutos, flores e dos troncos.

Os antigos alquimistas chamavam estes óleos essenciais à “alma das Plantas” porque dependendo do tipo de planta que é extraído, eles contêm certas substâncias químicas naturais que podem ser utilizados como um remédio ou “soluções” para inúmeras situações.

oleo-de-lavanda

Os óleos essenciais carregam a essência das plantas de forma tão potente que uma única gota de óleo essencial pode ser igual a várias colheres de chá da erva seca (por exemplo, uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta é igual a mais de 25 xícaras de chá de hortelã!). E eles podem ser usados ou aplicados em uma infinidade de combinações para trazer resultados poderosos a suas tarefas, atmosfera, e corpos.

A Aromaterapia é uma técnica milenar que utiliza óleos essenciais para fins terapêuticos, tanto físicos como emocionalmente e também podemos usar suas excelentes propriedades para usos cosméticos.

 

Propriedades dos óleos essenciais

Cada óleo essencial contém as propriedades específicas da planta a partir da qual é extraído. Por exemplo, o óleo essencial obtido da flor de jasmim pode ser calmante enquanto o óleo essencial do alecrim tem a capacidade de estimular o sistema nervoso. Alguns são destacados por suas propriedades bactericidas como o tomilho, enquanto outros têm uma maior capacidade analgésica (hortelã).

grupo-menta

Mas no geral, graças à sua composição molecular complexa, todos os óleos essenciais são em maior ou menor grau:

  • Antibióticos
  • Antissépticos
  • Antivirais
  • Anti-inflamatório
  • Melhorar a circulação sanguínea e linfática
  • Gera equilíbrio emocional

Além destas qualidades impressionantes, eles podem transferir em questão de minutos sensações sensoriais extremamente agradáveis por causa de seus aromas e naturezas restaurativas, tornando-os impactante na nossa química do cérebro, bem-estar emocional e bem-estar espiritual. Isto faz com que exista uma lista muito vasta e diversificada dos usos que podemos dar aos óleos essenciais.

De que forma os óleos essenciais podem penetrar no corpo

Existem diferentes maneiras em que os óleos essenciais podem penetrar no organismo humano. Vejamos os três mais comuns:

  • Via oral (bucal)
  • Via respiratória (nasal)
  • Através da pele.

Como se usa os óleos essenciais

É muito importante compreender que não se podem usar os óleos essenciais da mesma maneira. Cada um é um e cada um é diferente do outro na aplicação e na utilização.

Como vimos anteriormente podemos usufruir das maravilhas que nos aporta os óleos essenciais, através da via oral, da via respiratória e através da pele. Mas como são substâncias altamente concentradas, com propriedades terapêuticas devemos tomar precauções especificas e sempre usá-los com cuidado.

setinha Usando a via respiratória, podemos simplesmente inspirar o aroma para acalmar o sistema nervoso, limpar as vias respiratórias e dar equilíbrio ás emoções. Podemos inspirar por:

  •   difusordifusor
  •  Inalação direta
  • inalação indireta
  • Vapor
  • Umidificador
  •  Ventilador
  •  Perfume ou colônia
  •  Purificador de ar

Eu antes de dormir sempre coloco umas gotinhas de lavanda sobre o travesseiro para dormir melhor… E te digo que durmoooo!!!

setinha Usar os óleos essenciais através da pele é uma aplicação muito efetiva, mas tem que levar em conta algumas considerações.

óleos essenciais DEVEM SER SEMPRE DILUÍDOS EM VEÍCULOS CARREADORES que podem ser os óleos vegetais, um creme hidratante, uma loção ou uma manteiga vegetal.

masage-e-oleos

Podemos fazer esta aplicação através da pele por meio de:

  •  massagens
  • aplicar no local específico
  • aplicar nos pontos reflexos dos pés
  • Compressas quentes ou frias:
  • banhos e escalda pés
  •  cosmética/ cuidados pessoais.

 

setinha Por via oral. E possível usufruir dos benefícios dos óleos essenciais através do sistema agua-de-limaodigestivo …isto é ….ingerindo o óleo essencial. Mas se quer usar os óleos essencial com o objetivo de curar algum mal  é totalmente desaconselhável essa prática sem um acompanhamento medico.  isso significa que somente um profissional especialista em laboratórios farmacêuticos, Aromaterapia ou medicina desenvolvem fórmulas específicas para usar os óleos essenciais por via oral.

Por outro lado se pode usar os OE em quantidades mínimas, diria 1 ou no máximo duas gotas para fazer  preparos culinários, drinks e até mesmo como um suplemento alimentar. Mas sempre é bom conhecer as propriedades de cada um destes óleos antes de começar a utilizar.

Os óleos essenciais são realmente a alma das plantas e uma verdadeira maravilhava natural que nos pode aportar inúmeros benefícios. Meu conselho é que  devemos tê-los e usa-los sempre em nossas vidas mas siga este caminho para fazer uma boa utilização.

Se informar – Conhecer – Ter Precaução – Usufruir dos benefícios

 

7 Comentários

  1. Olá Fabiana;
    Tudo bem?
    Por favor,me ajude… eu gostaria de usar óleos essenciais em sabonete feitos com barra glicerinada.
    Mas não tenho balança de precisão.
    Quantas gotas posso colocar na minha receita para cada 100 gramas de barra glicerinada?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Abs

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Silvani, a quantidade recomendada de OE está de 1% a 5% do peso total da massa. Mas claro que você pode adicionar mais ou menos se desejar.
      O aroma, sendo forte ou fraco é uma decisão muito pessoal.
      Cada grama dá umas 15 a 20 gotas, dependendo da densidade do líquido.
      Para 100 grs eu usaria umas 60 gotas de óleos essenciais.

      • Oi Fabiana
        Muito obrigada por me auxiliar
        Com certeza me ajudou muito
        Amo muito seu trabalho
        E admiro sua disposição em dividir seu conhecimento

        Felicidades

        Forte abraço

  2. Parabens pelo site! Ajuda muito! Pena que fica carissimo colocar oleos essenciais nos sabonetes. Vc acha que a essencia sintetica prejudica muito?

    • Fórmula de Sabão Artesanal Responder

      Oi Irene, muito bom saber que nossos artigos acrescentam conhecimento e muito obrigada pelo comentário. Realmente óleos essenciais são bastante caros e muitas vezes quase que impossibilita vender o produto pelo preço final e usar essências sintéticas é a saída. E usar essÊncias não é para nada mal se sua linha de produção nao é sabões denominados naturais.
      Existem essências de todos os tipos …umas malíssimas e outras excelentes. O que você deve fazer é ir provando e pegando referências até encontrar a marca ideal para seu produto. Te aconselho a sempre comprar essências em lojas especializadas que vendem produtos para a fabricação de sabão e cosmética artesanal. abss

  3. oi como posso usar oleos essenciais no sabonete artesanal a base de glicerina e sem que o cheiro ou a essencia saia, pois é muito caro e logico quero manter a qualidade do produto.. apenas pingando algumas gotinhas ja é suficiente para que o sabonete fique proprio para uso e com suas propriedades terapeuticas?? obrigada!!

  4. Essas gorduras e oleo sao transformados em sabao e glicerina por um processo quimico chamado saponificacao. Este processo, quando corretamente realizado, deixa-o com sabao puro, glicerina, e algum residuo a partir de ingredientes naturais na receita individual.

Escreva um comentário