Óleos Comuns para Fazer Sabão Artesanal. Será?!!

Para fazer sabonetes artesanais você vai necessitar de óleos. Existem óleos de todos os tipos vegetal ou animal e de diferentes preços.

Mas você quer começar a fazer  seu primeiro lote de sabão e não quer gastar fortunas em óleos super difcíeis de encontrar e carrísimos.  Aí você vai no supermercado e encontra óleos tipo o de soja, canola,
de girasol, milho  e você pergunta:
– Estes óleos servem para fazer sabonetes artesanais?

Claro que sim. Sendo menos caro não significa menos digno!

Estes óleos são alternativas baratas e altamente eficazes , que você pode incluir na sua fórmula e baratear o custo do seu lote de sabão e ter excelentes resultados

Acrescentando estes óleos em UMA PROPORÇÃO ADEQUADA , combinando com outros óleos de consistência e características diferentes  voce vai conseguir que seu sabonete seja tão hidratante, eficiênte e específico como qualquer outro que foi feito somente com óleos de luxo e o melhor de tudo é que vai economizar muito no custo total de cada lote que fizer.

Mas….óleo refinado ? 

Os óleos de supermercado, usado para a alimentação,  passam por um processo de refino. A indústria submete aos óleo a esse processo de refino para que tenham uma aparência boa ao consumidor. Esse refino  é um processo no qual retira as impurezas, os cheiros fortes e branquea  o óleo bruto. 

Esse processo de refino NÃO ALTERA EM NADA  a composição dos ácidos graxos e portanto as propriedades do óleo continuam intacta e podemos usar perfeitamente para fabricar nossos sabões com excelentes qualidades. Repetindo…. o refino só serve para retirar as impurezas contidas no óleo bruto e amenizar o cheiro forte , sendo que, se não houvesse esse refino alguns óleos seriam impossíveis de usar pela quantidade de impurezas existente quando estão em estado bruto.  

Portanto!!  Fazer sabonetes artesanais de excelente qualidade a preços acessíveis é possível sim!! ….. não existe um motivo para escolher óleos extras vírgens, óleos vírgens para fazer o sabão. Não haverá nenhuma diferença entre o seu sabão feito com óleo refinado e os sabões feitos com óleos virgens . A diferença estará na combinação perfeita que você fará com estes óleos.  

bem…..outra coisa …….. é você querer usar somente produtos orgânicos na sua fórmula e isso sim vai encarecer e muito o seu produto … mas  existem público para tudo e é uma questão de filosofia de vida.

Mas… nem tudo são flores  . Os óleos vegetais mencionados abaixo, tem um ciclo de vida curto. Isto é, tem uma vida útil curta e isso pode fazer com  que seu sabão fique ransoso mais rápido …diria que em 3 meses pode começar um processo de oxidação dos óleos e seu sabão começa a parecer pontos negros, começa a oxidar e ficar com um cheiro desagradável.  Quanto maior a porcentagem de usar estes óleos na sua fórmula, maior a probabilidade desta oxidação ocorrer.  Mas isso também tem solução!!

vitaminae

Para que isso não aconteça, você  DEVE E TEM   que adicionar  um antioxidante na sua fórmula. Os mais usados são a vitamina E e o ROE ( óleo resina de Alegrim). Estes dois produtos são excelentes e somente tem que acrescentar 1% sobre o do total de óleos usados na sua fórmula.

Eu uso a Vitamina E em  todos os lotes de sabão que faço e nunca tive problema nenhum com oxidação .  Eu também tenho o  costume de  adicionar a Vitamina E em todos os outros óleos que eu compro sendo eles de vida útil curta ou longa para proteger e garantir a qualidade do produto. 

Óleo de Girassol

oleo-girasol

 

Óleo de girasol : Este óleo esta cheio de coisas boas, como a vitamina A, B, D e E e é super rico em ácido oléico o que faz altamente hidratante.
É apropriado para todos os tipos de pele e ajuda muito na reparação de peles secas porque quando aplicado sobre a pele deixa uma barreira protetora que segura a umidade e deixa a pele com uma aparência muito mais saudavel.
Usando na fabricação do sabão é lento para saponificar e vai produzir uma barra mais mole. Indicado para usar numa proporção de 5% a 15%. Pode substituir perfeitamente o óleo de oliva

Óleo de Soja

oleo-soja-sabao-artesanal

O óleo de soja pode ser encontrado de duas formas: o líquido e o hidrogenado que é a gordura vegetal ( margarinas) O hidrogenado faz sabonetes muito bons. Como todos os óleos que se usa para fazer sabão ( exceto o óleo de oliva) deve ser misturado com outros óleos tipo o óleo de coco e o óleo de oliva deixando a barra , estável, com uma boa espuma e hidratante. Uma fórmula boa é : 44% gordura vegetal, 28% de óleo de coco e 28% de óleo de oliva.

O óleo de soja líquido como o óleo de canola e óleo degirassol, são tão fáceis de encontrar e tão barato que muitos fabricantes de sabonetes artesanais usam nas suas fórmulas uma parte deste óleo para reduzir os custos total de seus lotes de sabão. É um óleo leve, hidratante e dá espuma cremosa e o ideal é usar de 5% a 15% na fórmula e combina muito bem com óleo de coco, oliva e óleo de palma.

Óleo de Canola

oleo-canola-sabao-artesanal

O óleo de canola, também funciona muito bem combinado com o óleo de coco e o óleo de palma e faz uma barra de sabão bem equilibrada com uma espuma bem cremosa.
Pode substituir perfeitamente o óleo de oliva nas fórmulas e inclusive deixa o sabão bem mais branco.Pode ter uma porcentagem de até 40% do total dos óleos. O óleo de canola
tambem atrasa o Trace e isso é bom para quem quer aplicar algum tipo de técnica nos sabonetes.

Óleo de Milho

oleo-milho-sabao-artesanal

O óleo de milho age como a maioria dos outros óleos líquidos vegetal, como soja ou canola. Ele pode ser usado como parte de sua receita (10-15%) e vai fazer que sua barra seja macia, hidratante, com uma espuma estável. O único defeito  é que  tem um vida útil muito curta e pode fazer seu sabão rançar muito rapidamente. Mas colocando um oxidante tipo vitamina E , se pode usar perfeitamente .

Os outros óleos que também se encontra em supermercado, mas não tão facilmente como os outros citados acima tipo o óleo de arroz, óleo de amendoím, óleo de algodão, também podem ser acrescentado na sua fórmula para baratear o custo total do seu lote.

Mais lembre-se que não é somente decidir que vai trocar os óleos da sua fórmula e pronto….. você terá que recalcular novamente a quantidade de base alcalina porque cada óleo tem um número de saponificação diferente. Mesmo usando a mesma quantidade de óleos a quantidade de soda cáustica necessaria para transformar os óleos em sabão pode ser diferente.

Então quando for substituir os óleos em uma fórmula lembre-se de sempre colocar sua fórmula na calculadora online para ter um resultado correto .

veja aqui a calculadora online

 

14 comentários em “Óleos Comuns para Fazer Sabão Artesanal. Será?!!”

  1. OLÁ
    Posso usar o óleo de semente de girassol na barra glicerinada sem lauril?
    Qual a proporção?
    Mt obrigada.😊

      1. Olá
        Muito obrigada pela atenção
        Estou amando o site de vocês
        A finalide de adicionar esse óleo seria para aumentar o prazo de validade do meu sabonete
        Mas pelo visto cometi um engano…vi no seu site que o correto seria usar vitamina E….mas qual seria a proporção para base glicerinada?
        Tenho feito alguns sabonetes com barra glicerinada pra mim e minha família e estou gostando tanto que gostaria de entrar no ramo
        Sou muito alérgica por isso não estou usando lauril
        Mas estou cheia de dúvidas
        Se puder me ajudar
        1. Será que posso adicionar alguns tipos de óleos para torná los mais hidratantes?
        2. Posso usar extratos glicólicos de plantas?
        3. E argilas?
        4. Qual a proporçao de cada item posso usar?
        Desculpe me por tantas perguntas
        Mas amei tanto a saboaria e tenho tanta vontade de entrar no ramo
        Quem sabe acaba dando certo…não é mesmo?

        Mais uma vez muito obrigada pela atenção
        Você tem me ajudado muito
        Forte abraço

        1. Fórmula de Sabão Artesanal

          Oi Silvani, seja bem vinda . Pode ter certeza que o mundo da saboaria artesanal é apaixonante. Tenho certeza que você vai adorar! Sobre a base glicerinada é uma barra feita no processo hot com adição de solventes para ficar transparente . As bases glicerinadas comerciais não precisa de adicionar a Vitamina E porque já vem com conservantes e antioxidantes. Somente se você for adicionar um sobreengurduramento que seria necessário e a proporção pode ser 1% do total da massa.
          Você pode aprende a fazer a sua própria barra de glicerina ( ideal para pessoas que tem alergia) e assim vai saber exatamente do que está composta. Pode ter certeza que a maioria das bases glicerinadas tem o lauril embutido e ingredientes que podem causar alergias . te aconselho a dar uma navegada no site porque muitos posts já responde suas perguntas. Caso queira entrar de vez para o ramo o ideal é aprender desde o começo como se elabora uma barra de sabonete artesanal desde o absoluto zero. Se inscreva no site que assim você vai receber por email todas as novidades. abss

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Thiago! seja bem vindo! Não. O óleo mineral é insaponificável e portanto não se pode elaborar sabões a partir dele. abss

  2. Excelente e muito esclarecedor!Ja fiz uma receita na calculadora com as percentagens indicadas. Obrigada!

  3. Olá boa noite. Muito obrigada pelas dicas, estou amando o site. Você sabe me dizer o melhor lugar para comprar óleos (oliva, côco, ricino… )com bons preços? A única coisa que me desanima produzir para comercializar são os valores da matéria prima. Muito dificil produzir com baixo custo… porque mesmo que eu use óleo de canola por exemplo, pelo que entendi será apenas uma pequena porcentagem…
    Quando dizemos óleo de oliva é o mesmo que o azeite de oliva?

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Thaís, dá uma olhada no site que tem um artigo com vários locais onde você pode comprar matérias primas. Quando eu falo óleo de oliva é o azeite sim… prefiro mencionar o óleo assim porque existem vários “azeites” falsificados. Dependendo do local onde você vive realmente o preço da materia prima fica cara sim… Mas pode ter certeza que é só ter criatividade para elaborar receitas muito eficientes com material acessível.

  4. Olá, gostaria de saber se na substituição de 30% de Oliva de uma receita posso utilizar 15% Canola + 15% Girassol, considerando que esta receira compõe ainda palma, babaçu, manona e manteigas de cacau e karité.

    Grata!

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      Oi Gabriela, toda substituição depende de cada fórmula, se você acha que o óleo de canola e o o óleo de girassol vai dar as mesmas propriedades que o óleo de oliva você pode fazer a substituição sim mas sempre colocando a formula na calculadora para rever os valores da soda caustica e da água. Qualquer substituição deve se fazer as contas novamente.

  5. Bom dia!
    Gostaria de saber como fazer uma base glicerinada que fique trasplante, mas que essa transparência não pude para o tom amarelado. Todas as receitas que tenho visto na internet ficam assim, até a base industrializada que comprei vem dessa forma. Assistindo a uns vídeos internacionais verifiquei que a base de lá é bem clarinha e o resultado é bem translúcido. Tem como fazer em casa base com essa qualidade? Qué óleos usar?
    Desde já agradecida.

    1. Fórmula de Sabão Artesanal

      A cor “amarelada” de uma base glicerinada é por causa da cor dos óleo que usou. Para uma base completamente sem cor deve escolher óleos que não sejam amarelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima