Com esse artigo vou deixar umas informações simples e diretas para pessoas que nunca fizeram sabonetes e sabões, isto é, para marinheiro de primeira viagem.
Para os fabricantes de sabões experientes, palavras como SUPERFAT, TRACE, CP, HP, CONCENTRAÇÃO DA ÁGUA , etc, faz muito sentido mas se você esta apenas começando é um pouco difícil saber do que se trata. O que você quer é simplesmente fazer uma receita fácil, própria para uma pessoa que nunca fez um sabonete na vida. Afinal todos temos que passar pela ” primeira vez” algum dia.
Se você está aqui lendo essa página é porque está interessado em fazer seu primeiro sabonete e já tem uma ideia dos benefícios que proporciona fabricar seu próprio produto e se não sabe, dá uma olhada aqui.
Leve muito em conta que trabalhar com soda cáustica é muito perigoso. Você precisa ler bastante sobre cada etapa a seguir para ficar familiarizado com todo o processo antes de começar o seu primeiro lote. Aqui você terá todas as informações necessárias para isso. Para ter certeza que sua primeira experiência vai ser um êxito e bastante agradável siga estas dicas abaixo.
Guia de segurança
- Um dos ingredientes básicos para fazer sabonete é a soda cáustica, portanto você vai precisar de (deve) usar óculos de proteção, luvas de borracha, camisa de manga comprida e calças compridas além de meias, sapato fechado e uma máscara facial.
- Prepare a solução de soda cáustica em uma área aberta ou muito bem ventilada. Quando se junta a soda caustica com a água essa solução vai gerar uns gases que são bastante irritante e prejudiciais para a saúde. Se não for possível trabalhar em ambiente aberto, abre bem as janelas para que ventile bem. Uma boa ideia é abrir o exaustor do fogão para levar os gases para fora.
- Trabalhe sempre perto de uma torneira que tenha água abundante. A soda cáustica é bastante corrosiva e se por acaso cair ou respingar no seu corpo você não tem que sair correndo…o mais importante é enxaguar muito bem o local.
- SEMPRE, SEMPRE E SEMPRE trabalhar fora do alcance de crianças e animais domésticos, eles são imprevisíveis e podem causar situações totalmente inesperadas.
- Quando for fazer a solução de soda cáustica sempre colocar a soda SOBRE a água. Nunca faça ao contrário porque poderia causar um reação forte causar uma pequena explosão e respingar sobre seu corpo. ISSO É MUITOOOO IMPORTANTE!!
- Faça essa mistura bem lentamente e sempre misturando . Essa solução vai aquecer muito, portanto, o ideal é começar com uma água fria ou na temperatura ambiente. Também escolha um recipiente adequado que suporte bem temperaturas altas tipo aço inoxidável ou plastico duro. Utilize o vidro somente se souber que é de boa qualidade porque se não, pode quebrar.
- Guarde sempre a soda cáustica em recipientes herméticos. Rotular os recipientes de forma adequada. Uma etiqueta com “PERIGO! – Hidróxido de Sódio “e uma caveira com ossos cruzados ou um grande X vermelho. Não é um exagero…se não tiver uma etiqueta de advertência adequada esse material pode ser confundido por outro e causar acidentes.
Você deve estar apavorado(a) com tantas precauções e avisos de perigo, mas a prevenção e tomar cuidado nunca é pouco quando se trata da nossa saúde e bem estar. A soda cáustica realmente é um material muito perigoso e devemos estar sempre atentos. Eu manipulo a soda caustica ha mais de 20 anos e nunca me aconteceu nada, nenhum acidente. Mas também tomo todo o cuidado acima recomendado e nunca deixo de usar meu uniforme de proteção. Também vale lembrar que mesmo você sendo um expert em manipular produtos químicos ….ACIDENTES ACONTECEM …..
Procedimentos Habituais para fazer o Sabonete
Dependendo da fórmula que você for fazer, as etapas podem ser um pouco diferente. Mas para fórmulas simples você pode considerar estes procedimentos como padrão:
- Defina as características do seu sabonete: finalidade, cor, cheiro, aditivos e quantidade.
- faça o cálculo na calculadora de sabão de acordo com a quantidade de óleos que você quer colocar.
- reúna todos os materiais
- vista seu uniforme de proteção
- Pese todos os ingredientes, inclusive os líquidos ( todos os ingredientes devem ser pesados em gramas).
- Prepare a solução de soda cáustica de preferência em um recipiente de plástico duro ou de aço inoxidável. lentamente e com cuidado adicionar a soda cáustica, mexendo sempre, sobre a água. Irá ocorrer uma reação e aquecer muito a água. Evite respirar os gases . Deixe essa solução de lado para esfriar .
- Em uma panela de inox, coloque os óleos duros e coloque em fogo baixo para derreter ( pode colocar no microondas também). Depois de derretido, acrescentar os óleos líquidos.
- deixe as duas misturas (óleos e solução de soda caustica) esfriando até alcançar a mesma temperatura. O ideal é 40º centigrados.
- Colocar a solução de soda cáustica sobre os óleos e ir misturando pouco a pouco. A principio é bom misturar com uma espátula e logo em seguida pode usar um batedor elétrico . Este batedor facilita muito e fica bem mais rápido o processo.
- Aqui vai acontecer a reação que se chama saponificação, isto é, base alcalina com óleos se transformam em sabão. A cor muda, a consistência muda e começa a engrossar (TRACE) .
- Quando começa a engrossar ( TRACE) Hora de colocar os aditivos da sua preferência. Aroma e cores.
- Mistura-se bem estes aditivos e jogar a massa no molde.
- Tampar com uma toalha e deixar descansar por 24 horas
- Depois deste tempo, se o sabão já estiver duro o suficiente, retirar do molde e cortar em barras pequenas da sua preferência. Se o seu sabão estiver um pouco mole, deixe descansando por mais 24 horas.
- Coloque estas pequenas barras em um local arejado,separadas umas das outras, para poder ter a cura ( tempo de secagem completa) por 5 a 6 semanas. O ideal é colocar em cima de um caixa de madeira para que estas barrinhas possam respirar por todos os lados.
- Depois de 15 dias é bom fazer o teste de pH para saber se o seu sabonete é apto para usar.
- lembre-se que mesmo estando com pH ótimo quanto mais tempo deixar em “cura” o seu sabonete, mais este será gentil com sua pele. Portanto não se apresse em querer usar essa maravilha e espere as 5 ou 6 semanas.
Mão na Massa
Para fazer o seu primeiro lote de sabonetes, o ideal é fazer uma receita simples de 3 a 4 óleos no máximo e não colocar nada de aditivos. Isto é..não colocar aromas, fragrâncias, cores ou qualquer outro ingrediente que não seja óleos e solução alcalina. Depois de ter feito alguns lotes e ficar mais confiante com todo o procedimento é hora de se atrever e ir adicionando pouco a pouco aditivos que vão agregar qualidades aos seus sabonetes.
Portanto, vamos por a mão na massa e BOOOORA FAZER SABONETES !!!!