Qual o Tamanho Ideal para Sabonetes Artesanais

Muitas pessoas me perguntam sobre o tamanho correto ou ideal para um sabonete Artesanal.

Podemos ver vários formatos e vários tamanhos de sabonetes artesanais espalhados por ai:
Redondos, ovais,  quadrados,  pequenos, médios, grandes, em pedaços, em forma de figuras
etc e etc.
Aí fica a pergunta:
P: Qual o tamanho ideal para fazer sabonete artesanal?

De uma maneira geral podemos dizer que o melhor tamanho e formato costuma ser os que cabem confortavelmente na palma da mão e que não são nem muito grossos nem muito finos.

sabao-na-mao

Na Minha opinião, não existe um tamanho ideal para os sabonetes artesanais. Tudo depende do molde, dos ingredientes e para que esse sabão vai servir. São estes formatos e tamanhos diferentes, uma das características que dão o toque todo especial de um sabonete artesanal.
Um toque único, exclusivo, charmoso e atraente.

Como disse antes, Um fator muito importante para decidir qual será o tamanho do sabonete é : Para que esse sabão vai servir.
Por exemplo:
Um sabonete facial ou para exfoliar a pele,  deve ser pequeno porque se vai usar muito pouco ou poucas vezes na semana. O tamanho deve ser adequado para que não passe de 2 meses na sabonetera. Não que ele irá perder suas qualidades e propriendades mas é porque ele vai ir dissolvendo com o contato com a água do chuveiro e isso é um desperdicio. E quanto ao formato, eles podem ser redondos, ovais, quadrados, retangulares com figuras de acordo com seu gosto pessoal ou dos seus clientes. Um sabão de limpeza ou um sabonete para toda a familia pode ser um sabonete bem maior. Normalmente um sabonete familiar retangular e regular  é do tamanho de uma caixa de cigarro (20).

sabonetes-varios-diferentes1

Geralmente os fabricantes de sabões artesanais preferem o formato quadrado ou retangular porque, para facilitar, usam moldes de madeira, no formato retângulo e destes moldes não se pode dar asas a criatividade. Mas a maioria corta essas barras para que tenha sabonetes entre 90 a 150 gr. Os tamanhos podem variar entre 6X6cm ou 8X8cm , 10X7cm , 10X6 cm, 9X6 cm, 9X5cm e a grossura de 1,5cm , 2cm , 3cm….tudo depende do gosto de cada fabricante. Os sabonetes de marselha (França) ou alepo (Siria) originais são tradicionalmente quadrados e com peso de 200gr.

marselha-alepo

Resumindo…não existe regras para os sabonetes artesanais. Por isso são artesanais. O bonito, o atraente é que são diferentes, são únicos. 

O mais importante é que sejam fáceis e confortáveis na hora de usar e de manipular.

Aqui te pergunto. Qual o tamanho de sabonete ideal que você gosta de usar?

 

6 comentários em “Qual o Tamanho Ideal para Sabonetes Artesanais”

  1. Natália Fonseca

    Olá. Excelentes os seus posts! E tenho seguido muitas orientações.
    Em relação à vitamina E. Em que apresentação e onde você consegue comprar? E em que momento irei colocá-la no processo? Outra dúvida que fiquei é se você usará seu pelo no cálculo dos pesos.
    Obrigada.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Natália, fico feliz que os posts estão te ajudando. A vitamina E pode ser inserida junto com os óleos no inicio, Mas tambem pode ser adicionada ao final de tudo antes de jogar a massa no molde. Tanto faz! A quantidade é tao insignificante que não entra no calculo da massa de sabão . Quanto ao fornecedor, vitamina E da Engetec tem boa qualidade e tambem compro o ORA para garantir a durabilidade do sabão. abss

  2. Em relação a essa receita de óleo de rosa mosqueta. O ácido esteárico vai ser dissolvido junto com os outros óleos? (Exceto o rosa mosqueta.).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima