Princípios Básicos para fazer Sabonete Artesanal

Com esse artigo vou deixar umas informações simples e diretas para pessoas que nunca fizeram sabonetes e sabões, isto é, para marinheiro de primeira viagem.

Para os fabricantes de sabões experientes, palavras como  SUPERFAT,  TRACE,  CP, HP, CONCENTRAÇÃO DA ÁGUA ,  etc,  faz muito sentido mas se você esta apenas começando é um pouco difícil saber do que se trata. O que você quer é simplesmente fazer uma receita fácil, própria para uma pessoa que nunca fez um sabonete na vida.  Afinal todos temos que passar pela ” primeira vez” algum dia.

Se você está aqui lendo essa página é porque está  interessado em fazer seu primeiro sabonete e já tem uma ideia dos benefícios que proporciona fabricar seu próprio produto e se não sabe, dá uma olhada aqui.

Leve muito em conta que trabalhar com soda cáustica é muito perigoso. Você precisa ler bastante sobre cada etapa a seguir para  ficar familiarizado com todo o processo antes de começar o seu primeiro lote. Aqui você terá todas as informações necessárias para isso. Para ter certeza que sua primeira experiência vai ser um êxito e bastante agradável siga estas dicas abaixo.

Guia de segurança

  •  Um dos ingredientes básicos para fazer sabonete é a soda cáustica, portanto você vai precisar de (deve) usar óculos de proteção, luvas de borracha, camisa de manga comprida e calças compridas além de meias, sapato fechado e uma máscara facial.

luvas

  • Prepare a solução de soda cáustica em uma área aberta ou muito bem ventilada.  Quando se junta a soda caustica com a água  essa solução vai gerar uns gases que são bastante irritante e prejudiciais para a saúde.  Se não for possível trabalhar em ambiente aberto, abre bem as janelas para que ventile bem. Uma boa ideia é abrir o exaustor do fogão para levar os gases para fora.
  • Trabalhe sempre perto de uma torneira que tenha água abundante. A soda cáustica é bastante corrosiva e se por acaso cair ou respingar no seu corpo você não tem que sair correndo…o mais importante é  enxaguar muito bem o local.
  • SEMPRE, SEMPRE E SEMPRE   trabalhar fora do alcance de crianças e animais domésticos, eles são imprevisíveis e podem causar situações totalmente inesperadas.
  • Quando for fazer a solução de soda cáustica  sempre colocar a soda SOBRE a água. Nunca faça ao contrário porque poderia causar um reação forte causar uma pequena explosão  e respingar sobre seu corpo. ISSO É MUITOOOO IMPORTANTE!!
  • Faça essa mistura bem lentamente e sempre misturando . Essa solução vai aquecer muito, portanto, o ideal é começar com uma água fria ou na temperatura ambiente. Também escolha um recipiente adequado que suporte bem  temperaturas altas tipo aço inoxidável ou plastico duro. Utilize o vidro somente se souber que é de boa qualidade porque se não, pode quebrar.
  • dangerGuarde sempre a soda cáustica em recipientes herméticos. Rotular os recipientes de forma adequada. Uma etiqueta com “PERIGO! – Hidróxido de Sódio “e uma caveira com ossos cruzados ou um grande X vermelho. Não é um exagero…se não tiver uma etiqueta de advertência adequada esse material pode ser confundido por outro e causar acidentes.

Você deve estar apavorado(a) com tantas precauções e avisos de perigo, mas a prevenção  e tomar cuidado nunca é pouco quando se trata da nossa saúde e bem estar. A soda cáustica realmente é um material muito perigoso e devemos estar sempre atentos.  Eu manipulo a soda caustica ha mais de 20 anos e nunca me aconteceu nada, nenhum acidente.  Mas  também tomo todo o cuidado acima recomendado  e nunca deixo de usar meu uniforme de proteção.  Também vale lembrar que mesmo você sendo um expert  em manipular produtos químicos ….ACIDENTES ACONTECEM …..

Procedimentos Habituais para fazer o Sabonete

Dependendo da fórmula que você for fazer, as etapas podem ser um pouco diferente. Mas para fórmulashomen_calculadora simples você pode considerar estes procedimentos  como padrão:

  • Defina as características do seu sabonete:  finalidade, cor, cheiro, aditivos e quantidade.
  • faça o cálculo na calculadora de sabão de acordo com a quantidade de óleos que você quer colocar.
  • reúna todos os materiais
  • vista seu uniforme de proteção
  • Pese todos os ingredientes, inclusive os líquidos ( todos os ingredientes devem ser pesados em gramas).
  • Prepare a solução de soda cáustica de preferência em um recipiente de plástico duro ou de aço inoxidável. lentamente e com cuidado adicionar a soda cáustica, mexendo sempre, sobre a água. Irá ocorrer uma reação  e aquecer muito a  água. Evite respirar os gases . Deixe  essa solução de lado para esfriar .
  • Em uma panela de inox, coloque os óleos duros e coloque em fogo baixo para derreter ( pode colocar no microondas também). Depois de derretido, acrescentar os óleos líquidos.
  • deixe as duas misturas (óleos e solução de soda caustica) esfriando até alcançar a mesma temperatura. O ideal é 40º centigrados.
  • Colocar a solução de soda cáustica sobre os óleos e ir misturando pouco a pouco. A principio é bom misturar com uma espátula e logo em seguida pode usar um batedor elétrico . Este batedor facilita muito e fica bem mais rápido o processo.

exemplo-principiosbasicos_02

  • Aqui vai acontecer a reação que se chama saponificação, isto é, base alcalina com óleos se transformam em sabão.  A cor muda, a consistência muda e começa a engrossar (TRACE) .
  • Quando começa a engrossar ( TRACE)  Hora de colocar os aditivos da sua preferência. Aroma e cores.
  • Mistura-se bem estes aditivos e jogar a massa  no molde.
  • Tampar com uma toalha e deixar descansar por 24 horas
  • Depois deste tempo, se o sabão já estiver duro o suficiente, retirar do molde e cortar em barras pequenas da sua preferência. Se o seu sabão estiver um pouco mole, deixe descansando por mais 24 horas.
  • Coloque estas pequenas barras em um local arejado,separadas umas das outras, para poder ter a cura ( tempo de secagem completa) por 5 a 6 semanas. O ideal é colocar em cima de um caixa de madeira para  que estas barrinhas possam respirar por todos os lados.
exemplo-principiosbasicos
  • Depois de 15 dias é bom fazer o teste de pH para saber se o seu sabonete é apto para usar.
  • lembre-se que mesmo estando com pH ótimo  quanto mais tempo deixar em “cura” o seu sabonete, mais este será gentil com sua pele.  Portanto não se apresse em querer usar essa maravilha e espere as 5 ou 6 semanas.

Mão na Massa

Para fazer o seu primeiro lote de sabonetes, o ideal é fazer uma receita simples de 3 a 4 óleos no máximo e não colocar nada de aditivos. Isto é..não colocar aromas, fragrâncias, cores ou qualquer outro ingrediente que não seja óleos e solução alcalina. Depois de ter feito alguns lotes e ficar mais confiante com todo o procedimento é hora de se atrever e ir adicionando pouco a pouco aditivos que vão agregar qualidades aos seus sabonetes.

Portanto, vamos por a mão na massa e BOOOORA FAZER SABONETES !!!!

6 comentários em “Princípios Básicos para fazer Sabonete Artesanal”

  1. Ignacio Dodorico

    Bom dia , eu sou argentino e moro há alguns meses em Búzios e aqui ninguém pode me dizer qual é a pureza da soda cáustica , que está no negócio . Apreciar informações sobre ele. muito obrigado

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Olá Ignacio, Soda Caustica tem que conter o indice de pureza no rôtulo. Se o vendedor não sabe, mude de provedor. Você pode encontrar nas lojas onlines.

  2. Olá, boa noite. Li em alguns lugares que a soda cáustica ideal para fabricação de sabonetes seria a de 32%. Essa informação procede? Se sim, é apenas para sabonetes ou pra qualquer tipo de sabão? Desde já, muito obrigada.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Aline, a soda ideal para sabonetes no hot e no cold é de 97% a 98% . Essa de 32% está diluida em água e com isso fica mais complicado fazer as contas na calculadora online .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima