Glicerina – O que é e para que serve

GLICERINA LÍQUIDA

INCI: Glycerin

sinônimo:   Glicerol;  propan-1,2,3-triol

A glicerina é um líquido espesso, neutro de sabor adocicado que na temperantura ambiente pode se ver e sentir ao tato, uma textura gelatinosa. Tem um ponto de ebulição alto.

Muito usada na fabricação de sabonetes e  produtos de beleza, tem grande poder umectante e  é um ótimo  solvente  tanto para substâncias orgânicas quanto  minerais.

produtos-glicerina

A glicerina absorve a umidade do ar ( Higroscopia), isso significa que “pega” a água do ambiente onde está.  Portanto é extremamente desaconselhavel usar a glicerina pura sobre a pele porque vai deixar uma pele completamente desidratada e seca. O ideal é dissolver essa glicerina com agua ( saturá-la de agua ) e assim  vai deixar sua pele suave, macia, hidratada e contribui para que a pele tenha um aspecto muito mais saudável.

A glicerina é um subproduto do sabão. Quando se mistura os óleos (animal ou vegetal) com a solução de soda cáustica é formado os dois produtos : glicerina e sabão.  Os fabricantes de sabões industriais retiram essa glicerina para vender por separado. por isso os sabonetes artesanais são muitissimo melhores que os industriais porque não é retirada a glicerina e tem muito mais propriendades de hidratação da pele.

A glicerina se usa , entre várias outras coisas, para fabricar os sabonetes transparentes, conhecidos como sabonete de glicerina. Estes sabonetes  são feitos com a “Base Glicerinada” , que é uma barra facilmente encontrada nos locais especializados e esta “barra pronta”  tem a glicerina como um dos ingredientes.

Atenção: A barra  Glicerinada não é Glicerina Pura . É uma Barra de sabão feita pelo processo Hot, no qual um dos ingredientes é a glicerina.

Estes  sabonetes de glicerina, por conter muita glicerina é bastante hidratante para a pele mas também é um sabonete que dissolve muito mais rápido ao contato com a água. 

base-glicerinada-transparente

Usos da Glicerina

O glicerol é considerados seguros para consumo humano desde 1959. Pode ser utilizado em vários produtos para vários fins.

  •  Elaboração de cosméticos como o sabonete . A glicerina aumenta a detergência , dá brancura e amacia a pele. A composiçao deve ter entre 8 a 15% de glicerina.
  •  Na medicina é utilizada  na elaboração de medicamentos em forma de xaropes. ( como excipientes, anti-séptico para evitar a infecção em feridas, como inibidor de alterações enzimáticas durante a fermentação de pomadas, pastas ou cremes, como um solvente para o iodo, o bromo , fenol, timol, taninos, alcalóides e cloreto de mercúrio). É também utilizado para lubrificar e hidratar os olhos
  • É usado como parte de supositórios de glicerina, com uma ação laxante. O mecanismo  baseia-se em duas propriedades da glicerina: é higroscópico e ligeiramente irritante para as membranas mucosas.
  • Pode ser um dos veículos dos líquidos utilizados nos cigarros electrónicos.
  • Para lubrificação de máquinas específicas tipo  a produção de alimentos e medicamentos (por não ser tóxico), óleo, etc.;
  • para fazer explosivos como a nitroglicerina e para resfriar os barris de armas.
  • Anticongelante ( abaixa o ponto de fusão da agua)
  • usado para preparar extratos de chá, café, gengibre e outros ; Fabricação de refrigerantes; aditivo para melhorar a qualidade do produto.(tipo tensioativo comestível)
  • Elaboração de resinas alquídicas, que são utilizados como isolante.
  • Indústria de tintas e vernizes. Componente-chave do verniz usado para acabamentos. Em alguns casos, 98% de glicerina para preparar vernizes de  isolamento elétrico.
  • Indústria de fumo. Devido à elevada higroscopicidade de glicerina, é possivel regular a umidade com o objetivo de eliminar o sabor desagradavel e irritante da fumaça
  • Indústria têxtil. Fornece a elasticidade e maciez aos tecidos.
  • Indústria do couro. É acrescentado á soluções aquosas de cloreto de bário a fim de preservar o couro. Também é adicionado nas emulsões de cera para curtir.

 

37 comentários em “Glicerina – O que é e para que serve”

  1. Suenia Maria Silva

    Faço sabão artesanal e as pessoas querem muiti sabão com glicerina então peço *Socorroooooooo* pois quero saber quanto de glicerina líquida devo usar na receita q leva 1 kg de soda cáustica 2 litros de água 7 litros de óleo e 1 kg de sal de cozinha

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Olá Suenia,não entendo se você deseja uma barra glicerinada ou um sabonete que contenha glicerina. O primeiro é bem mais complexo e vai além de somente adicionar uma quantidade de glicerina e o segundo , não precisa adicionar glicerina porque quando o processo de saponificação está completo seu sabonete vai conter glicerina naturalmente.

  2. Olá,

    É possivel fazer base glicerinada em casa (aquela transparente), de forma artesanal, ou para ficar transparente só por meios industriais?

    Queria muito produzir um sabão transparente, mas as receitas que eu vi ficam no máximo translucidas, e amareladas. Obrigada!

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Bianca, claro que pode fazer a base glicerina em casa e ficam bastante transparente. Mas para fabricá-las você precisa conhecer o processo hot.

      1. andré souza da silva

        Boa tarde

        é possível compartilhar uma formulação de produção de base glicerinada transparante? eu tb tenho interesse em formular a minha.

  3. você poderia, por favor, me ajudar em uma questão!!! caiu no meu vestibular uma questão sobre esse assunto “O Subproduto da reação de saponificação de ácidos graxos é a glicerina que, se mantida no sabão, tem ação umectante da pele” e essa frase está incorreta, você saberia o porquê??? não consigo achar de maneira alguma o motivo.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      OI Ana, que pergunta mais “pegadinha” né! Pois o que vejo é que a frase falta dois detalhes e a frase ficaria correta assim: Um dos Subprodutos da reação de saponificação de ácidos graxos com uma base alcalina é a glicerina que, se mantida no sabão, tem ação umectante da pele”
      resumindo, falta dizer que é um dos subprodutos ( não somente o único subproduto) e que a saponificação não é produzida somente pelos acido graxos e sim pela união de acido graxos com uma base alcalina.
      Espero ter ajudado. abss

  4. Olá
    Estou amando o blig de vcs
    Parabéns pelo trabalho
    Por favor me ajude com duas dúvidas
    Para fazer sabonetes glicerinados posso descartar o lauril?
    Tenho muita vontade de fazer sabonetes..mas só encontro receitas com lauril
    Quantas gotas de óleo esssencial uso para cada 500 gr de base glicerinada?
    Ag.rsp..
    E agadeço muito desde já
    Abs

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Olá Silvani, seja muito bem vinda! O lauril pode ser descartado sim. Mas depende da qualidade da base glicerinada que você usa. Eu te aconselho a fazer sua própria barra glicerinada porque só assim você pode escolher os ingredientes adequados para um ótima barra.
      A quantidade de óleo essencial depende do gosto pessoal e o recomendado está entre 3% a 6% do peso total.
      Espero ter te ajudado . abss

      1. Muito obrigada querida.
        Com certeza ajudou muito.
        Desejo tudo de bom pra vc e mais uma vez parabéns pelo seu trabalho e disposiçāo em dividir conosco seus conhecimento.
        Abrss

  5. sylvie rodrigues

    ola boa noite, adorei as suas explicações sobres este assunto..comprei glicerina liquida, alias o rotulo diz glicerina medicinal..posso fazer sabonetes com este tipo de glicerina? qual é a medida de glicerina para a agua..pois imagino que seja necessário adicionar agua..obrigada

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi sylvie rodrigues, essa glicerina líquida não é para fabricar sabões. O que você deve procurar é BASE GLICERINADA. É um produto solido que vem em barras de 1 kilo. Com essa base glicerinada é só você cortar em cubinhos , derreter no microondas ou banho maria e colocar no molde que quiser .

  6. Olá queria começar a fazer sabão de base glicerina, mas não consigo achar panelinha de esmalte, será que posso usar outro material? As panelas anti aderentes?
    Obrigado.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi João, Elaborar sabonete de glicerina é muito mais flexível que os sabonetes de CP ou HP. As bases podem ser dissolvidas no microondas e pode usar o vidro ou um plástico duro apto para microondas. Se for fazer no banho maria, pode usar qualquer material. O único que não recomendo é panela de aluminio porque com o calor, partículas de alumínio se desprendem e podem ficar encrustada na sua base. Sorte aí!

  7. ola, gostaria de saber qual a diferença entre glicerina transparente e glicerina branca,são produzidas do mesmo modo?

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Olá anjinho, são produzidas igual, Só que a branca leva um pigmento branco e a transparente não tem.

  8. Olá, boa tarde. Qual seria a diferença entre a base glicerinada branca e transparente? Quando seria mais adequado usar uma ou outra para fazer sabonetes artesanais?

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Olá Rodolfo, ambas são iguais em relação a qualidade. A única diferença é que a transparente tem a cor natural e a branca foi adicionado pigmento branca para ficar com essa cor. Quando usar cada uma? depende do seu projeto.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Olá Jussara, a melhor para mim é a que eu mesmo faço. Não tenho nenhuma experiência com base glicerinada comprada pronta que seja boa.

  9. Andreza Deza

    Boa tarde.Fiz em casa sabonete líquido e usei um pouco de glicerina e um pouco de Lauril tem algum problema?E estou achando muita dificuldade em encontrar a Base glicerinada,onde posso encontrar?

  10. Boa noite..tudo bem?
    Estou com dificuldades em encontrar glicerina. Você poderia me falar como se faz uma glicerina vegetal?

  11. Olá boa noite sera que você pode mi ensinar a fazer uma base glicerinada tranparente pois ja tentei mas não consigo por favor si você não si encomodar com o meu pedido desde já agradeço

  12. Boa tarde estou iniciando a fabricação de sabonetes glicerinado artesanal, como são feitos a base de glicerina como todos sabem eles não ficam muito duro e fica muito sensível ao calor . Gostaria de saber se tem algum aditivo que posso adicionar na receita para que ele fiquem mais duros e mais resistentes ao calor?
    Desde já agradeço.

  13. ROGERIO ROSARIO DA SILVA

    Boa noite, estou fazendo biodiesel com óleo de cozinha usado, gerando a glicerina como sub produto, vc teria uma receita simples para fazer detergente líquido, não queria gastar muito, queria só dar um destino a essa glicerina, e reduzir os custos. Desde já agradeço.

  14. LARA NOGUEIRA SOL

    ola! estou começando a fazer sabões artesanais e li que em um sabonete artesanal a porcentagem de glicerina é de +- 25%. Qual seria essa porcentagem em um sabonete industrializado tipo “DOVE” ou ” LUX”?
    Obrigada!

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Não saberia te dizer porque as proporções dos ingredientes nas formulas de cosméticos são segredos de estado… nenhum fabricante te diz a fórmula exata. A propaganda fala que tem 25% de umectante …. mas não posso te dizer se é ou nao verdade. Lava em conta que Dove é um sabonete com uma fórmula complexa. Uma mistura de gordura natural com tensoativos sintéticos . Portanto essa parte de naturais pode obter algo de glicerina com certeza.

  15. Bom dia, estou iniciando meu processo de sabonetes artesanais. Fiz minha base glicerinada vegetal. Mas vejo receitas de sabonetes caseiros que adicionam a glicerina na base vegetal, mas se minha base vegetal é glicerinada, não tem necessidade de acrescentar mais glicerina bidestilada não é mesmo? Enfim, me parece que o sabonete ficaria melhor, derreteria menos, sei lá..Outr dúvida, é quanto colocar de cerveja artesanal na bsae para fazer um sabonete caseiro de cerveja? Consegue me auxiliar nesta proporção, por favor. Prefiro usar ingredientes naturais, nada de lauril ou outros produtos que fazem mal a nós. Obrigada

  16. BENJAMIN C FRANKLIN

    Ola querido.

    Me ajuda.

    Qual a percentagem máxima de óleos essenciais que 1 quilo de base glicerinada suporta? Exemplos: Óleos vegetais como: andiroba, copaíba, ucuuba? E nesse contexto qual a percentagem aceitável de essências aromáticas para aromatizá-lo?

    Parabéns pelo Blog.

    Abraços.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Olá Benjamin, A porcentagem indicada de óleos essenciais ou essências numa formula é de 5 a 6%. Isso depende do gosto pessoal e da qualidade do ingrediente. Se você gosta de cheiros intensos coloque 6% e se você gosta de cheiro suaves coloque mesmo.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Sergio, essa receita é completamente errada. Não existe a mínima possibilidade de ter 98% de glicerina numa fórmula de sabão.

  17. Olá. Estou fazendo sabonetes glicerinados sem álcool no processo hot que são hipoalergênicos. Gostaria de saber qual porcentgem de glicerina bidestilada que devo usar pra fazer um sabonete que fique com uma base firme e enxuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima