gel para cabelo

Substitutos Naturais do Silicone para o Cabelo

Substitutos Naturais do Silicone para o Cabelo

Nos artigos anteriores, foi visto O QUE É SILICONE e os diferentes tipos  e em outro artigo, foi explicado SILICONE NOS CABELOS : BOM OU RUIM  e se realmente merece a má reputação que está tendo atualmente.

Se você não leu estes artigos, recomendo fortemente que dê uma pausa neste e veja os anteriores para ter uma noção do que realmente é o silicone e como atuam nos cabelos.

Silicones são ingredientes sintéticos e caso você não se importa em usar esses tipos de ingredientes nos seus produtos o melhor seria  escolher a versão de silicones solúveis em água para não ter o risco do efeito  “acumulo” ( build up ) desse produto nos fios e formar uma camada impermeável e selar a cutícula do cabelo impedindo que respire e fazendo com que os cabelos fiquem com uma aparência de palha, menos definido e totalmente crespo.

Se você segue a linha de cosmética artesanal completamente natural e definitivamente não quer usar nada que seja sintético mas deseja adicionar nos seus produtos um ingrediente que tenha as mesmas características de um silicone,  veja abaixo algumas alternativas naturais que fornecem os mesmos benefícios do silicone em termos de ótimo deslizamento, brilho e alguns aportam nutrição também.

Substitutos naturais da silicone para cabelos

 1 – Gel de aloe vera

O gel de aloe vera é um poderoso condicionador de cabelo que nutre os fios do cabelo da raiz às pontas.

O gel também tem uma composição química semelhante à queratina que é  a proteína primária da cutícula capilar e isso permite penetrar mais facilmente nos cabelos ao longo de todo o comprimento do fio. Uma vez que o gel tenha penetrado na haste do cabelo e no folículo capilar, sua combinação de aminoácidos essenciais lhe dá força e brilho.

Como resultado, ajuda a domar cabelos crespos enquanto ainda deixa seu cabelo sedoso e brilhante. Aloe Vera também ajuda a bloquear a umidade para melhorar a suavidade do cabelo, ela também tende a funcionar bem para desembaraçar os fios.

aloe vera e gel

2 – Gel de semente de linhaça

A linhaça é uma semente mucilaginosa e quando misturada com a água quente se transforma em um líquido viscoso como a clara de ovo. Benefícios:

  • Deixa o cabelo macio, brilhante e hidratado
  • Promove o crescimento do cabelo
  • Nutre o cabelo e é rico em omega 3
  • Dá grande definição nos cachos ou ondulações.
  • seca rápido
  • Se mistura bem com óleos / condicionadores / leave-in /entre vários
  • Excelente para qualquer tipo de cabelo
  • Excelente para lavar/ usar / sair. Segura penteados elaborados e facilita fazer tranças
  • Não deixa resíduos e nem resseca os fios
  • Várias resenhas afirmam  que o gel de linhaça é o melhor entre todos os géis naturais
  • Completamente natural

smentes de linhaça doura e normal

3 – A raiz do marshmallow

Talvez você ache estranho e pensa direito no doce gelatinoso que se chama marshmallow …pois sim !!  A maioria deste doce é elaborado com gelatina mas uma versão mais moderna está voltando ás origens e o marshmallow doce,  está sendo feito através da planta de marshmallow.

Raiz de marshmallow ou Althea officinalis é uma erva medicinal. Também é conhecido como malva, a erva branca. Tem propriedades de cura, hidratantes e calmantes que o tornam altamente eficaz para revitalizar a pele e os cabelos.

Esta raiz é rica em mucilagens e portanto uma substância gelatinosa que se torna escorregadia quando molhada. Alguns dos produtos mais apreciados  da cosmética natural para cabelos contêm raiz de Marshmallow  devido ao seu notável poder de deslizamento no qual  facilita o desembaraçar dos fios. Ele é definitivamente bom se você tiver cabelos encaracolados ou fios embaraçados.

Esta substância é super rica em proteínas e vitaminas. Para o cabelo, a mucilagem se liga às proteínas para fazer os fios parecerem mais grossos.  Esta substância escorregadia  pode ser usada para desembaraçar e condicionar os fios.

raiz de marshmallow
raiz de marshmallow

4 – Olmo – ( Ulmus rubra)

O olmo  é uma planta mucilaginosa que quando misturada à água se transforma em um gel.  Um gel completamente escorregadio. Este gel desliza facilmente e ajudar a desembaraçar cabelos rebeldes.

Além disso, o olmo é totalmente rico em nutrientes, como as procianidinas, que ajudam a fortalecer e melhora a textura do cabelo . Isso se aplica para reparar os cabelos que foram danificados com tinturas e constante mudança de estilos.

Devido à sua natureza escorregadia, funciona muito bem como condicionador. Até desembaraça o cabelo! Depois de usá-lo, seu cabelo ficará liso e macio.

Existem alguns produtos comerciais capilares que contêm o olmo destinados a pessoas com cabelos secos e danificados.

5 – Coco-caprylate

O silicone de coco, um éster graxo de origem vegetal. Completamente biodegradável.  Ajuda a cobrir, alisar e trazer brilho  sem o efeito de acumular ou sufocar os cabelos. Não entope os poros da pele e a deixa respirar

INCI : Coco-caprylate

Este emoliente de origem natural é um substituto ideal para silicones sintéticos. Coco silicone dá o mesmo efeito que o silicone no cabelo que não fica com aparêcia gordurosa ao mesmo tempo que proporcionando brilho. Um ingrediente avançado para fórmulas dignas dos profissionais!

Pode ser usado em emulsões, ( cremes e leites),  óleos de massagens, balsamos, séruns e maquiagens (Óleo-free).

Qual é a sua opinião? Depois desta série de artigos sobre o silicone Você é pro ou contra? deixe um comentário abaixo!

 

9 comentários em “Substitutos Naturais do Silicone para o Cabelo”

  1. oi Fabiana!! Fantástico, pena que não tem no Brasil, vc sabe se o TCC substitui o coco silicone?
    TCC = triglicerideos do ácido caprico caprilico – INCI Name: Caprylic/Capric Triglyceride
    Achei na Aromazone, só que as taxas são altíssimas e na Cremas não tem… 🙁

      1. Fórmula de Sabão Artesanal

        Oi Denise! os dois são a mesma coisa. As vezes existe no Brasil porque é um produto bem simples… vamos procurar!

  2. Raquel Lima

    Bom dia! Confesso que não li os outros artigos, mas já me interessei muito por esse e achei excelentes as alternativas naturais.Gratidão!

  3. Confesso que não dava muita importância, mas descobrir que por baixo estou com um fio de cabelo enfraquecido me disparou o sinal de alerta. Gostei bastante da opção da linhaça, é um gel muito interessante; meu acesso a esta opção é mais fácil. Muito obrigada.

  4. Muito bom, gostei m muito mesmo abriu minha mente para novas formulações de cremes hidrantes e sem enxague, porem esse post maravilhoso surtiu perguntas: como adquirir esses produtos, esse último o COCO-CAPRYLATE é mesmo 100% natural.
    ?

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Haroldo,COCO-CAPRYLATE é obtido 100% do coco. É um produto obtido de um processo em laboratório mas considerado e permitido na cosmética natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima